Receita Federal e Polícia Federal investigam fraude milionária contra o Fisco em Teresina-PI

Operação Sorte Grande
Operação Sorte Grande

A Receita Federal (RFB) e a Polícia Federal deflagraram no dia 20, na cidade de Teresina-PI, a Operação Sorte Grande, com o objetivo de combater organização empresarial suspeita de fraudar o Fisco.

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e em empresas supostamente ligadas à organização, além de 15 mandados de condução coercitiva.

Participaram da operação 30 servidores da Receita Federal e cerca de 70 policiais federais.

As investigações constataram a montagem de uma verdadeira engenharia societária criada para burlar o fisco, com larga utilização de interpostas pessoas (laranjas) e empresas offshores sediadas em paraíso fiscal, com o objetivo de blindar o patrimônio imobiliário do grupo e de frustrar execuções fiscais, existentes e futuras, de créditos tributários constituídos contra suas empresas, com unidades nos estados de São Paulo, Paraná, Piauí e Maranhão.

Com esses procedimentos ilícitos, o grupo investigado deixou de recolher tributos em larga escala, estando parte deles em aberto e parte em parcelamento, causando prejuízos de mais de R$ 1 bilhão ao erário, bem como realizou ações para a “lavagem” dos rendimentos que obteve com a sonegação fiscal, incorrendo, em tese, em crimes contra a ordem tributária, de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Um dos resultados esperados com a operação é a satisfação dessa dívida junto ao Fisco.

O Superintendente Adjunto da 3ª Região Fiscal da Receita Federal participará de entrevista coletiva às 10 horas no auditório da Superintendência da Polícia Federal em Teresina, onde serão repassadas outras informações relativas à Operação Sorte Grande.

Fonte: Receita Federal e APET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *