Curso sobre educação fiscal terá turmas em Bragança e Santarém
Novas turmas do Curso de Formação de Disseminadores em Educação Fiscal (EF) serão iniciadas na próxima segunda-feira (22), nos municípios de Santarém (no Oeste do Pará) e Bragança, na região nordeste. O curso é organizado pelo Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefi), em parceria com os grupos municipais de EF dos dois municípios, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância socioeconômica dos tributos e acompanhamento da aplicação do gasto público.
A capacitação é voltada para professores da rede pública das escolas municipais e estaduais, e terá 20 horas de duração. Em Bragança, as aulas acontecerão no auditório da Secretaria de Saúde, ministradas pelos disseminadores Marinéa Santos, da Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb), e Milson Xavier, fiscal de receitas estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).
Em Santarém serão formadas duas turmas. Pela manhã, a capacitação será destinada a professores das escolas estaduais Frei Ambrósio, Aluisio Martins, Mojuí dos Campos, Frei Othmar, Romana Leal, Madre Imaculada, Almirante Soares Dutra, Gonçalves Dias e Nossa Senhora Aparecida, e também a militares do Corpo de Bombeiros.
À tarde, as aulas serão ministradas a estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Os palestrantes serão Raimundo Clecionaldo Vasconcelos Neves e Alcindo Moisés Pinho de Souza, técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em Santarém, e Manoel de Moraes Nunes, servidor da Sefa. Serão oferecidas 40 vagas em cada turma, e as aulas serão encerradas no próximo dia 26.
Segundo a coordenadora do Grupo Estadual de Educação Fiscal do Pará, Zilda Benjamin, o curso é importante porque amplia as ações de educação fiscal nos municípios, e resulta da parceria com as administrações municipais.
O Programa de Educação Fiscal é coordenado pela Sefa e integra o Programa Nacional de Educação Fiscal, e conta com a parceria da Seduc, Seidurb, das secretarias de Finanças dos municípios, Receita Federal do Brasil e Centro Regional da Escola de Administração Fazendária (Centresaf).
Fonte: Agência Pará