PDRS-XINGU SE REÚNE EM PLACAS COM GESTÃO MUNICIPAL E SOCIEDADE CIVIL
Uma equipe do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS-XINGU) composta pelo senhor Wiks Barreto – representante da Pm21 gestora do PDRS-XINGU 2014, este responsável pelo acompanhamento dos projetos, Israel – gerente técnico do instituto de floresta na região do Xingu e membro da Câmara Técnica de Fomento; Pedro – coordenação da FETAGRI; Gilberto Miguel – gerente de projetos da PM21 e João Batista – coordenador da Fundação Viver, Produzir e Preservar representando a coordenação geral do PDRS-XINGU. Ambos estiveram no município de Placas na tarde do dia 14 de julho onde presidiram uma reunião no auditório da Câmara Municipal de Placas para tratar de assuntos referentes à construção de um Processo Participativo que desenvolva Projetos Estruturantes para Território do Xingu, no âmbito do PDRS-XINGU.
Esta ação envolve governo e sociedade civil, onde é ouvida a comunidade no intuito de saber qual prioridade máxima que o Município elege através de propostas e debates para que sejam apresentadas na gestão do PDRS-XINGU e posteriormente seja um projeto executável. Na oportunidade, o prefeito Leonir Hermes esteve acompanhado pela primeira dama e secretária de assistência social Edina Ribeiro, assim como pela secretária de saúde Euzeni Pires, secretário de agricultura Neilson Farias, secretário de educação Marcelo Leal, secretário de finanças Juvenildo Moura, secretário de administração Altair Hermes, chefe de gabinete Marcione Rocha e outros. Também se fizeram presente os vereadores João Martins, Francisco José, Paulo Sousa e Gilberto Matias. Vários representantes de associações, sindicatos, movimentos sociais e sociedade civil organizada também estavam presentes na reunião e participaram na elaboração das propostas e debates.
Segundo o orador da reunião João Batista, o intuito é provocar a comunidade a participar da elaboração dos projetos para que venha beneficiar o Município. A reunião foi satisfatória e ao final do debate foram eleitas cinco prioridades sendo a 1º: Urbanização da frente comercial da cidade, 2º: construção da unidade do CAPS, 3º: construção de um centro integrado de cultura, educação e eventos e ações, 4º: construção de sedes para funcionamentos de instituições sociais (sede da associação dos idosos, conselhos municipais, portadores de necessidades especiais, associação comercial, SINSPPLA, MMCCTP, associação de agricultores) e, 5º: projeto de modernização da agricultura e pecuária familiar, considerando os APL’s do leite, do cacau, carne, peixe e hortaliças. (equipamentos, comercialização, mercado municipal, beneficiamento, armazenamento, fomento, transporte, análise de solo, organização social, legalização ambiental e fundiária e ATER).
Estas propostas serviram como base para projetos executáveis no Município. Na avaliação dos participantes, este é o caminho viável onde a comunidade expressa suas opiniões na construção do processo Participativo que desenvolva Projetos Estruturantes para Território do Xingu, no âmbito do PDRS-XINGU.