Comdca realiza eleição para novos conselheiros tutelares
Com o objetivo de preencher vagas de conselheiros tutelares em Santarém, o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Comdca) realiza eleição extraordinária nesta quinta-feira, 27, em algumas escolas do Município. A eleição tem como meta preencher as vagas de 5 titulares e 5 suplentes nos Conselho Tutelar I em Santarém e III em Alter-do-Chão, além de eleger os 5 suplentes do atual Conselho Tutelar II, na grande área do Santarenzinho .
No ano passado, após receber denúncias sobre irregularidades, o Comdca, decidiu destituir quatro conselheiros tutelares e fechar a sede do Conselho Tutelar I, por meio da portaria nº004/2013, publicada no dia 27 de novembro. Já em dezembro de 2013, o Comdca exonerou mais um conselheiro e suspendeu outro por três meses.
Por conta da questão, o Conselho Tutelar II assumiu todos os atendimentos no município desde o final do ano passado, até que o Conselho I seja reaberto. Segundo o Comdca, a eleição desta quinta-feira começou as 08h, e vai até 21h, em 32 escolas, 01 sessão na Universidade do Estado do Pará (Uepa) e uma no Comdca, na Avenida Ismael Araújo.
De acordo com o Comdca, estão aptos para votar alunos da rede pública e privada a partir dos 16 anos e profissionais inscritos no órgão, onde 36 pessoas concorrem as vagas de conselheiros e suplentes.
OAB ACOMPANHA ELEIÇÃO: A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santarém acompanha a eleição. sempre acreditou em um mundo melhor, amoroso, claro e justo, onde cada um tenha o que merece e o que plantou. Dentro deste contexto, para a advogada Alberta Riker, fazer esse trabalho é um prazer, porém, às vezes, ela conta que fica transtornada ou arrasada quando se depara com casos de estupro e abuso sexual de crianças.
“Só vejo uma maneira de termos dias realmente melhores: protegendo integralmente as crianças de abusos e amando-as. Amanhã as crianças serão nossos pais, estarão no poder. nenhum bebezinho nasce violento! Amar, educar, corrigir diariamente dentro de casa, do lar e proteger do mal, é uma tarefa prazerosa para quem sabe o que é o amor!”, declarou Alberta Riker.
Dra. Alberta ressalta que os conselheiros tutelares que cumprem direitinho seu dever são heróis, porém, às vezes desvalorizados e até desrespeitados pela sociedade, o que em sua opinião tem que mudar. “A OAB é uma Instituição que faz a diferença para um mundo melhor para todas as pessoas, principalmente às crianças! Obrigada a todos. Quem quiser se aliar nessa luta basta agir protegendo e amando as crianças. O que você ganha? Vida de verdade pra você e pra sua família, paz em Cristo. Só isso!”, professou a advogada.
Fonte: RG 15/O Impacto