MILTON CORRÊA

Lembrando escolas de samba

Especialistas no assunto definem – Escola de samba como sendo um tipo de agremiação de cunho popular que se caracteriza pelo canto e dança do samba, quase sempre com intuito competitivo. Isso nos faz lembrar os bons tempos do carnaval santareno, quando tínhamos as escolas de samba: Unidos das Acácias, Chapeuzinho Vermelho e o Bloco o Breguelhegue, com status de escola, sem contar com o bloco da toalha, formado por turistas que vinham prestigiar o nosso carnaval e ficam alojadas no então Tropical Hotel.

Autores dizem que sendo um tipo de associação originário da cidade do Rio de Janeiro, as escolas de samba se apresentam em espetáculos públicos, em forma de cortejo, onde representam um enredo, ao som de um samba-enredo, acompanhado por uma bateria; seus componentes — que podem ser algumas centenas ou até milhares — usam fantasias alusivas ao tema proposto, sendo que a maioria destes desfila a pé e uma minoria desfila sobre “carros”, onde também são colocadas esculturas de papel machê, além de outros adereços.

As escolas de samba mais conhecidas são as da cidade do Rio de Janeiro e sua região metropolitana, que desfilam no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, e as de São Paulo, que desfilam no Sambódromo paulistano.

Essas escolas realizam um espetáculo considerado suntuoso, que atrai turistas de várias partes do mundo. Porém, há escolas de samba em quase todos os estados brasileiros e em muitos países do mundo.

Copa do mundo: Protestos não serão reprimidos a preocupação é com os possíveis crimes

A grande imprensa brasileira noticia que – Sobre as manifestações que deverão ocorrer durante a Copa do Mundo, há informações de que, não existe preparação das forças de segurança pública para reprimir e combater os protestos. Porém, existe a preocupação com o risco do cometimento de crimes e atos de violência durante os as manifestações.

“Violência contra as pessoas. Violência contra o patrimônio público e privado. A violação de outros direitos. Esse é o ponto de corte. As manifestações certamente ocorrerão. E é função do Estado garantir a realização da manifestação. Mas, dentro da normalidade e do exercício regular do direito de manifestar sua opinião e seu pensamento.

As áreas de interesse que receberão uma maior atenção do governo serão os portos, aeroportos e entorno dos estádios.

O foco das ações de segurança na Copa é garantir a normalidade na rotina dos cidadãos. Não é exatamente interferir ou dar opinião na política de segurança dos estados.

Definindo pedofilia

A Organização Mundial da Saúde define pedofilia como a ocorrência de práticas sexuais entre um indivíduo maior de 16 anos com uma criança na pré-puberdade. A psicanálise encara a pedofilia como uma perversão sexual.

Não é uma doença, mas sim, um distúrbio psíquico que se caracteriza pela obsessão por práticas sexuais não aceitas pela sociedade, como o exibicionismo e o sadomasoquismo.

Muitas vezes o pedófilo apresenta uma sexualidade pouco desenvolvida e teme a resistência de um parceiro em iguais condições. Sexualmente inibido, escolhe como parceiro uma pessoa vulnerável. Ou seja, a criança.

Segundo psicólogos e especialistas em agressão infantil cerca de 80 por cento dos casos de abuso sexual contra crianças acontecem na intimidade do lar: pais, padrastos e tios são os principais agressores.

Família ameaçada

Sociólogos designam família, como sendo o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vive na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.

A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social.

O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.

O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar.

Porém

Porém, tramita no Congresso Nacional uma proposta de Emenda Constitucional, que prevê acabar com a família tradicional.

Eis os principais pontos da proposta: – Acabar com a família tradicional; Retirar os termos “pai” e “mãe” dos documentos; Acabar com as festas tradicionais das escolas (dia dos pais, das mães) para “não constranger” os que não fazem parte da família tradicional; A partir de14 anos, os adolescentes disporão de cirurgia de mudança de sexo custeada pelo SUS; Cotas nos concursos públicos para homossexuais.

Nota do colunista: Essa proposta é no mínimo, um desrespeito aos princípios da decência, da moral, da dignidade, da religião e da ética. É de fato uma proposta indecente, inaceitável e lamentável. Esperamos que os segmentos religiosos e a sociedade como um todo, possam manifestar-se contrárias a essa PEC, que fere frontalmente os princípios básicos da sociedade que é, sempre será a instituição família. Propostas absurdas come essa devem servir de reflexão, para que possamos de fato avaliar em quem estamos votando para ser nossos representantes no parlamento, em todas as esferas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *