IBAMA REALIZA BLITZ E FECHA VÁRIAS SERRARIAS EM CURUÁ
Uma operação realizada pelo IBAMA em parceria com o Grupo Tático da Polícia Militar culminou no fechamento de diversas serrarias no município de Curuá. A blitz teve como principal missão: punir, coibir e reprimir supostos criminosos ambientais que algum tempo de forma acintosa praticavam extração e beneficiamento de madeira, cujas espécies são proibidas por lei.
Segundo informações exclusivas à nossa redação por um funcionário do IBAMA, a força tarefa está indo ao encontro dos anseios da sociedade. Ou seja, atendeu solicitações de inúmeras denúncias de supostas irregularidades no Município. Ocorre que, no decurso da operação foi comprovado que a atividade madeireira no Município está acontecendo na base da clandestinidade. Partindo desse pressuposto, a lei determina que toda e qualquer extração, beneficiamento e comercialização de madeira sem a devida autorização das instituições ambientais, ou preconizada dentro das regras do manejo sustentável, é ato ilícito.
O infrator por sua vez é imputado em ações de natureza dolosa. Disse também que, independente de qualquer situação as madeireiras e proprietários de serrarias, devem obedecer parâmetros institucionais, inclusive, de fiscalização. No caso de constatada a materialidade de ato lesivo ao meio ambiente, imediatamente serão imputadas às sanções que vão desde pagamento de multas, apreensões de máquinas e equipamentos, além de responderem criminalmente.
Na oportunidade, destacamos que durante nossa entrevista com os entes operacionalizadores, os mesmos foram criteriosos e cortês em informar detalhadamente o que efetivamente realizaram durante as abordagens de forma transparente, lisa e imparcial. Que isso sirva de exemplo para certos agente públicos que tentam ofuscar e cercear o dever sagrado da imprensa no trabalho jornalístico, e que tem como papel preponderante servir a sociedade. Isto é, jogando lixo para debaixo do tapete em situações que depõe contra os preceitos da ética, da moralidade e dos bons costumes.
CURUAZANDO: Nos quatro cantos da cidade o assunto é eleições para Prefeito em 2016. Pelo andar da carruagem o processo eleitoral contará com a postulação de vários nomes. Os pretensos a ingressar na vida pública apostam que os curuaenses clamam por renovação. Já os tradicionalistas afirmam que devido a política estar pulverizada, quem já tem nome e trabalho leva uma ampla vantagem em relação aos neófitos. Uma coisa é certa, na política existem vários tipos de sufrágios: voto cabresto, voto de gratidão, voto subserviente, voto de protesto, voto de interesse, voto de apadrinhamento e voto consciente. O que não deve acontecer no processo eleitoral é o excesso de otimismo em pré-candidatos que se locupletam de sonhos de Ícaro e excessiva utopia.
VIOLÊNCIA: São freqüentes as queixas e reclamações por parte da população curuaense de furtos, roubos, som em alto volume e pessoas causando risco iminente de acidentes com condutores dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas. Os tristes episódios de registro em atendimento no Centro de Saúde, por esfaqueamento, cortes com garrafas de vidro, cassetada etc. Todos evidenciam ligação ou é ocasionada por consumo de entorpecentes, droga lícita e ilícita.
ANIVERSÁRIO: Dia 31 de janeiro de 2015, ficou marcado com muita alegria para o casal Neto e Eliara, pais do menino Ian Lucas Albertoni Albuquerque (foto). Na referida data festejou a passagem de mais um ano de suas risonhas primaveras. O aniversariante comungou e festejou seu aniversário no seio de seus familiares juntamente com sua irmã: Eva, avós, tios e seletos convidados. Nossa página deseja ao Ian Lucas e todos seus familiares votos de saúde, bênçãos, luz e felicidade.