Ação criminosa deixa alunos e professores em pânico em Curuá
Esse inusitado episódio aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio Soraya Marques Chayb, município de Curuá, região da Calha Norte, Oeste do Pará. A ação criminosa e estarrecedora deixou alunos e professores por vários minutos em pânico, terror e medo. Isto é, sobre efeito de gás lacrimogêneo detonado às 10:00hs da manhã do dia 16 de setembro de 2014. Esse triste acontecimento foi originado por alunos do referido estabelecimento, dentro de sua respectiva repartição.
Ato contínuo, as polícias Civil e Militar ao serem acionadas dirigiram-se ao local da explosão do artefato e constataram a materialidade do crime. A providência das instituições culminou na apreensão do menor de idade das iniciais E.M.P., que confessou ser o autor do delito. Já o individuo Erivan Caripuna dos Santos, de 18 anos de idade, foi levado à Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos de seu envolvimento. Ao ser interrogado, disse à Polícia que o objeto teria sido de procedência de seu irmão, o ex-soldado do Exército Brasileiro, José Gutemberg Caripuna dos Santos.
Conforme declaração da Polícia, o menor de idade estava devidamente acompanhado pelo Conselho Tutelar, que em seguida foi entregue aos seus familiares.
Assim sendo, a Polícia informou à nossa reportagem que o artefato trata-se de objeto utilizado em treinamentos pelas forças armadas (Exército Brasileiro). Dessa forma, como o crime é objeto de fiança, Erivan Caripuna dos Santos efetuou o devido pagamento e imediatamente foi liberado. Sendo que doravante irá responder o delito em liberdade, pois o mesmo causou problemas psicológicos para alunos e professores, sendo que alguns alunos foram receber tratamento médico no posto de saúde municipal.
Fonte: RG 15/O Impacto e Hemenegildo Garcia