Dr. Bernardo: “Governo de Maria é culpado pelo aumento da dengue”

Dr. Bernardo Cardoso e Maria do Carmo
Dr. Bernardo Cardoso e Maria do Carmo

Em visita a Santarém no último final de semana, onde participou do 2º Mutirão Contra a Dengue, o coordenador geral de combate as endemias do Estado do Pará, Dr. Bernardo Cardoso, culpou a gestão da ex-prefeita Maria do Carmo de não ter preparado a cidade para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Santarém não se preparou, no passado, para combater a dengue e tem se destacado no número de casos confirmados da doença”, afirmou Dr. Bernardo.

Ele responsabilizou o governo passado, do PT, que não se preocupou em fazer as ações que pudessem evitar a reprodução do mosquito transmissor da dengue, uma vez que o período da doença é previsível, ou seja, começa sempre com a chegada das chuvas.

Baseado em promessas ouvidas do governo municipal, o coordenador acredita que em 2014 o município de Santarém poderá sair da situação atual, que é de alto risco da doença. Ele afirmou, também, que o Estado se tornou parceiro de Santarém no combate à dengue, e uma das ações é o fornecimento do DRAGNETE – um inseticida que tem alto poder de destruição do mosquito adulto.

O Pará, segundo Dr. Bernardo Cardoso, é o único Estado a utilizar esse produto no combate à doença. Além de Santarém, municípios como Óbidos, Oriximiná e Juruti, no Baixo Amazonas, registram números elevados de casos da doença.

Já com relação aos casos de Malária, o coordenador de combate às endemias garante que o município de Itaituba representa quase a metade dos casos em todo o Estado.

Ainda de acordo com ele, o município de Anajás, na região do Marajó, já foi o líder de casos de malária, com mais de 3 mil por mês. Hoje esse número caiu para 280 casos/mês.

Ele prometeu redobrar a atenção para Itaituba, mas o Estado terá dificuldades para reverter a situação, devido a região ser de garimpo ter um área grande para ser percorrida.

INFORME: No final do mês passado, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou o 14° informe epidemiológico sobre a situação da dengue no Pará. Até o momento foram notificados 16.341 casos suspeitos da doença, dos quais 7.257 foram confirmados, com a seguinte classificação: 7.218 de dengue clássica, 25 de dengue com complicação, oito de febre hemorrágica da dengue e seis de síndrome do choque da dengue.

Em comparação ao mesmo período de 2012, quando 12.575 casos foram confirmados da doença, houve uma redução significativa em relação ao ano passado. Segundo dados divulgados pela Coordenação do Programa Estadual de Controle de Dengue, os municípios com maior número de notificações são Santarém (2.621), Belém (1.397), Parauapebas (782), Marabá (535), Ananindeua (480), Medicilândia (479), Rurópolis (454), Altamira (433), Oriximiná (405) e Itaituba (345). A maioria dos casos confirmados está em Santarém (866), Parauapebas (555), Belém (385), Oriximiná (380) e Rurópolis (293).

Em relação às mortes provocadas pela doença, há confirmação de cinco óbitos por dengue: um em Rurópolis, um em Oriximiná, e o terceiro, apesar de a vítima ser residente em Paragominas, a morte ocorreu em Garulhos (SP). O quarto óbito foi de uma pessoa residente em Medicilândia, mas ocorrido em Altamira, e o quinto óbito ocorreu no município de Oriximiná, na região da Calha Norte.

Segundo o Departamento de Controle de Endemias, a Sespa continua auxiliando os municípios no combate à dengue no Estado, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Pará. A Secretaria trabalha na mobilização em hospitais regionais e municipais, entidades e com a sociedade. Com o apoio dos Centros Regionais de Saúde é possível também auxiliar os municípios para a elaboração do plano de trabalho destinado à prevenção da doença.

AÇÕES: A Sespa ainda fornece aos municípios insumos e inseticidas para o controle do mosquito. As principais ações desenvolvidas são o bloqueio imediato da transmissão, nas localidades ou bairros que notificam casos; atividades de educação e comunicação, visando sensibilizar a população para o problema; articulação com órgãos municipais de saneamento e limpeza urbana, para melhorar a coleta e destinação adequada do lixo, e manutenção das atividades de rotina no combate ao mosquito transmissor.

A Sespa alerta a população sobre os cuidados necessários para prevenir a doença, como a retirada de objetos que possam acumular água nos quintais, de folhas e outros materiais, além da limpeza de calhas, para evitar água parada e impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

EX-PREFEITA FOI VÍTIMA DE ASSALTO: A violência na cidade de Belém assusta moradores e famílias de outros municípios do Estado, que trabalham ou residem na Capital do Pará. No último final de semana, bandidos fortemente armados, assaltaram e roubaram o carro da ex-prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima. O assalto aconteceu quando a promotora de justiça Maria do Carmo retornava para sua casa dirigindo o veículo de sua propriedade. Os assaltantes mandaram que Maria do Carmo descesse do carro e assumiram a direção e deixaram a Promotora sem nada, inclusive, levaram seus documentos pessoais.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia, porém, ainda no último final de semana, o veículo de Maria do Carmo foi encontrado depenado. Documentos e objetos pessoais que estavam no interior do veículo quando foi levado pelos assaltantes não foram recuperados. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o assalto a ex-prefeita Maria do Carmo, no intuito de recuperar seus documentos pessoais e prender os assaltantes.

Fonte: RG 15/O Impacto 

7 comentários em “Dr. Bernardo: “Governo de Maria é culpado pelo aumento da dengue”

  • 9 de dezembro de 2013 em 08:37
    Permalink

    FAMOSSO BINGA,MENTE MAIS QUE O PANTALEÃO

    Resposta
  • 9 de dezembro de 2013 em 08:36
    Permalink

    com essa vozinha delle ta mais para locutor de FM.KKKKKKK!SO QUEM NÃO TE CONHECE BINGA!

    Resposta
  • 9 de dezembro de 2013 em 08:33
    Permalink

    esse cara e doido ,mentirosso so quem não te conhence e alem de tudo conhecido como fofoqueiro e linguarudo desde a epoca de d.amamdo

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2013 em 18:20
    Permalink

    ESSE CARA TA LOUCO O PASSADO JA FOI AGORA TEMOS O PRESENTE E O ATUAL GOVERNO QUE TEM QUE ARRUMA A CASA MARIA DO CARMO JA FOI SE FEZ OU NAO PARA COMBATER A DEGUE ISSO FICOU LA ATRAS.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2013 em 16:32
    Permalink

    Esse Dr. deixou passar 8 anos para dizer isso?? porque não viu isso antes. Aliás… ninguém viu isso?

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2013 em 11:24
    Permalink

    Esse médico dr Bernardo em vez de ficar atacando o governo passado tem mais é que mostrar serviço afinal de contas o governo atual recebe muita grana pra combate a dengue, é um grande puxa saco do Jatene que muito pouco faz pela nossa região a prova disso são as obras que estão paradas e com certeza ele vai fazer que trabalha no proximo ano pois vai querer voto. Vamos dar o troco pra ele nas urnas.Voltando ao dr. Bernardo esse cidadão quando ta fora do governo não passa de um cordeirinho, quando ta no poder mente muito que faz isso faz aquilo que compra isso compra aquilo, na verdade nada sai do bolso dele que mantém essa maquina milionaáia é o povão pagando seus impostos.Trabalha bernardo pois es pago pra isso.

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2013 em 17:58
    Permalink

    QUA…QUA…QUA…..

    ESSE DR. BERNARDO….

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *