OAB repudia assassinato de advogada em Itaituba
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santarém repudiou o assassinato da procuradora jurídica do Município de Itaituba, Leda Marta Lucyk dos Santos, 40 anos. O crime aconteceu no sábado, 22, nos fundo da Loja Belíssima Moda Íntima, na Travessa Victor Campos, centro de Itaituba.
Além da advogada Leda, também foram assassinadas sua filha Hanna Estela e sua funcionária Tainara Siqueira, natural de Fordlândia, Município de Aveiro. Na manhã de domingo, 23, homens do Núcleo Avançado de Investigação (NAI) da Superintendência de Polícia Civil do Baixo e Médio Amazonas foram destacados para Itaituba, onde estão dando apoio aos investigadores da Superintendência do Tapajós, sob comando do delegado Jardel Guimarães.
O presidente da OAB/ Santarém, Dr. Ubirajara Bentes Filho, lembrou de outros crimes cometidos contra advogados no Estado do Pará e garantiu que a entidade prestará o apoio necessário para que a Polícia chegue até o autor do triplo homicídio. “Assassinaram mais uma Advogada no Pará. Agora foi a Dra. Leda Marta, laboriosa diretora-tesoureira da OAB em Itaituba. A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Pará já acionou o sistema de segurança do Estado, para as providências legais e para a prisão do assassino”, garantiu Dr. Ubirajara.
Segundo ele, uma equipe da OAB/Santarém seguiu na manhã de domingo para Itaituba, juntamente com o presidente da OAB/ Pará, Jarbas Vasconcelos, para prestar solidariedade aos familiares e colegas da vítima.
“Estamos prestando solidariedade aos familiares e aos colegas da cidade ‘Pepita’, em nome de todos os Advogados e Advogadas paraenses. Todo o Sistema OAB está de prontidão para o que for necessário e à disposição da OAB/Subseção de Itaituba”, reforçou Dr. Ubirajara Bentes Filho.
O titular da Superintendência do Tapajós, delegado Jardel Guimarães, revelou que imagens de circuito interno de TV, do local onde aconteceu o crime estão sendo analisadas para identificar os autores do delito. Ele destaca que várias linhas de investigação estão sendo usadas, para que a Polícia Civil chegue à autoria do assassinato o mais rápido possível.
“Estamos analisando as imagens e recebemos apoio de colegas de Santarém. Acreditamos que em um curto espaço de tempo vamos colocar o assassino na cadeia”, afirma Dr. Jardel Guimarães.
SUSPEITO: Informações preliminares da Polícia Civil dão conta de que o principal suspeito é o ex-marido da advogada, o também advogado Altair dos Santos. Ele não teria aceitado a separação e se envolvido no crime. O advogado foi detido para averiguações, mas no domingo, 23, foi liberado pelo delegado da 19ª Seccional, Dr. Kleber Pascoal.
Fonte: RG 15/O Impacto
E agora ilustres defensores de direitos não-humanos?. Vão ficar de que lado?. A violência que assola os simples cidadãos chegou a seus entes. O que fazer?. A máscara da hipocrisia caiu. Repensem suas atitudes quando vão às mídias pedir proteção a bárbaros assassinos, ladrões, estupradores, traficantes, enfim, a toda sorte de bandidos. A barbárie infelizmente alcançou pessoas de seus convívios. Agora estão sentindo em seus corações o que sentem as famílias destroçadas por bandidos de todas as espécies, tão defendidos por vocês. Pensem nisso.