Valdemiro Santiago se diz perseguido pelo Imposto de Renda

O pastor Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus
O pastor Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus

Muita gente reclama que acha indecente o fato de igrejas terem isenção de Imposto de Renda, mas não é isso que pensa o apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus. Em desabafo na TV, o pastor afirma estar sendo “perseguido” pela Receita Federal. “Por que não me deixam em paz?”, bradou ao lado dos principais ajudantes e da mulher, a bispa Franciléia.

Em seu desabafo, Valdemiro disparou contra o governo, contra a Fifa e o que considerou a “herança maldita” da Copa do Mundo ocorrida em junho e julho no Brasil. Sobrou até para Ronaldo Fenômeno.

“Bilhões e bilhões dados à Fifa [pelo governo] e sem resultados. Pelo contrário, fomos humilhados”, declarou Valdemiro, enquanto todos à sua volta assentavam positivamente com a cabeça.

“E os bilhões de isenção que deram para a Fifa? Só R$ 50 milhões já resolveriam o problema da Santa Casa. E aí ainda [a Receita] vem me perseguir? Sai do meu pé! Me deixa em paz. Com a Fifa é isenção e com a gente vem no pescoço cobrar imposto?”

Valdemiro Santiago pode estar revoltado principalmente porque teria chegado ao fim um longo processo de investigação por parte da Receita Federal, iniciado dois anos atrás, depois que a TV Record, da Igreja Universal, fez longa reportagem acusando-o de desviar dízimos de fiéis para comprar fazendas e viver em luxo ilícito. Depois da matéria, Ministério Público e Receita iniciaram investigações que quase “quebraram” o religioso financeiramente.

Ele foi obrigado a vender fazendas e se desfazer de muitos bens. Nesse ínterim acabou perdendo praticamente todo o espaço que havia obtido na TV aberta brasileira –quase 1.600 horas mensais em vários canais.

Entre outros prejuízos, perdeu a locação da Rede 21 e todas as madrugadas da Band para a Igreja Universal de Edir Macedo –seu maior desafeto.

“E esse cara que ainda vem dizer que Copa do Mundo não se faz com hospital, mas com estádio, Que vergonha! Um cara que saiu da sarjeta, como eu, dizer absurdo desses”, protestou o líder da Mundial em referência a uma controversa e criticada declaração de Ronaldo Fenômeno, membro do Comitê Organizador Local (COL) em defesa da realização da Copa no Brasil.

Santiago tem atualmente duas horas semanais na RedeTV! e um número cada vez maior de horas na TV Ideal, vendida no ano passado pela Abril ao Grupo Spring.

No Brasil, igrejas em geral recebem isenção total de imposto. Isso faz com que todo o dinheiro doado por fiéis fique livre da cobrança de qualquer taxa ou imposto por parte do governo.

Em lugares como o Reino Unido, por exemplo, não só há isenção de imposto, mas o governo também dá dinheiro líquido às igrejas –de acordo com o volume doado por seguidores. Ou seja, quanto mais dinheiro é doado a um pastor, mais dinheiro o governo dá de subsídio a sua igreja.

Fonte: UOL

2 comentários em “Valdemiro Santiago se diz perseguido pelo Imposto de Renda

  • 14 de agosto de 2014 em 12:20
    Permalink

    Falou tudo Lauro Cerqueira, se o Padre ou Pastor não aplica o suado dízimo do fiel como deve ser … então ele não passa de um vendedor da palavra de Deus em benefício próprio, juntou-se aos vendilhões do templo e tem de ser cobrado por isso.

    Resposta
  • 12 de agosto de 2014 em 20:28
    Permalink

    Vou partir desses dois parágrafos.
    \”No Brasil, igrejas em geral recebem isenção total de imposto. Isso faz com que todo o dinheiro doado por fiéis fique livre da cobrança de qualquer taxa ou imposto por parte do governo\”.

    Na minha ótica eu concordo sim que seja cobrado impostos de todas as igreja, vejam bem DE TODAS AS IGREJAS, sem exceções, JESUS pagou impostos e porque as igrejas não pagam? A lisura, a transparência, evitariam muitos escândalos que envolve muitas igrejas e pastores, e isso não pega bem, se prevalecer dessa prerrogativa que não é salutar pra nenhuma igreja, sejam elas CATÓLICAS E EVANGÉLICAS. Eu pago imposto como cidadão, e se somos iguais perante a lei, então todos temos e devemos sim pagar, usar das prerrogativas pra desviar ai é crime.

    Em lugares como o Reino Unido, por exemplo, não só há isenção de imposto, mas o governo também dá dinheiro líquido às igrejas –de acordo com o volume doado por seguidores. Ou seja, quanto mais dinheiro é doado a um pastor, mais dinheiro o governo dá de subsídio a sua igreja.\”

    É só fazer as coisas certas que o governo assim como no Reino Unido faz doar dinheiro, assim a transparência e lisura, se evitariam muitos escândalos com as igrejas, padres e pastores.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *