Estudantes santarenos aguardam com ansiedade provas do ENEM

Em Santarém, sozinhos ou em grupos, os estudantes se preparam na reta final para o exame
Em Santarém, sozinhos ou em grupos, os estudantes se preparam na reta final para o exame

Estudantes de escolas públicas, particulares e de cursinhos aguardam as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que serão realizadas em todo o Brasil, nos dias 8 e 9 deste mês. O Ministério da Educação (MEC) estima que 8 milhões de candidatos farão as provas do ENEM.

Em Santarém, sozinhos ou em grupos, os estudantes se preparam na reta final para o exame. Eles adiantaram que aguardam com muita ansiedade o exame que abrirá as portas para ingressar em uma universidade.

“Eu estudo depois que eu chego da escola e, tenho no meu caderno algumas coisas sobre redação. Minha amiga Poly me emprestou um livro e, passei a semana passada toda lendo ele. A escola não ajudou em nada, não fez nenhum simulado durante o ano todo, apenas realizou uma palestra de matemática. Este é o segundo ano consecutivo que farei a prova”, diz a aluna Gabrielle Batista.

A aluna Mariana Ribeiro destaca a alimentação, como um dos pontos essenciais para se fazer uma boa prova. “O primeiro passo para conseguir fazer uma boa prova é o estudante cuidar da alimentação. Já dizia a minha avó: ‘Saco vazio não para em pé’. Não basta só comer, é preciso comer bem, ingerir alimentos nutritivos que auxiliem o seu cérebro a trabalhar melhor antes, durante e depois da prova”, indicou.

A coordenação do ENEM em Santarém informou que nos dias de prova, é importante chegar com antecedência mínima de uma hora, haja vista, que os portões abrirão às 11h, e fecharão às 11h55, por conta do exame iniciar às 12h, em ponto em Santarém, sendo 13h, em Brasília. Cabe ao aluno visitar o seu local de prova alguns dias antes para conferir o caminho mais rápido, para que saia mais cedo e evitar atraso.

“É preciso ter calma ao responder as questões. Leia e releia a questão antes de marcar a alternativa que você julgar ser correta. Muitos estudantes se deixam tomar pelo nervosismo e acabam cometendo falhas, por apenas não reler a questão”, alerta a universitária Roberta Santos.

Ela sugere que quando treinar a redação, seja na escola, no cursinho ou em casa, o aluno deve calcular o tempo que gasta para escrever as 30 linhas, assim como as respostas das questões de cada prova. “É importante que você mantenha um ritmo e deixe para o final (30 minutos), só para transcrever suas opções para o cartão resposta, o que exige bastante concentração”, aponta Roberta.

Segundo ela, o ENEM é só o começo do caminho para quem deseja ingressar na faculdade e concluir um curso superior. “O ENEM é só o começo, portanto, você também deve pensar como agiu durante todo o ano, para estar preparado para as provas do ENEM e as outras provas de vestibulares que virão”, aconselha.

Por: Sabrine Dalazen (estagiária)

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *