QUE SIRVA DE LIÇÃO
Nunca na história deste município se teve um resultado nas urnas como o que ocorreu no primeiro turno de 2014. Inédito! Por que será? O que foi que aconteceu?
Claro, amigo leitor, que é uma consequência não só do fenômeno político como da legislação eleitoral que precisa urgentemente ser revista, mas, também, culpa dos próprios candidatos.
Santarém que nesta eleição voltou a ser o segundo maior colégio eleitoral do estado do Pará, amargou a falta de eleger pessoas da terra, fica, assim, pela primeira vez, sem representação local e, doravante, vai depender da boa vontade e da visão política, dos eleitos. Isto é, se vão ou não querer conquistar definitivamente os eleitores daqui, como os políticos daqui faziam outrora. Ou será ainda que esta liderança política de Santarém, não mais a realidade?
Há alguns dias escrevi que os políticos locais, prometem, não cumprem, dão chá de banco quando lhe procuram em seus gabinetes, ou mesmo, quando dão o telefone para o “caboclo”, não atendem, e pior ainda, os seus assessores fazem o “desdobro” para enganar e fazer com que o eleitor não tenha acesso ao seu representante político. Uns já se acham eleitos desde que começam a campanha. Ficam “pedantes”, “metidos à besta” perdem o que pouco tinham: a humildade. Motivos claros porque os “paraquedistas”, que aqui chegam, arregimentam pessoas e cabos eleitorais, para as suas campanhas e daqui levam votos suficientes para eles e que fazem falta para os nossos candidatos. E não tem porque mostrar serviço, já que eles pagaram a todos que “trabalharam” e conseguiram votos para eles.
Com esse resultado causador de surpresa geral e que foi o assunto das rodas, do mercado, da feira, da Garapeira Ipiranga. Foi debatido pelos mais e pelos menos politizados. Ninguém entendia o fato ou fenômeno político ocorrido. Dele deve-se tirar uma boa lição. Esse é um belo recado vindo das urnas. Deve ser observado como vaidade de muitos candidatos que sem “cacife” acreditaram serem bem votados e virem “bamburrado” de votos. Mera ilusão! Ou a estratégia dos comitês centrais, das articulações, dos organizadores das campanhas não funcionou. Foi, então, um desastre.
Há que se chorar o “caldo derramado” sim, meus conterrâneos e não se posicionar como um vereador de Santarém quando usou a tribuna, na terça-feira, após o dia 05, para dizer que: “O mundo não acabou, daqui a quatro anos teremos eleições novamente”. Belas e insignificantes palavras, de quem não tem compromisso com o povo, nem com a Terra, que deve ter lhe servido de berço. Ou mesmo não tenha conteúdo e esteja alienado.
O que se tem à primeira vista a permanecer esse quadro político, é de que ficaremos quatro anos igual papagaio, “comendo o que lhes colocam na tábua”. Que não deve ser presunto, caviar ou filé. Quiçá suas migalhas!
Lamentavelmente, ainda se viu nos quatro cantos deste município, a velha forma de fazer política presente, o voto do cabresto, do curral eleitoral e do abuso “descarado” do poder econômico. Mas o “povão” gosta! E aí está o resultado.
Encerro com as palavras do Deputado regional, meio Santareno Airton Faleiro em sua entrevista em uma televisão local, na quarta-feira, 08/10/2014: “O oeste do Pará é muito discriminado. Vem sempre no rabo da fila, quando consegue entra na fila”. Por isso vote por Santarém, no segundo turno dia 26.
========================
UMA PROMESSA DE CAMPANHA DO ATUAL PREFEITO DE SANTARÉM À ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA COHAB, AINDA NÃO CUMPRIDA: O ASFALTAMENTO DA TURIANO MEIRA, NO PERÍMETRO DA MUIRAQUITÃ A MOAÇARA, SERÁ EM 2014. SERÁ MESMO, PREFEITO?
ALIADA A ELA TEM A DOM FREDERICO COSTA, QUE NÃO TIRARAM NEM O MONTURO DE AREIA E LIXO, DEIXADOS PELAS MÁQUINAS QUANDO DA DIVULGADA ABERTURA DAQUELA ARTÉRIA ATÉ O BAIRRO DA JADERLÂNDIA! QUANDO VAI COMEÇAR A OPERAÇÃO VERÃO, ESTE ANO?
========================
HOJE TEM FESTA DE SAUDADE NO FLUMINENSE, COM MILTON E MILENA A PARTIR DAS ONZE HORAS DA NOITE. ========================
DIA 18 DE OUTUBRO, AMANHÃ, SERÁ UM SÁBADO ESPECIAL. O SHOW BAILE DE ANIVERSÁRIO DO FLUMINENSE, 67 ANOS. A PARTIR DAS DEZ DA NOITE – COM A CARAVANA DA NOSSA SERENATA DA RÁDIO RURAL, NEN SEU SAX DE OURO, BANDA CONEXÃO E O LANÇAMENTO DO DVD DO CANTOR WALDO CÉSAR. MESAS ANTECIPADAS, NA GARAPEIRA IPIRANGA E PELOS FONES: 9191 – 9259 E 9176-4472.