Pesquisa mostra que Helder consolida liderança no 2º turno
Se a eleição em segundo turno para o governo do Estado fosse hoje, o candidato Helder Barbalho, da coligação “Todos pelo Pará” venceria o candidato Simão Jatene, da coligação “Juntos com o Povo” por uma diferença de 7,4 pontos percentuais nos votos válidos.
Na pesquisa, Helder vence com 53,7% das intenções de voto contra 46,3% do candidato Simão Jatene, que concorre à reeleição. Na pesquisa estimulada – onde o nome do candidato é apresentado aos eleitores – Helder lidera com 49,1% das intenções de voto contra 42,3% de Jatene. Os eleitores que disseram votar branco e nulo somam 5,4% e os que não sabem/não opinaram, 3,3%.
Os dados coletados são do IVeiga Consultoria e Pesquisa, coordenado pelo cientista político Edir Veiga, cujas pesquisas, desde o primeiro turno, vêm apontando verdadeiramente a liderança do candidato do PMDB na corrida para o governo do Estado, o que acabou se confirmando no resultado das urnas.
Esta é a segunda pesquisa publicada pelo IVeiga neste segundo turno, onde Helder mantém a vantagem sobre o candidato do PSDB e amplia o percentual: na anterior, a vantagem era de 5,1 pontos, ampliados agora para 6,8 pontos na pesquisa estimulada. Na pesquisa espontânea – quando o eleitor precisa lembrar o nome do candidato –, Helder também lidera com folga, aparecendo com 47,8%, contra 41,4% de Simão Jatene, representando uma diferença de 6,4%.
O IVeiga realizou 1.200 entrevistas entre os dias 13 e 17/10/2014 nos municípios de Santarém, Monte Alegre, Breves, Portel, Afuá, Muaná, Belém, Ananindeua, Abaetetuba, Cametá, Bragança, Capanema, Moju, Igarapé-Miri, Tomé-Açu, Acará, Viseu, Marabá, Parauapebas, Tucuruí, Paragominas, Redenção, Itaituba e Altamira.
O intervalo de confiança estimado da pesquisa é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
O IVeiga também aponta o favoritismo da candidata Dilma Rousseff na disputa presidencial: na pesquisa espontânea, ela aparece com 48,4% contra 43,8% do candidato Aécio Neves (PSDB), com 3,7% de brancos/nulos e 4,1% de não sabe/não opinou. Na medição estimulada, Dilma também aparece na frente, com 49,3% contra 44% de Aécio Neves, com 3,8% de brancos e nulos e 3% de não sabe/não opinou.
Fonte: Diário do Pará