Trânsito no centro de Santarém vira tema de debate na Câmara
Em discurso na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Nicolau do Povo (PP) questionou o ordenamento de trânsito no centro comercial da cidade. Diariamente, quem se dirige ao centro da cidade para fazer compras encontra dificuldades para estacionar o carro.
Outro problema apontado pelo vereador Nicolau do Povo é a falta de espaço para os consumidores caminharem livremente pelas ruas da área central. Segundo ele, existem ruas que deveriam ser proibido o estacionamento de motocicletas e veículos, pois impedem o livre tráfego no local.
Nicolau citou como exemplo, a Rua Padre João, onde é permitido estacionamento, e, por isso, possui, em alguns horários, um tráfego tumultuado. Ele solicitou um estudo da equipe de engenheira da Secretaria de Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), no intuito de verificar a situação nos locais críticos.
A falta de estacionamento no centro comercial é um problema para motoristas e pedestres. Para solucionar a questão a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (STM), elaborou em março deste ano, o projeto de reordenamento do trânsito na área comercial.
O ordenamento estipula locais para estacionamento de motos e carros, bem como pontos de carga e descarga. Para esclarecer o trabalho, fiscais de trânsito estão realizando divulgação com panfletos e orientando os motoristas.
Para reordenar o trânsito, a SMT se baseou nas regras do Conselho Nacional de Trânsito que define critérios como: localização, espaço, e comodidade, principalmente para os pedestres. As vagas são diferenciadas de acordo com a categoria dos veículos. Os motoristas devem estar atentos às placas que agora delimitam os espaço pra carro e motos.
Em reunião realizada em março deste ano a titular da SMT, Heloisa Almeida e representantes da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) definiram ações que serão implementadas, visando a instalação da Zona Azul, no centro comercial.
Na época, Heloísa Almeida garantiu que a finalidade da Zona Azul era reordenar o trânsito permitindo o rodízio dos veículos na área central da cidade. A Associação Comercial ficou responsável de fazer os primeiros contatos com uma empresa de Belo Horizonte (MG), especializada nessa modalidade de estudos.
Em 30 dias deveria ser apresentado um resultado sobre as propostas relacionadas ao controle das vagas de estacionamento. Passados seis meses do anuncio da instalação do projeto da Zona Azul, centenas de motoristas, motociclistas e pedestres reclamam da falta de ordenamento na área central de Santarém.
Fonte: RG 15/O Impacto
Isso não passa de XAROPADA, os vereadores deveriam se mobilizar antes que o Caos no trânsito ficasse nessa situação, \”Deus nos acuda\”. Agora vem fazer sessão para debater o assunto. Pior que muito desses tem pretensão em ser deputados.Isso é querer brincar com a cara do povo, fazendo sessões que dão em nada! Assim não dá.