Queima de fogos marca encerramento das festividades de Nossa Senhora da Conceição
A queima de fogos que aconteceu pontualmente a meia noite de domingo, 08, marcou o encerramento oficial das festividades de Nossa Senhora da Conceição, deste ano, em Santarém, Oeste do Pará. Durante o vento, centenas de pessoas de Santarém e de outras cidades da região acompanharam a homenagem a Nossa Senhora da Conceição.
Emoção, despedida e felicitações de fiéis católicos a parentes e amigos marcaram a noite de homenagem a Padroeira dos Santarenos. As festividades deste ano iniciaram com o Círio de Nossa Senhora da Conceição, que aconteceu no dia 24 do mês passado. Já na tarde de domingo, foi realizada a tradicional procissão de encerramento da programação alusiva a Nossa Senhora da Conceição.
A romaria iniciou por volta das 18h, de frente da Igreja Matriz, seguindo pela avenidas Barão do Rio Branco, Rui Barbosa, Travessa Inácio Corrêa, Rua Adriano Pimentel e Avenida Tapajós até o elevado da Praça da Matriz, onde foi celebrada a missa pelo bispo diocesano, Dom Flávio Geovenale.
Depois da missa, teve início a programação cultural no elevado da Praça da Matriz, além da confraternização entre parentes e amigos com o tradicional jantar na Barraca da Santa. Mesmo na década de 40, quando o Círio acontecia em dias alternados, o encerramento sempre aconteceu no dia 8 de dezembro, que é a data dedicada pela Igreja Católica a Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
A procissão de encerramento das festividades de Nossa Senhora da Conceição é a mais antiga realizada em Santarém em homenagem à Mãe de Jesus. Embora seja curta, a procissão reúne grande número de fiéis que querem agradecer à Maria pelas graças alcançadas ao longo do último ano e pedir forçar para continuar sua jornada.
“A festa deste ano superou nossas expectativas em participação popular, como nas missas e nas noites de arraial. O povo entrou na igreja, professou sua fé, se emocionou com tantos testemunhos de cura e superação por fé em Nossa Senhora da Conceição, mãe de Jesus e nossa. Então, o encerramento da festa também reuniu um grande número de fiéis na procissão e na celebração litúrgica”, declarou padre Ronaldo Nascimento, pároco da catedral.
TRADIÇÃO: A tradicional queima de fogos, que representa a última homenagem prestada à Nossa Senhora da Conceição, foi realizada de forma eletrônica, com acionamento à distância por controle remoto. Os técnicos tiveram como meta acionar o botão que disparou os fogos pontualmente, à meia noite de domingo, em uma balsa, em frente à Praça da Matriz.
Em um espetáculo que durou cerca de 15 minutos, centenas de pessoas observaram também efeitos que ocorreram embaixo das águas do rio Tapajós. A balsa que comportou os fogos foi instalada a 150 metros de distância do público para garantir a segurança dos presentes.
“Tudo isso foi para garantir a segurança das pessoas. Tivemos o apoio da Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros. Antigamente, o show pirotécnico tinha disparo manual, mas adotamos o sistema à distância”, informou o encarregado técnico pela queima de fogos, Charles Macêdo.
Fonte: RG 15/O Impacto