MEC eliminou 1.522 candidatos no Enem por tentativa de fraude
Segundo o Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame, esses estudantes foram identificados, por exemplo, com ponto eletrônico, aparelho celular ou algum outro mecanismo de consulta a conteúdos externos. Esses candidatos se somam aos outros 36 eliminados por postarem foto das provas em redes sociais.
O ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou nesta sexta-feira (20), durante agenda em São Paulo, que dos 1.522 eliminados, 396 são do Estado de Minas –quatro deles de Barbacena, cidade onde uma quadrilha teria tentado fraudar o Enem. A Polícia Federal investiga a atuação do grupo, que teria a participação de um fiscal de prova.
O Inep afirma ainda não ser possível saber se entre esses candidatos eliminados estão possíveis beneficiários do esquema. “Até o momento, nenhum nome de suposto candidato beneficiado ou de fiscal foi repassado ao Inep. Sendo, portanto, as alegações de fraude no Enem, até então, baseadas apenas em diálogos entre fraudadores”, diz o instituto, por meio de assessoria de imprensa.
Ao todo, 23 mil pessoas participaram do esquema de segurança do exame –entre agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e militares das Forças Armadas.