Usina nuclear Angra 1 é desligada após falha em condensador

Usina de Angra dos Reis I
Usina de Angra dos Reis I

A usina nuclear Angra 1 foi desligada na madrugada desta quinta-feira, após falha num dos condensadores que resfriam vapor usado para mover o gerador elétrico, informou a Eletronuclear, empresa do grupo Eletrobras responsável pela operação. O corte ocorre em meio à crise do setor elétrico em que, sem chuvas, as usinas térmicas têm sido mais demandadas para complementar a geração das hidrelétricas.
O desligamento ocorreu às 00h22 desta quinta-feira, para preservar a integridade de outros equipamentos da usina, como os geradores de vapor, disse a Eletronuclear. Ainda não há previsão para religar a usina e as equipes de manutenção e engenharia da Eletronuclear estão trabalhando para sanar o problema.
“O condensador não faz parte dos equipamentos situados na área nuclear e da usina e o evento não apresentou nenhum risco aos trabalhadores da Eletronuclear, à população ou ao meio ambiente”, informou a Eletronuclear, em nota.
USINA TEVE FALHA HÁ UM MÊS, APÓS APAGÃO
Há exatamente um mês, a usina teve seu funcionamento interrompido logo após o apagão que deixou 11 estados sem energia. Na ocasião, a Eletronuclear explicou que a interrupção foi causada pelo acionamento de um sistema de segurança, que desarmou o reator.
Localizada em Angra dos Reis (RJ) e com capacidade instalada de 640 megawatts (MW), Angra 1 tem sido importante para ajudar no fornecimento de energia elétrica ao país em momento de níveis baixos dos reservatórios e déficit de geração hidrelétrica.
Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *