Após xingamentos, Lula vê risco de campanha eleitoral se tornar violenta

Dilma e Lula em encontro do PT Pernambuco, no Recife
Dilma e Lula em encontro do PT Pernambuco, no Recife

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na sexta-feira (13) que vê risco de a campanha eleitoral deste ano se tornar violenta, após os xingamentos direcionados à presidente Dilma Rousseff durante a abertura da Copa do Mundo, na Arena Corinthians, em São Paulo.

Os xingamentos contra a presidente da República no jogo de estreia da Copa foram ouvidos em dois momentos antes da partida: após a chegada de Dilma ao estádio e após a execução do Hino Nacional, poucos minutos antes do início do jogo. No segundo tempo, ela foi xingada mais duas vezes. Nesta sexta, ela disse que não vai se deixar “perturbar por agressões verbais”.

Lula e Dilma participaram na noite desta sexta de evento do PT e do PTB em Recife (PE), reduto do pré-candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos. Ele criticou a “elite brasileira” e atribuiu à imprensa um suposto “incentivo” às ofensas a Dilma.  O ex-presidente pediu a Dilma que não fique com raiva em função dos xingamentos no estádio.

“Nós estamos com um problema sério neste país, Dilminha. Esta campanha está correndo o risco de ser uma campanha violenta, em que a elite brasileira está conseguindo fazer o que nós nunca conseguimos, que é despertar o ódio entre as classes. Está conseguindo fazer com que o ódio tome conta da campanha neste ano, e não medirá esforços para a quantidade de mentiras e preconceitos que vão contar contra a senhora”, disse Lula, dirigindo-se à presidente.

Durante o evento, o ex-presidente entregou uma rosa branca a Dilma como forma de apoio, em razão dos xingamentos que a presidente recebeu.

“Hoje vou lhe dar [Dilma] uma rosa branca da paz, de desagravo pela ofensa que você recebeu ontem. Porque a ofensa que essa mulher recebeu ontem na abertura da Copa do Mundo não foi uma ofensa à Dilma, não foi uma ofensa à presidenta, foi uma falta de respeito, um ato de cretinice”, concluiu.

Lula afirmou ter assistido ao jogo de abertura da Copa pela TV e que não viu “ninguém com cara de pobre” na Arena Corinthians. Na avaliação do ex-presidente, os torcedores que foram ao estádio são “a parte bonita da sociedade”.

“O que me fez chamar a atenção ontem é que eu imaginava que a gente aprendia a respeitar os outros na escola. (…) Mas eu descobri ontem que respeito e educação a gente não aprende na universidade, aprende no berço, com a mãe e com o pai da gente”, disse.

Ele apontou ainda “incentivo” da imprensa às ofensas. “[Os xingamentos são] uma falta de respeito, uma cretinice fomentada por uma parte da imprensa brasileira que, agora, está falando que não é para fazer assim, que não era para ter palavrão”, afirmou.

Lula relembrou a cerimônia de abertura dos Jogos Pan Americanos de 2007, no estádio do Maracanã, quando também foi vaiado por parte da torcida que assistia à abertura.

Senador defende Dilma
O líder do PT no Senado, Humberto Costa, afirmou durante o evento ter visto uma das maiores manifestações de “ódio” que já aconteceram no país, ao se referir às vaias à presidente e atribuiu a adversários de Dilma o apoio aos xingamentos.

“Ontem nós vimos uma das maiores manifestações de ódio que já aconteceram neste país. O que é mais grave, com o apoio daqueles que nos fazem oposição e que são incapazes de distinguir a Dilma candidata e a instituição Presidência da República”, disse Humberto Costa.

Para o parlamentar, os que dizem querer ser eleitos presidente da República não conhecem a “dimensão” da Presidência. “Aquilo que fizeram ontem, antes de nos fazerem baixar a cabeça, vai nos dar mais força, mais orgulho e mais raça para ir às ruas para eleger a senhora”, concluiu.

Fonte: G1

5 comentários em “Após xingamentos, Lula vê risco de campanha eleitoral se tornar violenta

  • 16 de junho de 2014 em 08:53
    Permalink

    Enquanto o país está com certos setores ( segurança,saúde, educação, economia e etc). caindo pelas tabelas, os petistas estão tentando enganar o povo mais esclarecido , com pão, circo e bolsas misérias.

    Resposta
  • 15 de junho de 2014 em 07:48
    Permalink

    Cretino é você, bêbado mentiroso. É o chefe dos mensaleiros, corrupto, pai de todos os escândalos do Governo do PT ( Partido dos traqueteiros ), e agora tem coragem de defender essa corja. Não morrerei sem ter o prazer de vê-lo atrás das grades, seu hipócrita.

    Resposta
  • 15 de junho de 2014 em 07:39
    Permalink

    Será que ele vai culpar a imprensa pelos roubos causados por mensaleiros? Vai tomar vergonha na cara Lula e Dilma, pior é que não temos em quem votar, pois os dois ultimos partido que governaram o Brasil foi uma lastima.

    Resposta
  • 14 de junho de 2014 em 09:53
    Permalink

    Queridos Petistas o povo abriu o olho e não quer mais o PT na presidência . o povo quer saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico, rodovias, alias o brasil está uma merda….fora dilma e fora Lula ..querer culpar os adversários políticos pelas vaias na abertura da copa é de uma tremenda kara de pau

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *