Bocão Ed. 966

1RECUPERAÇÃO

O competente delegado Rilmar Firmino, em serviço, sofreu uma tentativa de assalto e reagiu ferindo o bandido. Dr. Rilmar em todas as funções que acumulou na Polícia sempre se dedicou, fazendo jus a confiança depositada. Esse trabalho de fiscalização sempre foi sua prática. Servidor competente, honesto e preparado para exercer a função. Mesmo baleado conseguiu acertar o vagabundo e ainda teve condições de dirigir até o hospital. Dr. Rilmar é uma ser humano atencioso, educado e observador. Deus pra ele está acima de tudo. Em breve voltará a exercer sua função fiscalizando e lutando para reduzir a violência. Fé em Deus Dr. Rilmar, estamos aqui pedindo por sua recuperação.

2VITÓRIA DO IMPACTO

O Juiz do Trabalho aposentado Lúcio Vicente Castiglione, em 1996, ingressou com ação de indenização de calúnia e difamação contra o Jornal O Impacto, ganhando a causa em Santarém. Porém, o Jornal O Impacto recorreu ao Tribunal, que por unanimidade, deu provimento ao recurso do Jornal, enterrando a pretensão do Juiz aposentado Lúcio Vicente Castiglioni. Segue abaixo a decisão.

EMENTA: PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO. INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. PRELIMINAR DE NULIDADE DA SENTENÇA

POR AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO REJEITADA. MÉRITO. VEICULAÇÃO DE MATÉRIA JORNALÍSTICA. AUSÊNCIA DE EXCESSO.

EXERCÍCIO REGULAR DO DIREITO DE INFORMAÇÃO. DANO MORAL NÃO CONFIGURADO. REFORMA DA DECISÃO RECORRIDA.

RECURSO CONHECIDO E PROVIDO.

I – Conquanto não tivesse o juízo de origem analisado de per si o conteúdo da matéria jornalística em dialética, fez menção às provas produzidas nos autos, notadamente o depoimento do autor/apelado na audiência de fl. 140, bem assim, lançou mão de normas legais e constitucionais para lastrear o seu entendimento.

II – Pela análise dos excertos retromencionados, não se denota conteúdo invasivo ou mesmo ofensivo à própria figura do fiel depositário, verdadeiro destinatário das críticas, tampouco ao magistrado trabalhista, ora apelado. Vislumbra-se tão somente a narração dos fatos imputados não ao apelado, porém à pessoa por ele designada para exercer o referido munus público. Ademais, em momento algum os apelantes citam expressamente o seu nome, ou mesmo deflagram-lhe palavras indecorosas.

Outrossim, das transcrições alhures, conclui-se que o apelado apenas foi introduzido no texto de passagem, como singelo “figurante” nas declarações feitas pelos apelados, o que por si só, não configura ilicitude praticada, ante a ausência de excesso no exercício regular do direito

de informação, conforme posição assente do Superior Tribunal de Justiça.

O jornal o Impacto sempre respeitou as autoridades, não concorda às vezes com julgamento parcial e com propósito de proteger autoridades ou amigos de autoridades. O Jornal O Impacto já sofreu perseguição por divulgar matérias denunciando falcatruas de autoridades que exercem função administrativa que usam o poder para se locupletar. Portanto, o Juiz aposentado Lúcio Vicente Castiglione perdeu ação contra o Jornal O Impacto.

3BANDIDO EM ALTA

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”, Rui Barbosa.

4GUERRA

Está decretada a guerra silenciosa entre o deputado Lira Maia e o governador Simão Jatene. Jatene não convida Lira Maia a participar de suas viagens a Santarém. O deputado Lira Maia não está preocupado, já que na região possui mais voto que Jatene.

REITOR EXONERADO

O pró-reitor de ensino da Ufopa, professor José Aquino, confirmou que o reitor pro-tempore da Universidade, Seixas Lourenço, pediu exoneração do cargo, na 4ª feira (4). Segundo Aquino, a pressão do MEC para a homologação do resultado da consulta acadêmica teria motivado o pedido da exoneração do reitor. De acordo com ele, o MEC havia ameaçado exonerar Lourenço, caso o resultado não fosse homologado nesta sexta-feira (6). Aquino explicou que na 2ª feira passada (2), o reitor da UFPA Carlos Manesch, que representa a comissão externa de acompanhamento da consulta acadêmica, reuniu com os representantes das duas chapas e juntos definiram que a homologação do resultado seria na 2ª feira (9), mas Seixas Lourenço resolveu pedir o desligamento. Com isso, a reunião de segunda poderá ser cancelada. De acordo com o reitor em exercício, a exoneração deve ser publicada nesta sexta-feira (6) no Diário Oficial da União.

5EXTRA FARMA

Recebi uma reclamação contra a farmácia Extra Farma. O consumidor informou que na prateleira é um preço e no caixa é outro. A funcionária que fica no caixa diz que o preço de prateleira é para quem tem cadastro. Quem não é cadastrado paga mais. Mesmo que o pagamento seja à vista não tem desconto. O que se percebeu é um desrespeito ao consumidor e supostamente sonegação fiscal. O PROCON, Receita Federal e Receita Estadual devem visitar essa firma que fica na Avenida Mendonça Furtado, 2350, CEP 68040050. CUPOM FISCAL Nº 041519

EXTRA FARMA II

A diretora do PROCON, Dra. Silvânia, deve fiscalizar e exigir que na prateleira tenha os dois preços e mais o preço dos descontos. O PROCON Estadual que autuou empresas do Shopping por esse procedimento deveria fazer uma visita na farmácia para apurar essa denúncia. Não pode o consumidor ser lesado por essa empresa, que é mais um supermercado do que uma farmácia. Vamos cobrar do PROCON Municipal e Estadual.

6BURACO

O asfaltamento da Avenida Irurá está parado há quase um ano. Os moradores já bloquearam a passagem, cansados da poeira e do transtorno causados pela preguiça e descaso dos nossos governantes. Como protesto, poderiam queimar essas árvores de pneus horrorosas. Fica a dica, não só para os moradores, mas, também, aos pais de alunos da Escola Caixinha de Saber, que além de pagar a mensalidade da escola ainda precisam fazer a manutenção nos veículos mensalmente, pelo estrago que as ruas, ou melhor, ramais causam nos carros. Só buraco, lixo e lama.

7GINÁSIO POLIESPORTIVO

Outra obra parada que está aniversariando. Pelo visto será outro elefante branco no meio da cidade. É muita falta de vergonha e desrespeito. Será que já embolsaram os recursos? Se não, qual a justificativa? O asfaltamento da Av. Irurá e o Ginásio tirariam um pouco da péssima impressão daquele bairro, já que as casas nas proximidades estão sendo inundadas pela lama que se forma nas ruas e, o pior, é que as chuvas estão chegando.

8PASTORAL DO MENOR SEM NATAL

Diversas dificuldades levaram a Pastoral do Menor a anunciar que não vai realizar a campanha Natal Sem Fome, neste ano, em Santarém. Durante vários anos, centenas de famílias de Santarém foram atendidas pela Campanha de coleta e distribuição de alimentos, organizada pela Pastoral do Menor. Segundo a coordenação da Pastoral, a falta de recursos obrigou a instituição a diminuir o número de funcionários que buscavam as doações da campanha, com o intuito de promover ação social. A coordenação informou que a Pastoral do Menor atende atualmente 1.084 mil crianças e adolescentes em Santarém. De acordo com o Diretor da Pastoral do Menor, Irmão Ronald David Hein, a campanha foi cancelada porque houve uma redução nos recursos financeiros que eram repassados a entidade pela Congregação de Santa Cruz. A falta de recursos obrigou a instituição a diminuir o número de funcionários. De 27 educadores, a Pastoral passou a ter 23. Esses professores eram responsáveis por coletar as doações durante visitas em casas e instituições.

9BANDEIRA II

O prefeito Alexandre Von reuniu na tarde de segunda-feira, 02, com a diretoria do Sindicato dos Taxistas de Santarém para entregar a portaria 564/2013, que autoriza a cobrança da tarifa bandeira 2 durante as 24 horas do dia, para os operadores do serviço individual de passageiros por táxi de Santarém. O documento, assinado no dia 29 de novembro, entrou a vigência a zero hora do dia 1º de dezembro, e finaliza a zero hora do dia 31 de dezembro de 2013. Tem sido prática comum a concessão do benefício aos profissionais do serviço, que por serem autônomos não tem o décimo terceiro.  A consideração feita pelo prefeito é de que “o pedido, do ponto de vista humanitário, se constitui de grande benefício para os operadores, com ônus irrisório à tarifa”. O decreto atende a solicitação da categoria.

DEMISSÃO DE CONSELHEIROS TUTELARES

Com a proposta de cobrar informações sobre a destituição de cargo dos conselheiros tutelares Alzira da Mota Neves, Azomar Santos Jati, Gersonita Cardoso Miranda e Milanei de Sousa Damasceno, na semana passada, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santarém confirmou que vai solicitar via ofício ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), detalhes sobre as denúncias do Ministério Público Estadual (MPE) que levaram o órgão a depor os referidos profissionais. Após a demissão dos quatro conselheiros, a coordenação do COMDCA também fechou o Conselho Tutelar I, localizado na Avenida 7 de Setembro, no bairro de Aparecida, em Santarém. O presidente da OAB/ Santarém, Ubirajara Bentes Filho afirma que caso o COMDCA não dê informações dos detalhes da demissão dos quatro conselheiros tutelares, a OAB irá buscar os dados junto ao Ministério Público Estadual.

27 comentários em “Bocão Ed. 966

  • 6 de dezembro de 2013 em 21:36
    Permalink

    Quero justiça e devolução do dinheiro do terreno.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2013 em 15:07
    Permalink

    O governador Jatene, desprezou Santarém e a região. Temos que da o troco na urnas pessoal.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2013 em 10:23
    Permalink

    A delegada Regina Márcia Raiol Lima, corregedora da Polícia Civil em exercício, disse que não tem conhecimento dessa situação mas que se for comprovada a veracidade das denúncias o delegado geral será punido como qualquer outro policial.

    O promotor de justiça militar Armando Brasil estranhou a presença da oficial nas circunstâncias do baleamento do delegado geral e já expediu ofício ao comandante geral da PM, coronel Daniel Borges Mendes, requisitando informações acerca da atuação da capitã, bem como escala de serviço e a ordem de missão à qual estava incumbida.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2013 em 10:21
    Permalink

    Os policiais civis em greve bradaram em frente à Alepa que o delegado geral Rilmar Firmino estava de folga e não fazendo ronda, na madrugada em que foi baleado por assaltante, tanto que não estava protegido por colete à prova de balas. Ele teria sido visto na Casa das Onze Janelas, acompanhado pela Capitã PM Simone e por um irmão, pouco antes do episódio. O tiro que atingiu o bandido também teria sido disparado pela capitã, que é lotada no gabinete do Comando Geral da PM, em serviço administrativo, e não de rua. A questão de maior realce é que o delegado dirigia carro oficial descaracterizado, de uso exclusivo em serviço.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2013 em 10:17
    Permalink

    Ate entendo Bocao sua adimiraçao pelo delegado Rilmar, mas todos ja sabem que a historia e outra. Entendam ocaso; O delegado nao estava em ronda como falaram, ele estava numa viatura oficial, juntamente com uma Capitan da PM, que e casada, e seu irmao. Hora se ele estava de serviço o que ele fazia cm o irmao e sua suposta namorada no carro da Policia as 3;30 da madrugada. Historia pra boi dormir

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2013 em 09:12
    Permalink

    Valeu Impacto. Parabesn pela vitoria;

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2013 em 09:11
    Permalink

    Esperar pelo governador Jatene, não vamos ter nada na região.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2013 em 08:15
    Permalink

    Acho válido os taxistas cobrarem bandeira 2 neste período do ano, sem 13º salário fica difícil passar o natal e não podemos esquecer que as chuvas chegam, trazendo prejuízos a esses profissionais com o péssimo estado das ruas, já que entra ano e sai ano e a situação não muda, só piora.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2013 em 08:10
    Permalink

    Não podemos nem ficar alegres quando é aprovado recurso para uma obra, pois não temos a certeza se será concluída. Está na cara que tem coisa errada e nada é feito. Como é que existe um orçamento levantado até a conclusão da obra, o recurso é liberado e a obra não acaba? Pelo amor de Deus, vamos abrir o olho. Porque o Ministério Público não investiga? Pra que ele serve mesmo? Pagamos caro nos impostos para sustentar essa leva de profissionais que só engordam em todos os sentidos. Sentar, receber e nada fazer é prejudicial à saúde cambada!!!

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2013 em 08:05
    Permalink

    Sou moradora da Avenida Irurá e estamos passando por muitos transtornos com o abandono da obra. É muita poeira no verão e quando chegar o inverno vai virar só buraco e lama. A quem reclamar? Se os responsáveis são irresponsáveis que só pensam no enriquecimento ilícito. Aposto que o dinheiro já sumiu, por isso inventam desculpas esfarrapadas para não concluir o trabalho.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2013 em 08:02
    Permalink

    O fato de terem diminuido os recursos da Pastoral não justifica deixar sem natal as crianças atendidas, basta que tomem a iniciativa de uma campanha para arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos. Somos um povo caridoso, queremos ajudar.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2013 em 07:58
    Permalink

    Dr. Rilmar Firmino, só ferir bandido não adianta. Bandido bom é bandido morto!

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2013 em 07:57
    Permalink

    Jatene pensa que está por cima, mas desprezar os eleitores de Santarém ao prejudicar a cidade com falta de recursos não foi uma boa estratégia. Belém é forte, mas os Santarenos vão mostrar o seu peso na hora das eleições. Lira é Santarém, o único que defende e luta pela nossa cidade.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2013 em 06:41
    Permalink

    Realmente o PROCON deve fazer uma fiscalização nessa farmácia…

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2013 em 21:48
    Permalink

    É dificil ganhar uma causa contra um juiz. Issi demonstra que o Tribunal do Pará é imparcial. E probo. O processo foi julgado com tecnica e nao por corporativismo. Parabens. tribunal do Pará.

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2013 em 20:50
    Permalink

    Parabéns ao Jornal O Impacto
    É realmente difícil ganhar uma causa na justiça quando o processo é contra um juiz
    Além do juiz que perdeu o processo, o colega do juiz que aplicou o corporativismo, deve se sentir envergonhado

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2013 em 20:17
    Permalink

    Parabéns impacto pela vitoria. Esse. Juiz era prepotente.

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2013 em 20:15
    Permalink

    Esse governador desprezou. Nossa. Santarém. Ninguém vira nele.

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2013 em 20:14
    Permalink

    Quero ver se o procon e outros vão fiscalizar. Essa. Farmácia

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2013 em 18:13
    Permalink

    Bota quente impacto. Parabnes pela vitoia. sou leitor do impacto.

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2013 em 18:12
    Permalink

    Essa farmacia realemte faz isso. Agente calcula um valor e no momento de pagar é outro valor. Fiscalização nesse farmacia.

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2013 em 18:11
    Permalink

    governador Jatene não fez nada por Santarém. Temos que tirar esse governador

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2013 em 18:08
    Permalink

    Realmente o Delegado Firmino é um excelente policial merece respeito. O Estado deve ajudar Dr. Firmino

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2013 em 17:56
    Permalink

    Gostaria de parabenizar este semanário, porque ganhar de um juiz não é fácil. Tem que ter muito peito pra enfrentar um \”cabra\” desses…

    Resposta
    • 5 de dezembro de 2013 em 18:13
      Permalink

      Realmente vamos tirar o chapéu para esse jornal. A equipe que trabalha com o SR Almeida são pessoas competentes.
      Parabéns pelo sucesso!

      Resposta
  • 5 de dezembro de 2013 em 17:44
    Permalink

    Além dessas farmácias meterem a mão no bolso do consumidor, ainda fazem uma dessas.
    Isso é a pura verdade, já aconteceu isso comigo. Além de remédio ser caro ainda somos enganados. Fala Sério!

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2013 em 17:18
    Permalink

    TRANQUILO, O LIRA MAIA NEM DEVE SE PREOCUPAR COM ISSO.
    JATENE JÁ! Já EEEEEEEEEEEEERA!
    RS…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *