Vinte mil homens farão segurança nas eleições no Pará

Força federal para atuar nas eleições
Força federal para atuar nas eleições

Mais de 20 mil profissionais do Sistema de Segurança Pública do Pará – entre homens da Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Trânsito do Pará (Detran) – participarão do esquema de segurança para as eleições 2014 no próximo domingo (5). Somente a Polícia Militar disponibilizará um contingente de 12 mil homens, que se somarão a outros 4 mil homens do Exército Brasileiro, que estarão presentes com suas tropas em 56 municípios.
As forças de segurança ficarão atentas a ocorrência de crimes eleitorais como boca de urna, condução de eleitores e corrupção eleitoral e cumprimento da Lei Seca. Parte do efetivo da PM atuará na segurança da apuração no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Segundo o juiz Marco Antonio Castelo Branco, ‘a recomendação, principalmente no interior do Estado, é que haja essa aproximação dos destacamentos do Batalhão da PM com o juiz eleitoral. No TRE, os juízes da corte estarão de plantão durante todo o dia das eleições para tomar as providências que forem necessárias’.
O magistrado esclarece que a manifestação do eleitor é livre e afirma que não há problemas se ele quiser comparecer, inclusive em seção eleitoral, portando bandeira, broche ou adesivo do candidato. ‘O que o eleitor não pode fazer é se reunir com outros eleitores, próximo à seção, uniformizado com a camisa de partido ou de candidato. Ele tem a liberdade de expressar a sua vontade e sua preferência, desde que seja de forma individual e silenciosa’, ressalta.
Fonte: Portal ORM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *