Informe RC
PARECE MENTIRA, MAS NÃO É
Maior empresário fabricante do Seguro Defeso do Brasil, quando Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura, no Pará, o ex deputado estadual Paulo Sérgio de Souza, conhecido como Chico da Pesca, eleito nas eleições de 2010 pelo PT, sendo o mais votado da legenda com mais de 50 mil votos, hoje filiado ao PROS, que em 2011 teve os direitos políticos suspensos por 8 anos e o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral “TRE” depois de ter o registro da candidatura impugnado pelo Ministério Público Estadual por abuso comprovado de poder econômico, uso da máquina pública, fraudar cadastros e usar bens públicos em sua campanha eleitoral, colocando como dirigente do órgão “SFPA-Pa”, durante 5 ou 6 anos, acima de 120 mil pescadores piratas “falsos” para subtrair dos cofres da União, anualmente, próximo a 320 milhões de reais, está de volta. No dia 1º do mês, o Superior Tribunal Eleitoral “STE”, para onde recorreu contra a decisão do TRE, num entendimento sem precedentes, restabeleceu o mandato do Chico da Pesca por entender que não havia provas suficientes para o TRE punir o deputado empresário do Seguro Defeso. Decisões como essa levam muitos a não acreditar na Justiça que, em determinadas ocasiões, incentiva a corrupção.
A TRAQUINAGEM DO SÉCULO
Os Regimentos Internos da Câmara e Senado punem com perda de mandato o parlamentar que mente no plenário. Vamos a dois casos recentes, entre muitos a dar como exemplo: o senador goiano Demóstenes Torres, em 2012 teve o mandato cassado e expulso do DEM por haver negado sua ligação com o bicheiro Carlos Cachoeira, apesar de operações da Polícia Federal contra Cachoeira mostrar o contrário. Em 2007, o senador Renan Calheiros “PMDB”, mediante acerto, renunciou a presidência do Senado Federal para não ter o mandato cassado, por negar ligações com um lobysta apontado de manter financeiramente uma ex namorada, jornalista, com sua filha, fruto de relacionamento extra conjugal. Muitos preferem renunciar que passar pelo humilhante processo de cassação como ocorreu com os envolvidos da Ação Penal do Mensalão. De todos os escândalos ocorridos nos últimos 40 anos, o que envolve o deputado André Vargas “PT”, vice presidente da Câmara Federal, que se uniu a um doleiro “preso” apontado pela Policia Federal como operador da quadrilha que atuava na Petrobras para fraudar contratos no governo e junto ganharem uma fortuna roubando dinheiro do povo, é o maior de todos. Resta saber se o deputado do PT, que gosta de viajar de jatinho, vai ter o mesmo destino de outros companheiros, ou ficar impune para continuar arquitetando assaltos a bens públicos.
ABAIXO O PRECONCEITO
Nem sempre a propaganda é a alma do negócio, às vezes o produto anunciado, criado por agências publicitárias famosas, atinge o comprador a qual é direcionada. Quando não acontece, é como jogar dinheiro fora. Quem assiste programas de grande audiência nos canais de TVs, começa estranhar a ausência do cantor mais estimado do país, Roberto Carlos, que, depois de 30 anos, deixou de ser vegetariano para virar garoto propaganda do grupo empresarial JBS, maior produtor de carne bovina do mundo, com faturamento anual acima de 100 bilhões de reais, que contratou o cantante “segundo comentam por 25 milhões” para aumentar, neste ano, as vendas da marca Friboi em 20%, como aconteceu em 2013, com a participação do ator global Tony Ramos, que em pouco tempo tornou a marca conhecida nacionalmente. A afirmativa do rei Roberto Carlos em dizer sorrindo na propaganda, vista como preconceituosa, de comer carne só se for Friboi, pode não ter convencido seus milhões de fãs a acompanhar seu refinado paladar.
HISTÓRIA MAL CONTADA
O assassinato com 3 tiros de um economista boliviano (60 anos), ex suplente de senador no país vizinho, em São Paulo, próximo ao Palácio do Governo, em avenida movimentada, e que fazia parte de uma câmara de comércio entre o Brasil e a Bolívia, em atividade desde 1972, por um motorista de 61, empregado há 35 anos do empresário Olacyr de Morais (85), ex rei da soja nos anos 70 e início de 80, antigo dono do Banco Itamaraty e das usinas de produção de açúcar com o mesmo nome, contada na delegacia de polícia que o prendeu em flagrante minutos depois, a história narrada pelo criminoso está mal contada e pode esconder o envolvimento do ex milionário, ainda rico, em negócios escusos, embora tido como sério. Final: disse o matador às autoridades policiais, que pediu uma carona no carro da futura vítima, seu conhecido, quando saia da casa de seu patrão, conduzindo uma mala com 400 mil reais (entregue à polícia), fruto de extorsão contra o empresário. Breve, o motorista vai responder pelo crime em liberdade eterna, o dinheiro devolvido ao empresário, e a morte do boliviano, que tinha passagem pela polícia como estelionatário, estatística nos anais da Polícia.
TUDO ACABA EM SAMBA
Como não existe fidelidade partidária de cima abaixo, como antigamente, os candidatos e cabos eleitorais, vistos como puxadores de votos, se viram como podem, de acordo com suas conveniências pessoais. Têm vereadores, em Santarém, que apoiam o prefeito Alexandre Von “PSDB” e a nível de estado fazem oposição ao governador Simão Jatene, do mesmo partido. Quando essa incongruência moderna ocorre, procuram tirar proveito de ambos os lados, quem menos ganha com isso é o eleitor. Nestas eleições de outubro, para trair basta coçar. Cada personagem envolvido, principalmente nos municípios, o interesse é valorizar o passe, provavelmente comercializado para ganhar dinheiro e empregar familiares incompetentes de passarem num concurso público. Quando perdem, viram de lado. Muitos, quando não renovam o mandato, vão mendigar emprego e se contentam com um lugar de Aspone.
PASSADO O REMÉDIO
Uma boa maneira de punir quem desrespeita leis e comete crimes ambientais, é mexer com os bolsos dos infratores ou de seus familiares, que às vezes como papis são complacentes com a garotada sem juízo que perturba o sossego público até as madrugadas na orla e noutros pontos da cidade. O Juiz da 4ª Vara Penal de Santarém determinou que equipamentos de sons automotivos apreendidos durante fiscalizações não sejam devolvidos aos proprietários dos carrões que requererem em juízo a restituição, pode ser um santo remédio aos abusos, acrescido de outras obrigações por sentença judicial, como não frequentar bares depois das 10 da noite, prestarem serviços à comunidade e nem se ausentarem da cidade por mais de 15 dias. Essa medicação já foi ministrada por um magistrado em Itaituba, e os resultados foram satisfatórios. Aqui os efeitos podem ser melhores se o secretário, Podalyro Neto, responsável pelo Meio Ambiente, intensificar as investigações.
DE VOLTA PRO ACONCHEGO
Pode ser que ainda este mês, os companheiros do PT, condenados no processo do Mensalão, por envolvimento com o alheio, pelo Supremo Tribunal Federal, como José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha, que se encontram presos cumprindo pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, vão passar a contar com novo colega que, indevidamente, gozava de prisão domiciliar desde fins de novembro, sob alegação de correr risco de morte, pela colocação, meses antes, de um stend no coração, apesar de vários laudos médicos mostrarem o contrário, chegando ao ponto do ministro presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, ser apontado pela presidente Dilma e toda nação petista como responsável pela vida do apenado, caso ocorresse um desenlace. Conclusão: Na sexta (04), baseado em laudo técnico, a Câmara Federal rejeitou pedido de aposentadoria por invalidez do ex deputado José Genoíno, pelo mesmo não apresentar “cardiopatia grave”, como alegava seus advogados, ou seja, se depender do coração, vai viver por muito tempo. Para não residir em penitenciária, tentando enganar a Justiça, vale até fingir.
ANTES QUE A CASA CAIA
Na edição deste jornal “28/03”, a coluna transmitiu que tem recebido denúncias comprovadas de irregularidades praticadas na Colônia de Pescadores Z-11, do município de Monte Alegre, ainda aguardando providências para deter o avanço ao patrimônio da União, de que o caminhão, câmara frigorifica e caixa d’água (20.000L) recebidos em 2012, por meio de emendas parlamentares do deputado federal Wladimir Costa, que tinham tomado Doril, estavam num galpão do bairro Planalto, fugindo do cumprimento de seu objetivo, “guardados” pelo senhor Israel Pitter. Como em muitas Associações e Colônias de Pescadores, a do município vizinho possui milhares de pescadores piratas, entre outros tantos de artesanais verdadeiros. O comentário é da Z-11 estar cobrando entre 400 a 500 reais pela carteira da CIAP emitida pelo Ministério da Pesca, com a identidade e dados pessoais do pescador, que deveria ser entregue a custo zero. O perigo é da casa cair, se for vistoriada pela Polícia Federal ou pelo Ministério Público.
ASSALTOS
Não deve estar sendo mau negócio para a bandidagem, que fugindo dos grandes centros do país como Rio de Janeiro e São Paulo, onde são alvos de caçadas diárias da polícia, se embrenharem em pequenos municípios do interior do Pará, onde casas bancárias, Correios e Lotéricas são assaltados e máquinas eletrônicas destruídas. Dezenas de cidades já serviram de palco a essas ações praticadas por assaltantes profissionais. O último deles, embora não seja a primeira vez, ocorreu na rodovia Transamazônica, onde uma agência do Banco do Brasil em Uruará, minutos antes da abertura para atendimento ao público, foi assaltada. Fazendo disparos, sem causar vítimas, usando reféns como escudos humanos, em 30 minutos limparam os cofres de perto de 1 milhão de reais. A quase totalidade das agências roubadas na região Oeste paraense não foi esclarecida pela Polícia. A ocorrida em Santarém, na agência do Banco do Brasil na avenida Cuiabá com a Rui Barbosa, nem mais se ouve falar.
MAIS UM CASO ATÍPICO
Entre tantos crimes que ocorrem no Brasil, têm surgido vários tidos como atípicos, por não estarem previstos no Código Penal. Há pouco tempo, batizado por policiais civis de São Paulo devido ao grande número de vitimas que registraram queixas, embora a sacanagem existisse há décadas, surgiram os encoxadores, cidadãos, maioria bem apessoados, que dão vazão a seus instintos sexuais se esfregando em mulheres usuárias de transporte coletivo (ônibus, metrôs e trens) em horas de pico. Em Belém, alto funcionário, concursado da INFRAERO há mais de 20 anos, gerente do departamento de Tecnologia da Informação (TI) do aeroporto internacional, foi flagrado usando um tablet gravando imagens intimas de mulheres que, de vestidos curtos, subiam e desciam a escada rolante do terminal de passageiros do primeiro ao segundo piso. Detido na hora, foi conduzido a uma unidade da Polícia Civil do aeroporto. Funcionários da INFRAERO falam do quase ex colega ser useiro e veseiro desse inusitado caso de tara que, quando apanharem outro, vai ganhar um nome.
ROUBO EM FAMÍLIA
Há 2 anos, a Polícia Federal e o Ministério Público de Minas Gerais desarticularam um esquema criminoso no pequeno município de São João da Ponte, comandado pelo prefeito e seus familiares que desviavam recursos públicos destinados à Saúde na casa de milhões de reais, ao mesmo tempo que descobriram do gestor ter emitido 6 cheques nominais pré-datados, da conta da prefeitura, assinados pelo prefeito e a tesoureira, destinados ao presidente do Poder Legislativo (60 mil) e a 5 vereadores (50 mil, cada), numa Câmara Municipal de 9, para ter 2/3 dos votos e não ser cassado. Como não havia em depósito o dinheiro para cobrir a compra dos edis, os mesmos recorreram a um negociante que trocou os cheques e, orientados pelo comprador, emitir notas fiscais frias contra a prefeitura que pagou a conta. Moral da história: o prefeito foi cassado ainda respondendo processo pelo crime em liberdade, e o trocador dos cheques frios está de férias, hospedado no Presídio Regional de Monte Claros. Isso que ocorreu em Minas, sem que chegue ao conhecimento da Justiça, também ocorre em muitas prefeituras do interior do Pará que não dispõem de agências bancárias. Na região Oeste paraense está cheio delas.
COMO VAI O BRASIL?
Vamos ver: 1º- Tenente PM é condenado à prisão por atos libidinosos contra criança de 9 anos, filha de um sargento. 2º- Por causa de greve de professores do estado, na Bahia, 900 mil estudantes, este ano, só tiveram 13 dias de aula. 3º- Mãe de 24 anos, presa em Betim, município da área metropolitana de Belo Horizonte, por tatuar com agulha de costura a perna do filho de 1 ano e 9 meses. 4º- Na maior maternidade pública para recém-nascido, em Teresina (Pi), colocam 4 bebês em cada leito. Crianças sadias dividem espaço com doentes. 5º- Na cidade de São Paulo, vigarista estelionatário de 38 anos se passava por advogado, promotor e procurador da República, e era diretor de uma Associação de Bombeiros. 6º- Deficiente, portadora de paralisia cerebral, de 18 anos, em Sorocaba (SP), é estuprada pelo namorado da irmã enquanto a mãe foi ao médico.