Cemitérios prontos para receber visitas no Dia de Finados
Os cemitérios de Nossa Senhora dos Mártires e São João Batistas, localizados na área central de Santarém, no Oeste do Pará, receberam ações de limpeza durante o mês de outubro, em preparação para o Dia de Finados, que será neste domingo, 2. Segundo a coordenação dos cemitérios, foram colocadas lixeiras e também dejetos foram retirados do local, assim como foram instaladas placas indicativas para facilitar a localização das sepulturas.
O coordenador dos cemitérios, Carpegiane Aguiar, informou que os dois campos-santos concentram o maior número de pessoas sepultadas. Ele explica que são cerca de 400 mil pessoas sepultadas, o que corresponde a 60 mil túmulos, chegando a ter de 3 a 5 enterros por dia, por semana chegam a 20 sepultamentos. Por mês, segundo Carpegiane, são 70 enterros.
“Os cemitérios recebem visitas intensas no Dia dos Finados, mas todo dia alguém vai visitar uma pessoa que se foi. Os trabalhos realizados nos cemitérios vão até a véspera do Dia dos Finados. As famílias tinham ate o dia 24 de outubro para concluir as obras nos túmulos, depois será apenas a conclusão da pintura de muro e limpeza do espaço. Uma equipe de limpeza e pintura concluiu os trabalhos na Capela do Cemitério de Nossa Senhora dos Mártires”, disse Carpegiane.
Ele destaca que foram colocadas placas de estacionamento em frente aos cemitérios, indicando que os carros particulares não podem mais estacionar, para não atrapalhar os carros de funerárias, que realizam serviços no meio da rua. Carpegiane declarou que foi realizado cadastro dos vendedores ambulantes junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES), onde estavam disponíveis 121 vagas, entre as quais, 12 para venda de lanches e 109 para comercialização de velas, grinaldas e outros produtos, como areia.
“Serão montadas as barracas neste sábado, 1, para a venda de artigos em homenagem aos mortos, nas ruas próximas aos cemitérios”, enfatiza Carpegiane Aguiar.
Por: Sabrine Dalazen
Fonte: RG 15/O Impacto