Polícia de Santarém ajuda nas investigações do triplo assassinato em Itaituba
O superintendente de Polícia Civil de Santarém, delegado Gilberto Aguiar, afirmou que a equipe do Núcleo de Apoio e Investigação (NAI), comandada pelo delegado Silvio Birro foi deslocada no início da tarde de domingo (23) para Itaituba, para dar apoio às investigações da morte de Leda Marta Lucyk, que era procuradora do município; de sua filha Hannah Estela, de 10 anos; e da funcionária Taynara Siqueira, mortas no sábado (22). “O delegado geral de Itaituba solicitou que a equipe fosse para ajudar nas investigações. A idéia é realmente dar apoio, com a finalidade de conseguir identificar de quem é a autoria desse crime”, explicou o superintendente Gilberto Aguiar. A equipe do NAI é formada por um delegado, um escrivão e cinco investigadores. Gilberto Aguiar destacou que mesmo com o apoio, o inquérito será instaurado pela Polícia Civil de Itaituba.
FATOS: Um crime bárbaro com requintes de crueldade chocou Itaituba no sábado, dia 22, quando foram assassinadas a advogada, empresária e procuradora jurídica do município Leda Marta Lucyk dos Santos, de 40 anos, que era paranaense, natural de Palotina, mas estava radicada há vários anos em Itaituba; sua filha Hanna Estela e sua funcionária de nome Tainara Siqueira, natural de Fordlândia, município de Aveiro. O triplo assassinato ocorreu nos fundo da Loja Belíssima Moda Íntima, na Trav.Victor Campos.
Segundo informações preliminares da Polícia, o principal suspeito está sendo o ex-marido da advogada, o também advogado Altair dos Santos, que não aceitou a separação e foi detido para averiguações, mas no domingo foi liberado pelo delegado Kleber Pascoal. Durante a noite de sábado as Policias Civil e Militar estiveram averiguando imagens obtidas da empresa Ourominas, que fica ao lado do local do triplo assassinato, onde aparece na calçada da loja um homem alto, com boné na cabeça que não teria semelhança física com o acusado. Outras câmeras estão sendo requisitadas pela Polícia já que se trata de um crime complexo e exige apurada investigação.
Nas investigações a Polícia deduz que as três pessoas foram mortas às 9 da manhã e o assassino teria fugido fechando a porta da loja Belíssima, de propriedade de Leda, quando levou o molho de chaves sem chamar a atenção na rua. Somente por volta das 15 horas quando os corpos foram descobertos é que o IML, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil estiveram no local fazendo a remoção dos corpos por volta das 20 horas.
Segundo o delegado Cleber Pascoal, ainda não se pode tirar conclusões sobre a autoria do crime, haja vista que as imagens que aparecem no circuito das câmeras não tem a semelhança física com o ex-marido da advogada.
REVIRAVOLTA – Reviravolta no caso Leda Marta. Poderá ser pedida a prisão preventiva do principal acusado, o ex-marido da advogada, o professor e advogado Altair dos Santos.
COMITIVA DA OAB CHEGOU A ITAITUBA: Chegou pela manhã de domingo, dia 23, por volta de oito horas, em Itaituba o presidente da OAB do Pará, Dr. Jarbas Vasconcelos, acompanhado da advogada Karen Carneiro (conselheira) e do Dr. Ubirajara Bentes Filho, presidente da OAB – Subseção Santarém, que vieram dar apoio à Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Itaituba.
A comitiva da OAB veio acompanhar o caso e, após ouvir relatos da advogada Cristina Bueno e demais advogados de Itaituba, à imprensa, disse que as investigações precisam ser aceleradas. Criticou o fato da Polícia Civil não ter pedido exames de DNA, e também uma falha do delegado Cleber Pascoal, que está à frente do caso, a não retenção do celular de Altair dos Santos, ex-esposo da vítima e que está sendo considerado o principal suspeito.
Isso sem falar de que a loja onde aconteceu o triplo assassinato deveria estar isolada da curiosidade popular, para que não seja contaminada no processo das periciais técnicas. Dr. Jarbas Vasconcelos ouviu da OAB local informação de que o acusado já vinha fazendo inúmeras ameaças contra Leda Marta, inclusive em uma das mensagens enviada por celular, de acordo com a presidente da OAB local, que iria matar Leda e a própria filha.
O casal estava divorciado, mas ainda não tinha sido feita ação de partilha de bens. O que mais deixou estarrecido o presidente da OAB do Pará foi a liberação do acusado, após o mesmo ter prestado depoimento na 19ª Seccional de Polícia. Altair foi liberado na madrugada de domingo (23), mas o presidente da OAB Pará sugeriu que seja feita sua prisão preventiva até que se chegue a uma conclusão nas investigações, por considerar que há fortes indícios do envolvimento do mesmo na chacina.
Quanto à Polícia Civil, no domingo pela manhã o delegado Cleber Pascoal e sua equipe estiveram na Rua Hugo de Mendonça requisitando imagens do circuito interno de outras lojas, para ver se encontram mais indícios do criminoso que já aparece em um vídeo caminhando na calçada com uma sacola e entrando na loja “Belíssima”, palco da tragédia.
Tanto a loja na Travessa Victor Campos quanto o escritório da advogada ao lado da Itafrigo continuam fechados para que novas perícias sejam feitas. Em face das informações desencontradas que estão sendo dadas no processo da investigação, Dr. Jarbas Vasconcelos solicitou uma reunião com a Polícia Civil e peritos do IML, para que alguns pontos ainda obscuros possam ser esclarecidos quanto ao que teria motivado e quem teria perpetrado o crime.
A presidente da Subseção da OAB de Itaituba, Dra. Cristina Bueno e outros advogados(as) informaram a Jarbas Vasconcelos que o delegado Cleber Pascoal teria vínculo de negócios com o acusado e com isso haveria suspeição nas investigações. Outra informação importante é que o homem visto nas imagens do circuito interno seria um ex-presidiário de pré-nome Fael, conhecido por “Neguinho, informação essa que teria siso feita pelo empresário Chico da Coca, que teria reconhecido o homem da misteriosa imagem, haja vista que um boné esconde detalhes do rosto do mesmo.
Mas ainda não há provas concretas sobre quem teria sido o autor do triplo homicídio que estarreceu e revoltou Itaituba, pela forma covarde e brutal como ocorreu, já que o criminoso não livrou nem a criança de 8 anos de nome Hanna Estela.
Informações dão conta que o criminoso desferiu 17 facadas na advogada, cinco na funcionária Tainara e três na criança. Uma reunião às 14 horas de domingo, entre a OAB-PA e OAB local com a Polícia Civil, colocou em pratos limpos as dúvidas que deixam o crime ainda mais misterioso, pela maneira como ocorreu.
AMIGOS FAZEM HOMENAGEM EM DESPEDIDA DE ADVOGADA
Amigos de Marta Leda se emocionaram na despedida do corpo da advogada e da filha dela, levados para o município de Palotina, no Paraná. Várias homenagens foram feitas pelos colegas de profissão.
Uma bandeira foi estendida no caixão com as mensagens de “adeus”. Todos, muito emocionados, ficaram até o último minuto antes dos caixões da advogada e da criança partirem em um avião.
Dra. Cristina Bueno, presidente da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Pará, estava bastante emocionada: “Ela fará muita falta. Era jovem, bonita, dedicada à profissão e, sobretudo, era uma brava combatente em favor das causas da nossa classe. Sua ausência já está sendo sentida por todos nós”.
OAB DECRETA LUTO POR MORTE DE ADVOGADA EM ITAITUBA
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA) decretou luto de três dias pelo assassinato da procuradora Leda Marta Lucyk dos Santos, de 40 anos, Ela era diretora-tesoureira da subseção da OAB em Itaituba.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos