Cavalaria vai atender Projeto de Equoterapia em Santarém
Em cerimônia realizada na tarde de segunda-feira, 10, representantes políticos, entre eles deputados e vereadores acompanharam a entrega do Projeto de Adequação da Cavalaria da Polícia Militar, localizada no bairro do Maracanã, em Santarém, a qual irá atender o Projeto de Equoterapia.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Henderson Pinto (DEM), dentro da normalidade, no dia 04 de agosto deste ano, deve ser o primeiro dia do retorno deste projeto. “Este projeto transforma a vida das pessoas em Santarém”, analisa.
Em preparação para o Projeto de Equoterapia, a Polícia Militar sediou no período de 24 a 28 de fevereiro último em Santarém, o II Workshop de Equoterapia, evento que foi composto de palestras, desenvolvidas no auditório das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e atividades práticas, efetivadas no quartel do Pelotão Montado do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado no município.
O ponto alto da atividade foi a reimplantação do projeto de equoterapia, que reuniu uma equipe multidisciplinar para o atendimento ao público usuário do serviço. Como método terapêutico e educacional, a equoterapia utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, compreendendo sua biomecânica.
O evento teve à frente o coronel Raimundo Nonato Raiol, subdiretor do Corpo Militar de Saúde (CMS) da PMPA e contou com o apoio do comandante do policiamento regional I, tenente coronel Anthenor Oliveira. Prestigiado por relevante público, o evento também contou com a presença do prefeito de Santarém na cerimônia de encerramento.
Para o tenente coronel Anthenor, o projeto de equoterapia tem grande importância na região, uma vez que contempla usuários como portadores de necessidades especiais, que, por meio do contato com os cavalos tem a possibilidade do fortalecimento de sua coordenação motora, além da melhoria da postura e, sobretudo, a elevação da autoestima.
Fonte: RG 15/O Impacto