DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

Há pouco tempo, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de Santarém retirou os veículos de empresas e de particulares que faziam do Parque da Cidade seus estacionamentos e ponto de compra e venda. Um verdadeiro feirão de veículos. Foi um pula pra cá, pra lá. Mas retirou-se.

Logo em seguida todos sabemos o que aconteceu. Instalaram ali parque, circo, etc… Recentemente virou concentração de veículos que trabalharam na campanha política de um “paraquedista” em carreata nas eleições e hoje está virando novamente estacionamento de algumas empresas ali das proximidades. Aproveitaram que durante a campanha política, ninguém perturba ninguém, afinal, querem os votos para os seus candidatos. Os munícipes e os municípios que “se explodam”.

Com a proibição de estacionar na lateral da Av. Cuiabá, pela Polícia Rodoviária Federal, vão rasgar o Código de Postura Municipal que custou vários anos para que ele fosse aprovado e servisse ao nosso município. Mas estão dizendo para os proprietários de veículos usarem as calçadas para estacionar. Ora, a calçada é do pedestre, senhores! Mas se já houve Vereador da Câmara Municipal de Santarém usando da tribuna para se dar “um jeitinho”, no Código de Postura do Município de Santarém, quando da organização do centro comercial, então, não se pode esperar uma reação favorável aos santarenos.

Os daqui, com os novos empresários que aqui estão se instalando estão trazendo uma nova cultura de desrespeito, em vários setores, dentre eles, o de estacionar em qualquer lugar, de qualquer jeito, principalmente em cima das calçadas impedindo os pedestres, os de necessidades especiais, as mamães com seus carrinhos de bebês usarem o seu direito constitucional de ir e vir. Jogando-os nas ruas.

Há estacionamento “bagunçado” nos quatro cantos da cidade. É truck, carreta, caçamba, baú, moto, van, ônibus, fila dupla como se vê na foto, que mostra muito bem o caos em que foi transformada a Praça da Cohab, onde funciona uma avacalhação que chamam de “feira”, sem os olhares “zelosos” da Vigilância Sanitária, da Secretária de Agricultura e feiras e da saúde em geral.. Os caminhões de empresas localizadas próximo ao conjunto e de vários cantos do Brasil fizeram dali o seu estacionamento particular, porque as empresas não tem garagem, para estacionamento dos seus veículos, como prevê e exige o Código de Postura Municipal. Então, numa terra que não tem fiscalização, nem guarda municipal e agente de trânsito na rua, não se sabe de quem é a responsabilidade.

É bom mostrar a cara do responsável, nesta época, após a eleição. O povo vai gostar, ele quer saber se estão se preocupando com uso indevido dos logradouros púbicos, como, praças (a da COHAB, onde está aquele projeto esportivo, chega a feder. Tem gente que não vai caminhar por lá, pelo fedor). As praças, principalmente são usadas para estacionamento de carreta, truck, baús, motos e demais veículos. E o pedestre que se vire para se desviar.

Se não bastasse, ainda há os invasores que tomam conta das praças, e áreas destinadas ao lazer, como o que acontece, após a praça que era para os “skeitista”, agora é usada como o “fumódromo”, o “fumacê” da Nova República. Ali estão juntando até oficina de veículos, barraqueiros, com restaurantes e bares, fixos. Quem segura “a barra” desse pessoal que não se preocupa com a estética, com a poluição visual de Santarém. Que está prevista em outro código: O do Meio Ambiente do Município de Santarém. Ou só cobram de alguns? Mas mesmo assim, os invasores ficam lá e já estão fixando esteios e cobertura de brasilit.

Na feira da COHAB, que a UNECOS briga para que não se possa fazer uma melhoria ali, já estão fazendo até barraca em alvenaria, depois fica difícil retirá-los. Lembre-se da luta que o Prefeito Ronan Liberal teve para retirar os barraqueiros da Praça Rodrigues dos Santos (que fica em frente onde o atual Prefeito passou a sua infância), para o Mercadão 2000. Os barraqueiros já acabaram com a Praça do Relógio, e acabaram com a Praça da Bandeira e da Matriz, Praça Tiradentes. Por exemplo, entre outros, isso para não falar da Vila Arigó. Eu, por fim, olhando as imundícies da cidade fico aguardando a nova feira que vão instalar no antigo mercado Tupaiulândia, hoje querem mudar para mercado e feira da rodagem. Só me resta ficar próximo ao indecente terminal rodoviário tomando uma água de coco no bar das primas.

UMA PROMESSA DE CAMPANHA DO ATUAL PREFEITO DE SANTARÉM Á ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA COHAB, AINDA NÃO CUMPRIDA: O ASFALTAMENTO DA TURIANO MEIRA, NO PERÍMETRO DA MUIRAQUITÃ A MOAÇARA, SERÁ EM 2014. SERÁ MESMO, PREFEITO?   === ALIADA A ELA TEM A DOM FREDERICO COSTA, QUE NÃO TIRARAM NEM O MONTURO DE AREIA E LIXO, DEIXADOS PELAS MÁQUINAS QUANDO DA DIVULGADA ABERTURA DAQUELA ARTÉRIA ATÉ O BAIRRO DA JADERLÂNDIA E AS RUAS DO ENTORNO DA FEIRA DO AEROPORTO VELHO.

========================

QUANDO VAI COMEÇAR A OPERAÇÃO VERÃO, ESTE ANO, SE JÁ COMEÇOU A CHOVER?

========================

HOJE TEM FESTA DE SAUDADE NO FLUMINENSE, COM MILTON E MILENA A PARTIR DAS ONZE HORAS DA NOITE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *