Hospital regional de Santarém deverá receber Acreditação Nível III
Após uma semana de visitas e avaliações em todos os setores do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), a Fundação Carlos Alberto Vanzolini realiza nesta quinta-feira, 4, às 9h30, a divulgação do resultado parcial de recomendação a Acreditação Nível III com Excelência em Gestão, concedido pela Organização Nacional da Acreditação (ONA).
Em caso de conquista, o título de Hospital Acreditado pela ONA no Nível III significará a consolidação de uma cultura voltada para a Excelência em Gestão, o que demonstra a qualidade e segurança dos serviços prestados pelo HRBA para a população, sendo um hospital com total atendimento pelo Sistema Único de Saúde.
No Brasil, em um universo de aproximadamente 8 mil hospitais, atualmente 94 possuem o título de Acreditação ONA III. Na região Norte, em caso de recomendação de Acreditação, o HRBA será o único a obter este reconhecimento.
A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR
Trata-se de um método de avaliação periódico para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Tem o objetivo da melhoria contínua através de um programa de educação continuada. A instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa. A partir deste diagnóstico e com o desenvolvimento do processo de educação, de acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, é possível discutir, criteriosamente, os achados da avaliação e desenvolver um plano de ação capaz de promover a efetiva melhoria do desempenho da instituição, abrangendo todos os seus serviços e segmentos existentes.
O Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar contêm 11 funções das atividades essenciais para o desenvolvimento assistencial, de gestão e operacional em uma instituição de saúde hospitalar. Essas funções serão como guias de apoio para o inicio do projeto e são elas:
1. Acesso e Continuidade do Cuidado;
2. Direitos do Paciente e Familiares;
3. Avaliação do Paciente;
4. Cuidados ao Paciente;
5. Educação do Paciente e Familiares;
6. Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente;
7. Prevenção e Controle de Infecções;
8. Governo, Liderança e Direção;
9. Gerenciamento do Ambiente Hospitalar e Segurança;
10. Educação e Qualificação de Profissionais;
11. Gerenciamento da Informação.
Qualquer instituição de saúde pode almejar o Certificado de Hospital ou Serviço Acreditado. Mas, apenas aquelas que preenchem todos os requisitos das 11 funções das atividades essenciais para o desenvolvimento assistencial conseguem obtê-lo. A Acreditação Hospitalar leva profissionalismo, qualidade, segurança e humanização ao processo assistencial das estruturas de saúde do Brasil.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA