Representantes da Secretaria de Aviação Civil visitam obras do aeroporto de Santarém

Obras do aeroporto de Santarém
Obras do aeroporto de Santarém

O engenheiro Carlos Guapindaia, e o assessor especial Paulo Lanna, da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República estiveram em Santarém no dia 13/08, em visita às obras de ampliação do aeroporto. A obra orçada em R$ 8milhões e 400 mil ampliará a área do aeroporto que é de 900m2 para 1600m2, aumentando a capacidade do aeroporto para 675 mil passageiros por ano. O secretario de Planejamento e Desenvolvimento do Município, Valdir Matias Jr., acompanhou os dois representantes durante a visita.

De acordo com o secretario, apesar de a obra ser importante, não é suficiente devido a atual situação econômica do município. “A atual conjuntura de logística de Santarém como a construção do armazém geral da Zona Franca de Manaus (ZFM) e a questão dos portos de carga para a região, isso requer que seja construído um novo aeroporto para o município”, disse Matias Jr.

Segundo Valdir Matias Jr, os representantes da SAC informaram que está sendo realizado um estudo de viabilidade técnica e econômico do aeroporto e a prefeitura ficou de alimentar com informações para que a empresa que está trabalhando nos cenários de ampliação do aeroporto junto com a SAC planeje um novo projeto para Santarém.

Pautas importantes para o desenvolvimento portuário de Santarém são debatidas em reunião do CAP

Em reunião ordinária realizada na manhã da última quinta feira (14/08), na sala de reuniões da Companhia Docas do Pará (CDP) o Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santarém (CAP) debateu pautas importantes para o desenvolvimento portuário do município.

O secretario de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., representando o prefeito, Alexandre Von, participou do debate sobre informações acerca do programa de arrendamento das áreas dentro da CDP, Área de Apoio Logístico Portuário (AALP), Portaria da SEP 206/2014, conhecimento do pleito da empresa Fortesolo Serviços Integrados LTDA que pleiteia importar fertilizantes, e atualização do andamento do Regulamento de Exploração do Porto de Santarém.

Todos os pontos debatidos colaborarão no desenvolvimento de trabalho do CAP que criou dois grupos de estudo entre os conselheiros para facilitar o detalhamento das pautas dessa reunião, informou Valdir Matias Jr. O primeiro grupo vai tratar sobre o regulamento de Exploração do Porto e o segundo grupo sobre a Alteração da Poligonal do Porto Organizado.

Matias Jr., informou ainda que há interesse de um investidor russo em trabalhar no porto de Santarém. “Um investidor russo pretende trazer um navio de 20 a 25 mil toneladas de fertilizantes por mês, para o porto de Santarém, isso a partir de outubro desse ano, por esse motivo é importante a criação de um Sindicato de Armadores de Santarém e região”, finalizou Matias Jr.

ATENDIMENTOS EM SAÚDE MARCAM ABERTURA DA SEMANA DO BEBÊ E ALEITAMENTO MATERNO

Com diversos atendimentos a crianças de 0 a 6 anos de idade, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou na manhã desta segunda-feira (18), a abertura da Semana Municipal do Bebê e Aleitamento Materno. As atividades, que seguem até o dia 22 deste mês, no horário de 8h às 12h, são desenvolvidas na Casa de Referência da Criança e Casa de Referência da Mulher.

Durante a abertura da programação, a enfermeira Anna Carla Ferreira, da coordenação da Semana, destacou a importância das mães alimentarem os bebês, de forma exclusiva, com o leite materno até os 6 meses de vida. “Ao realizar a amamentação até os 6 meses, o benefícios são tanto para bebê quanto para a mãe, pois contribui para imunização de diversas doenças, prevenindo inclusive contra o câncer”.

A fonoaudióloga, Noélia Reis, prestou orientações às mãos quantos aos benefícios que a amamentação pode trazer para o sistema fonoaudiólogo da criança. “O ato de sugar durante o aleitamento é fundamental para a musculatura facial do bebê. Se não ocorrer o aleitamento, é possível que o indivíduo venha desenvolver problemas na fala”, alertou a especialista.

Nesta segunda, ocorreu blitz na Avenida Barão do Rio Branco, proximidades da Casa de Referência da Criança, com a distribuição de material informativo. Também foram realizadas palestras, vacinação, ações de higienização dos dentes, avaliação de fisioterapia, atendimentos em enfermagem, consultas pediátricas, consultas ginecológicas, coleta de PCCU, expedição do Cartão SUS. São realizados ainda os testes do pezinho, da linguinha, da orelhinha, teste rápido de HIV/AIDS, teste de sífilis e hepatite B e C.

MONITORES FORAM SELECIONADOS PARA A SEGUNDA ETAPA DO CURSO DE CORDAS

A primeira etapa do módulo inicial do Curso Cordas, uma parceria entre Fundação Carlos Gomes (FCG), Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF) e da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), encerrou com grande êxito. Dos 130 inscritos, 63 foram selecionados e 08 alunos ficaram como monitores que vão prosseguir as atividades instrumentais até o II Módulo.

O diretor  e maestro do IMWF, Agostinho Fonseca, explica que a escolha dos monitores (02 de violino, 02 de viola, 02 de violoncelo e 02 de contrabaixo) foi feita pelos 05 professores da FCG que estiveram ministrando a primeira etapa, do módulo inicial. “A função de monitoria compreende-se em revisar, reforçar e acrescentar algo de novo aos alunos. O II Módulo está previsto para iniciar na segunda quinzena de setembro”.

COMUNITÁRIOS PARTICIPAM DE CURSO DE MANEJO DE AÇAÍ

Produtores familiares da Comunidade Igarapé Açu foram capacitados com o curso de manejo de açaizais nativos nos dias 15 e 16 de agosto. O treinamento teórico e prático foi realizado pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA), Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (IDEFLOR), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER). O evento aconteceu no Barracão Comunitário da comunidade, distante 57 km de Santarém.

O curso contou a presença de 18 produtores familiares que trabalham no cultivo e extração do açaí. Dentre os principais assuntos abordados pelos técnicos estão: as características gerais do açaí nativo, a importância do manejo de açaizais, tratos culturais para o bom desempenho do fruto, como: roçagens coroamento, adubação, controle de pragas e doenças, colheita e conservação dos frutos, sistemas agroflorestais, cadastro ambiental rural e licenciamento ambiental.

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO

A Secretaria Municipal de Educação prepara professores para implantar o programa de Educação de Trânsito nas Escolas. Foram formadas três turma preparatórias para professores. Ministram a capacitação o coordenador de Educação de Trânsito da Secretaria Municipal de Educação professor Arildo Nogueira; representantes da Secretaria de Mobilidade e Trânsito, 1ª CIRETRAN, PTRAN e Policia Rodoviária Federal.

Serão duas capacitações para professores da zona urbana que deverão ocorrer nos dias 26 e 27 de agosto, 09 e10 de setembro na Escola do Parque. Para professores do planalto a formação será nos dias 22 e 23 de outubro, também na escola do Parque.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *