Clima natalino toma conta de famílias de Santarém

Presença do Papai Noel é constante em vários locais
Presença do Papai Noel é constante em vários locais

Casas caracterizadas com luzes coloridas, árvores de Natal em várias praças e ruas enfeitadas fazem parte dos preparativos de milhares de pessoas em Santarém para o Natal deste ano, cuja comemoração familiar acontece na noite de quarta-feira, 24. Sinos, estrelas, mensagens de Feliz 2015 são alguns dos enfeites luminosos que ornamentam as avenidas e caem no gosto de moradores, turistas e comerciantes, que esperam um final de ano movimentado, com incremento nas vendas e aquecimento da economia local.

Além de enfeites com símbolos de época, como guirlandas, árvores de Natal e o Papai Noel, milhares de famílias também preparam a ceia natalina, a base de comidas típicas do Natal, como peru assado, entre outros.

A noite de Natal, celebrada na madrugada do dia 24 para o dia 25 de dezembro, é marcada pela reunião entre familiares e amigos, trocas de presentes e, claro, a tão aguardada ceia natalina. Os alimentos típicos da época têm origens diversas que se unem ao toque brasileiro dado às receitas.

CONFRATERNIZAÇÃO: Predominantemente católico, o Brasil é um País onde o nascimento de Jesus é celebrado por grande parte de sua população. A comemoração começa à meia-noite do dia 24 de dezembro, com a tradicional ceia de Natal, onde podemos encontrar pratos tão típicos como a rabanada, o chester, o peru, os bolinhos de bacalhau (herança da colonização portuguesa), entre outros.

É na madrugada dessa noite que as crianças ficam à espera da visita do Papai Noel. Para as crianças, Papai Noel é o responsável pela distribuição dos presentes natalinos à todas as crianças do mundo, sobretudo às que se comportaram bem durante o ano.

A tradição de montar árvores de Natal e presépios também é muito conhecida no Brasil. No dia 25, geralmente as famílias brasileiras se reúnem para um almoço de Natal, onde a comilança da ceia da noite anterior continua.

JEITINHO BRASILEIRO: O jeitinho brasileiro de deixar tudo para a última hora deve prevalecer mais uma vez neste Natal. Se depender do consumidor, os corredores das lojas e dos shoppings vão ficar lotados nesse fim de ano. Um estudo realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz em todas as capitais brasileiras e nas principais cidades estima que 17 milhões de consumidores vão deixar para comprar os presentes faltando uma semana para o Natal − no ano passado, este número era de 16,5 milhões de pessoas.

A pesquisa também mostra que apenas 5% dos entrevistados disseram que vão deixar de comprar o presente para aproveitar as liquidações de início de ano. Este percentual sobe para 13%, quando analisados apenas os consumidores com mais de 50 anos e cai para 0% entre os entrevistados de 25 e 34 anos.

PERFIL DO GASTO: Neste ano, o gasto médio do presente de Natal aumentou de R$ 86,59 em 2013 para R$ 122,40 em 2014. Por outro lado, o número médio de presentes comprados deve permanecer estável: 4,3 presentes por consumidor. De acordo com o estudo, a pessoa mais presenteada neste Natal deve ser a mãe, com 56% das intenções, seguida pelos filhos, com 53% das intenções, e pelo cônjuge, com 52%. As roupas (77%), os calçados (50%) e os perfumes (45%) devem ser os presentes mais comprados e também os mais desejados pelo consumidor.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *