SEMED DÁ CONTINUIDADE AO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Sobre a titularidade do secretário municipal de educação Charles Mattos, são reconhecidos os avanços na educação no município de Curuá. Dessa forma, no dia 03 de maio de 2014, 110 professores da rede municipal, reuniram-se pela parte da manhã e tarde na Escola Municipal de Ensino Fundamental Soraya Marques Chayb. O encontro teve como principal objetivo dar continuidade na formação no Programa do Governo Federal – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Na oportunidade, foram desenvolvidas ações que contribuíram para o debate e aprendizado a cerca dos direitos e avanços no que concerne a alfabetização infantil, com melhor qualidade.
Portanto, os orientadores do referido curso são os próprios professores que uma vez capacitados no município de Santarém pela UFOPA, passam a ministrar e repassar o aprendizado aos professores. Estes por sua vez, ficarão com a missão de conduzir o estudo de alfabetização, dentro das diretrizes do MEC. Neste contexto, o aluno alvo são os que estudam no 4º ano, antiga 3ª série. Vale ressaltar, que nas referidas reuniões participam além dos formadores, facilitadores, diretores, vice-diretores, técnicos em educação e secretário escolar. Sendo que as referidas reuniões são sucessíveis a cada mês subseqüente.
Em contato com nossa redação, o professor João de Jesus disse que o desejo do Governo Federal, através do MEC, é usar ferramentas com metodologias modernas para que o aluno não aprenda tão somente a ler, mas compreender e interpretar os textos. Dentro dessa norma, o programa municipal iniciou em 2013 com a matéria de Português, no ano de 2014 está sendo normatizada a disciplina de Matemática e 2015, será objeto de reforma em alfabetização a disciplina de Ciências Naturais e Sociais.
Gostária que em 2015, o PNAIC se estendesse com as series a pedido de muitos professores do quato e quinto ano, sentindo-se excluídos. Questionando que também gostariam de se incluir ao programa para melhoria dos seus alunos reciclando o velho e expor suas práticas em sala de aula.