Alter do Chão reúne mais de 10 mil foliões no domingo

Foliões se concentraram na Praça do Sairé
Foliões se concentraram na Praça do Sairé

Marcado pela tradicional brincadeira do “mela-mela”, a 15ª edição do carnaval de Alter do Chão, em Santarém, Oeste do Pará, reuniu cerca de 10 mil foliões no domingo (15), conforme estimou a coordenação do evento. Até a terça-feira (17), são esperadas de 40 a 50 mil pessoas na vila balneária.

Segundo um dos coordenadores, Marlisson Soares, apesar das interdições feitas em alguns pontos da praia de Alter do Chão, após pedido do Ministério Público, para prevenir a população e os visitantes de possíveis transmissões de Hepatite A por meio da água, o público não descartou a vila como opção para a folia. “Passamos por uma turbulência com esses casos, mas deu bastante gente. Estamos esperançosos também pelos próximos dois dias. Queremos um carnaval sem problemas, com segurança”.

Com vários acessórios, perucas coloridas, pintados de branco por causa da brincadeira de ‘melar’ o outro com amido de milho e espuma, os foliões se concentraram na Praça do Sairé. Enquanto uns se divertiam nos arrastões dos blocos, outros prestigiavam shows musicais de bandas locais em frente ao palco central.

Ao longo dos quatro dias de festa devem desfilar pelas ruas da praça cerca de 20 blocos com nomes curiosos, entre eles: Há Jacu no Pau, As Piranhas, Se eu cozinho é meu, Charqueiros e Heróis.

Este é um dos períodos do ano em que a vila de Alter do Chão fica bastante movimentada e atrai a atenção também de quem quer fazer um dinheiro extra, como a dona de casa Rosenilda dos Santos, que aproveitou a ocasião para vender amido de milho, espuma e óculos.

Para garantir a segurança dos brincantes, equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, agentes de trânsito e Conselho Tutelar trabalham em regime de plantão no evento.

Homens do Ptran intensificam fiscalização nos quatro dias de festa
Homens do Ptran intensificam fiscalização nos quatro dias de festa

FISCALIZAÇÃO NA ESTRADA: O visitante que optar em pegar a estrada, Rodovia Everaldo Martins (PA-457), para curtir os últimos dias de folia na vila vai encontrar uma barreira fixa do Policiamento de Trânsito (Ptran). Segundo sargento Paulo Miranda, até às 20h30, tinham passado pela fiscalização aproximadamente 7.400 veículos, destes 990 foram abordados. “Estamos fazendo triagem e parando por problema de iluminação e denúncias de outros motoristas. Verificamos que a maioria dos motoristas está tendo prudência, não detectamos, até então, ninguém com sintoma de ter ingerido bebida alcoólica, e se bebeu, está passando a condução para as mãos de quem não bebeu. Se verificarmos irregularidades vai ser encaminhado até a Depol [Delegacia de Polícia] e depois para os procedimentos de trânsito”, enfatizou.

Fonte: RG 15/O Impacto e G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *