Flagrante – Carretas estacionam no meio da rua em Santarém

Motos e carretas estacionados no meio da rua
Motos e carretas estacionados no meio da rua

Denúncias de infrações cometidas por motoristas e motociclistas continuam sendo encaminhadas a órgãos públicos de Santarém. No último final de semana, nossa reportagem registrou um flagrante na Avenida Borges Leal, duas carretas foram autuadas por órgãos fiscalizadores, após estacionarem no meio da rua.

Após receber denúncias de comerciantes e moradores das proximidades, uma guarnição do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar (PTran), se dirigiu ao local, onde multou os motoristas que haviam estacionado seus respectivos veículos de forma irregular.

Inconformado com a falta desrespeito dos condutores de veículos nas ruas de Santarém, o vereador Paulo Gasolina, líder do Democratas na Câmara Municipal, adiantou que vai convidar representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMMT), da Polícia Militar, Polícia Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santarém, administradores de mercados e feiras e membros do Poder Executivo, para juntos buscarem estratégias com o intuito de dar um basta no desrespeito com o povo santareno.

“A bandidagem, a falta de respeito de certos motoqueiros que adentram os mercados e feiras, os veículos pesados que bloqueiam e tiram o direito de ir e vir de cada cidadão, farão com que eu e outros representantes do povo, possamos dar um basta em tudo isso”, promete.

OPERAÇÕES: A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) garante que operações para retirada de veículos estacionados em lugares proibidos estão sendo realizadas no município de Santarém sistematicamente e são uma espécie de desdobramento da campanha “Mude de atitude, Santarém muda com você”, que tem como finalidade tornar o trânsito da cidade mais humanizado e organizado.

As próximas incursões dos agentes da SMT com apoio do Ptran (Pelotão de trânsito do 3º BPM) e Secretaria Municipal de Infraestrutura terão como alvo os veículos que ficam estacionados nas calçadas de forma irregular, obstruindo a passagem de pedestres.

De acordo com Augusto Sousa, chefe de fiscalização da SMT, dentro da campanha “Mude de atitude, Santarém muda com você”, todas às vezes que um veículo for flagrado em situação irregular será advertido. “Caso o condutor pare em fila dupla; estacione sobre a calçada; pare sobre a faixa de pedestre; feche o cruzamento ou estacione em local proibido, agentes de trânsito da SMT vão até o local para notificar o condutor”, afirma.

Nos casos em que o condutor não estiver no veículo, um folder de advertência está sendo deixado no pára-brisa informando a infração cometida.

DICAS: No verso do folder há 11 dicas para o condutor evitar atropelamentos, como: não ultrapassar qualquer veículo que pare em uma interseção; dar preferência aos pedestres que estão atravessando na rodovia, onde há faixa ou não; usar adequadamente as vias, respeitando o espaço do pedestre e do ciclista, entre outras.

“A intenção da SMT com essas operações não é sair aplicando multas. Primeiro foi feito um trabalho de orientação, de educação no trânsito. O passo seguinte foi a notificação dos condutores flagrados em conduta irregular no trânsito. A última instância é a apreensão dos veículos e multa dos infratores conforme prevê o Código Brasileiro de Trânsito”, informa Augusto Sousa.

De acordo com o chefe de fiscalização da SMT, em casos em que os proprietários já tenham sido notificados, a providência será a retirada dos veículos do local. Ele disse, ainda, que a ação está amparada pelo Art. 181 do CTB, que trata das infrações.

Fonte: RG 15/O Impacto

3 comentários em “Flagrante – Carretas estacionam no meio da rua em Santarém

  • 2 de dezembro de 2013 em 13:00
    Permalink

    Mas é sómente neste local que se para em fila dupla?

    Resposta
  • 29 de novembro de 2013 em 09:02
    Permalink

    Ei! psiu! Vereador Paulo Gasolina, não adianta arregimentar esse monte de órgão publico (SMMT),PTRAN,OAB, Policia civil,PM, aqui no Brasil e principalmente em Santarém quando se faz um ajuntamento de órgãos não da em nada. A solução é somente uma, ou o PTRAN, ou SMMT fiscalizar e quem estiver errado passar-lhe a caneta, multar. É só assim os infratores respeitam, é mexendo no bolso deles.

    Resposta
  • 29 de novembro de 2013 em 07:46
    Permalink

    É fácil multar uma carreta, quero ver multar os 50 carros que param em fila dupla todos os dias em frente ao colégio Abelhinha.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *