Mulheres grávidas são assistidas pelo projeto “casulo”

Edineide Pelison e enfermeiro Rafael entregam kit para grávida

Desde o ano de 2010, a Secretaria de Assistência Social vem executando o Projeto Casulo. Esta é uma ação voltada para mulheres grávidas de todo município de Placas. Uma vez por mês, as futuras mamães participam de palestras e para que estas palestras aconteçam, a Secretaria de Assistência Social conta com a parceria da Secretaria de Saúde, onde profissionais da área dialogam sobre todos os cuidados que envolvem o período de gestação e pós-parto das mamães.

Na terça-feira, dia 22 de fevereiro, mais de vinte mães participaram de um destes encontros. Na oportunidade, o enfermeiro Rafael foi o palestrante e o tema principal do encontro foi a importância do pré-natal durante a gravidez.

Segundo o enfermeiro Rafael, o pré-natal é o princípio de todos os cuidados que se deve ter durante a gravidez, pois a partir daí, pode se detectar algum possível problema na gravidez e combater com antecedência. “O importante é que nas primeiras semanas em que a mulher percebe que pode estar grávida, procure a unidade de saúde para se certificar se realmente está gestante, Caso seja positivo, iniciar seu pré-natal”, disse o Enfermeiro.

“Estas medidas refletem não só durante a gravidez, mas posteriormente na vida do bebê”, afirma Rafael.

Atualmente, o projeto é coordenador pela senhora Edineide Pelison, servidora da Secretaria de Assistência Social. Segundo ela, todas as mães que participam do projeto ativamente, recebem um Kit Bebê doado pela Secretaria de Assistência Social, a exigência para receber o Kit é que a mãe deve participar das reuniões e que esteja fazendo seu pré-natal corretamente. Para se obter este controle, todas são cadastradas e acompanhadas mediante o documento. No ultimo mês de gestação, os kits são entregues para as mães.

A secretária Raquel Brandão disse que para ela, é gratificante poder ajudar as mulheres neste momento, pois sabe que ser mãe é uma das melhores fases da vida.

Jornal O Impacto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *