Festival de Vídeo FIT 2.0 abre período de inscrições
Após o lançamento anual do evento no início de abril, a organização do Festival de Vídeo FIT 2.0 inicia nesta quarta-feira -07 de maio- o período das inscrições dos vídeos. O processo de inscrição ocorrerá através do site do festival no endereço eletrônico festivaldevideo.fit.br e seguirá até o dia 05 de outubro de 2014.
As inscrições serão gratuitas, exceto para a categoria Publicitária Profissional, conforme as regras expostas no regulamento. A edição 2.0 do Festival de Vídeo FIT continua com as Categorias Publicitária e Jornalística, divididas em Profissional e Não Profissional. Esta última é destinada, principalmente, às produções de estudantes de graduação e do ensino médio. Na Categoria Livre, os produtores poderão inscrever seus vídeos na Subcategoria Clip ou de vídeo Ficção/Experimental.
Uma das novidades, deste ano, é a Categoria Especial que vem acompanhada, obrigatoriamente, do tema Festas Tradicionais e Outras Lendas. Esse grupo é voltado para profissionais que já atuam no mercado publicitário, jornalístico, cinema ou vídeo. A inclusão desse gênero tem por finalidade aquecer o mercado pela concorrência salutar entre os profissionais. A organização do Festival 2.0 acredita que é uma forma possível de apoiar a qualificação das produções em seus nichos mercadológicos locais.
A coordenação destaca ainda a importância do participante ler com atenção as regras que regem o evento. O mesmo deve avaliar com precisão a categoria de sua produção: vídeo inscrito em categoria que não compreende as qualificações técnicas estará automaticamente excluído da seleção para a mostra competitiva. Tanto é necessário a compreensão do regulamento que, para efetivar a inscrição no websítio, é preciso aceitá-lo, ao que abrirá a janela do formulário da inscrição e a do envio dos vídeos.
A outra proposta inovadora é a abordagem internacional que foi prevista na campanha do marketing de guerrilha. De acordo com o professor e publicitário Giovanni Mileo, o principal motivador desse esforço da divulgação “é dar o exemplo a nossa comunidade (acadêmicos e mercado) que devemos pensar os negócios e projetos de maneira global. Hoje, até o verdureiro do Mercadão 2000 tem um negócio internacional. O segundo motivo é reforçar a importância das ideias. A maioria de empregos gerados são de profissionais do conhecimento.
Pessoas que precisam usar a criatividade, seu talento para desenvolver trabalhos. Não precisamos mais de mão de obra e sim de cérebros de obras”. A programação que também estará a disposição a partir do dia 07 de maio prevê mostras paralelas, oficinas e bate-papos com especialistas da área, locais e nacionais. Bem como, a homenagem a um expoente do audiovisual que receberá simbolicamente o Prêmio Aguapé.
O objetivo do evento é promover a interação entre estudantes de Jornalismo & Publicidade e Propaganda e demais alunos interessados na busca pela produção audiovisual mediante as diferentes plataformas tecnológicas disponíveis no mercado. Mas, principalmente, oportunizar um espaço de congregação de produções lúdico pedagógicas originadas em salas de aulas das escolas do ensino médio e de graduação locais. O Festival é um local que serve para fomentar redes criativas e inovadoras de sociabilidade, provocando a resistência cultural e compartilhando vídeos que possam interagir culturas e
modos de vida no mundo digital.
Para saber mais e se atualizar sobre os eventos que a equipe promove, não deixem de acessar nossas mídias sociais: facebook.com/festivaldevideofit; twitter.com/festvideofi, instagram.com/festivaldevideofit ou pelo YouTube
goo.gl/scbSPC.
Fonte: RG 15/O Impacto