Usina de Belo Monte construída através de crime ambiental
A apropriação de uma área pela empresa Norte Energia, que administra o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM), com cerca de 90 hectares, localizada entre os municípios de Altamira, Vitória do Xingú e Anapú, no quilômetro 55 da rodovia Transamazônica (BR-230), as margens do Rio Xingú, foi retomada na tarde de ontem, 26, em uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Anapú (SEMMAT), da Cooperativa dos Garimpeiros do Rio Xingú (COOXIN) e de lideranças indígenas.
Durante a ação, fiscais da SEMMAT suspenderam os serviços de extração de areia e seixo por funcionários do CCBM e apreenderam vários equipamentos, entre eles, 2 dragas, 6 tratores, 3 caçambas, 2 voadeiras, entre outros equipamentos.
Além da presença dos ficais da SEMMAT e do presidente da COOXIN, nossa equipe de reportagem acompanhou a chegada de um grupo de indígenas ao local. Pacificamente os índios ocuparam a área de operação de extração de minérios pelo CCBM e ordenaram a saída dos funcionários da firma.
Após a achegada dos índios, uma viatura da Força Nacional de Segurança esteve no local dialogando com o líder indígena. Diretores do CCBM estiveram no local, assim como um helicóptero do GRAESP. Após dialogar com os fiscais da SEMMAT, o engenheiro do CCBM, Rodrigo Martins assinou os autos de infração ambiental, que a empresa estava ocasionando na área.
De acordo com o presidente da COOXIN, Joelcio Camilo, a área que estava sendo ocupada pela Norte Energia, onde estava sendo extraído areia e seixo sem licença ambiental, pertence de direito a Cooperativa dos Garimpeiros do Xingú. Ele garante que somente a COOXIN conseguiu a Permissão de Lavra Garimpeira (PLG) pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), no ano de 2012 e, que não está trabalhando na área devido a ocupação irregular da Norte Energia.
“Conseguimos o título minerário do DNPM. Fiemos parceria com outra empresa no ano de 2014 por causa da concessão do subsolo pelo município de Anapu”, explica Camilo.
ENDEREÇO FALSO: Segundo Camilo, o prédio da 10ª URE, na Avenida Tancredo Neves, continua sendo usado, como um endereço falso da Norte Energia, mesmo depois da empresa ter mudado de local. “Onde funcionava um escritório da Norte Energia, já não existe mais, mesmo assim a empresa continua usando o mesmo endereço nas notas fiscais, para receber mercadorias”, denuncia.
EMBARGO – Segundo o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Anapú, Marco Silva Vale, o órgão foi informado de que estava havendo uma movimentação dos índios na área, porém, a SEMMAT já vinha acompanhando esse processo de extração de areia há algum tempo. Marco afirma, que a Norte Energia estava extraindo o material de forma duvidosa.
“Eles vinham extraindo o material de forma duvidosa e percebemos que o próprio órgão que num primeiro momento tinha liberado a extração, que é o DNPM, esse mesmo órgão corrigiu o erro e cancelou a dispensa de licenciamento”, justifica Marco, ressaltando que a partir desse fato, a SEMMAT fez o que a manda a lei, onde qualquer empreendimento que esteja funcionando sem licenciamento ambiental deve ser fechado, apreendido os equipamentos e área deve ser embargada.
“Foi o que fizemos na área. Notificamos a Norte Energia com o Auto de Infração e Auto de Embargo e, ainda foi lavrada uma multa por crime ambiental. Fechamos a extração de areia e seixo e a Norte Energia vai ter 30 dias para recorrer e apresentar justificativas. Eles terão um prazo mínimo para retirar os equipamentos da área”, reafirma.
LÍDER DOS GARIMPEIROS FAZ APELO A MARINA SILVA: O presidente da Cooperativa dos Garimpeiros do Rio Xingú (COOXIN), Joelcio Camilo, faz um apelo para a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para que ela acompanhe o processo de nº 950398/2012 junto ao diretor nacional do DNPM, SÉRGIO AUGUSTO DAMASO DE SOUSA, em Brasília, por conhecer todos os trâmites legais e já ter sido exonerada pelo PT do seu cargo justamente porque era contra a emissão da Licença Prévia (LP) de Belo Monte, nos moldes que o então presidente Lula estava querendo.
Ele afirma que somente a COOXIN tem licença ambiental para explorar areia e seixo de uma área de 90 hectares, localizada no quilômetro 55, da rodovia Transamazônica (BR-230), às margens do Rio Xingú, na divisa dos municípios de Altamira, Anapú e Vitória do Xingú,
“Esse processo foi evocado pelo diretor nacional a fim de efetuar alguma manobra administrativa, para com isso tomar a jazida dos garimpeiros que hoje encontra-se com título minerário vigente até 2021 e licenciamento ambiental em dias”, afirma Joelcio Camilo.
“Temos notas fiscais da areia sendo transportada para o município de Altamira e brita para o pátio da Paulista S/A. Isso é expressamente proibido quando se tem dispensa de título, como foi o caso da Norte Energia, pois o material não pode sair das poligonais licenciadas da obra. Inclusive na portaria do DNPM de dispensa de título fica condicionado que se tal fato ocorre, a dispensa é anulada imediatamente”, garante Joelcio Camilo.
Camilo diz, ainda, que os indígenas estão juntos com a COOXIN justamente porque a relação deles com a terra é igual, sendo de subsistência. “Hoje a Norte Energia toma a terra dos garimpeiros, amanhã será a dos indígenas!”, exclama.
Joelcio Camilo observa que o nome do diretor nacional do DNPM, SÉRGIO AUGUSTO DAMASO DE SOUSA, deve ser informado para o mundo, por ter sido ele que evocou o processo pra Brasília, em uma estranha movimentação, já que não é de praxe esse procedimento.
Para os órgãos que desejam contato com o presidente da COOXIN, Joelcio Camilo, devem utilizar o seguinte número de celular: 093 9189-1718.
Nossa reportagem tentou entrar em contato com o diretor do DNPM, Sérgio Augusto Damaso de Sousa, mas não obtivemos resultado.
Fonte: RG 15/O Impacto
Agora surgem os salvadores da Pátria, na figura de secretários de Meio Ambiente, Presidente de Associação de Garimpeiros e, o pior, os lunáticos Indios. Se nosso País fosse sério, essas três facções seriam imediatamente responsabilizadas e punidas exemplarmente por conivência com o suposto crime ambiental. Porque não denunciaram o suposto crime no início das atividades?. Esclareço : Todas as três facções estavam auferindo renda da Norte Energia. A fonte secou e os patifes vêm às mídias como mulheres castas, sendo tão somente, velhas prostitutas ( Sem ofender as prostitutas ). Bandidos travestidos de cidadãos merecem cadeia, isso sim. Hipócritas.
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO são um processo de desenvolvimento da capacidade intelectual, moral e cívica do ser humano. ENSINAMENTO ou aptidão assimilada deste método de ensino, de muitos cursos BRASILEIROS ou dos seus idealizadores, como MEC. BRASIL, o grande distribuidor de diplomas com baixo conteúdo, a que se destinam os cursos de ENGENHEIRO FLORESTAL E AMBIENTAL, e outros cursos com enormes deficiências por falta de conteúdo que levasse os alunos ao cimo das idéias do conhecer, AMBIENTAL, FLORESTAL, ou outros cursos do seu real desejo.
QUERO dizer para todos os leitores e estudantes destes cursos, interessados na verdade, que no dia 26-12-2002, o então eleito PRESIDENTE DA REPÚBLICA BRASILEIRA, LUIS INÁCIO LULA DA SILVA saindo do seu escritório político na Rua Pouso Alegre, Ipiranga São Paulo-SP CEP 04261-030 tel.: (11) 6915-7022 este documento chegou a minhas mãos através dos correios de são Felix do Xingu PARÁ dizendo que iria cumprir todos os compromissos de campanha, e assim aconteceu o LULA acionou ANA JULIA que acionou os seus cachorros contra JOÃO DE DEUS FERREIRA e mudou a política DILMA E JATÉNE E MAIS PREFEITO ANTONIO LEVINO, CÂMARA DE VEREADORES, POLICIA E PISTOLEIROS BOCA DE DROGAS NA PORTA DA MINHA CASA, tudo isso para eu intimidar e entregar as idéias aos bandidos do poder podre, todos os GOVERNADORES E Reitores do BRASIL E MUNDO sabem desta história só vocês estudantes e doutores destas áreas estão sendo enganados por falta de conteúdo.
OS ESPERTOS queriam sair desta história como salvador do MEIO AMBIENTE e com as idéias roubadas, e de mãos dadas com aquela velha companheira a senhora ONU.
JD faz uma pergunta ao GOVERNO FEDERAL, como podemos adquirir a água que necessitamos com a qualidade potável e na quantidade necessária a que se destina a massa liquida? JD têm essas respostas, para os esgotos, lixo, focas, baias, e lagoas.
IMAGINE um curso que vocês têm toda certeza que está concluindo 100% do curso e descobre que na verdade se você passar com nota máxima você está conhecendo 40% do conteúdo e aqueles que concluíram com menor nota só conhece 20% do conteúdo. Eles sabem que os 60% por cento está com João de deus ferreira, e vocês têm todo direito de reivindicar os seus direitos
Qual o legitimo interesse desses políticos em esconder essas informações dos estudantes por tanto tempo.
E vocês já ouviram essa expressão, temos muitos empregos mais faltam pessoas com conhecimento.
O PAÍS É deficitário a partir do pré e quem tem condições de consertar essa anormalidade educacional são os guerreiros professores do pré ao fundamental, eliminando o excesso duvidoso e embasar em língua portuguesa matemática e geometria com noções das outras matérias. Os professores de cada Município produzem um feixe de idéias que serão usadas em seu Estado e não uma linha de teleguiação.
Quero os meus direitos políticos restabelecidos para esta eleição, e o pagamento dos prejuízos que vocês me causaram.
O PODEROSO DEUS DE ABRAÃO ESTÁ REUNINDO A SUA IGREJA.
JOÃO DE DEUS FERREIRA O HOMEM
Pior ainda, é o desfecho disso tudo, pergunta-se: onde foi para a multa? Anapu ficará sem a praia? o crime ambiental continua? converteram a multa em algo pra Anapu? ou fizeram mais um desses acordos sujos as escuras que visam apenas lucros para os próprios bolsos?
#acordaAnapu#