Procon monta posto de fiscalização no Rio Tapajós Shopping
A Procuradoria do Consumidor de Santarém (PROCON) definiu programação alusiva ao Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março. No período de 11 a 13 de março, uma equipe do Procon Municipal, sob o comando do Coordenador de Fiscalização, Washington Cardoso, estará com um quiosque nas dependências do Rio Tapajós Shopping, para atender diretamente o consumidor do Shopping, assim como, os consumidores/moradores e fornecedores dos bairros da grande área do Santarenzinho e Maracanã, no caso de reclamação e/ou de orientação de seus direitos e responsabilidades e obter informações diversas.
Junto aos lojistas, o Órgão fará uma campanha de educação e de prevenção às práticas comerciais que desrespeitam o consumidor no seu direito. Serão fornecidas orientações quanto à correta precificação dos produtos, àqueles que estão desobedecendo ao CDC quando não colocam preços com clareza, exatidão e visibilidade nos produtos, vitrines ou prateleiras. O órgão também vai verificar se os lojistas expõem o exemplar o Código de Defesa do Consumidor, o que é exigido por lei. E, se há, também, a prática abusiva da propaganda enganosa, da diferenciação de preços para pagamento à vista e cartão, bem como, a determinação de valor mínimo para pagamento com cartão, dentre outras práticas, que são alvos de denúncias no dia-dia do Procon.
Exemplares de Códigos de Proteção e Defesa do Consumidor e cartilhas de orientações básicas ao consumo, também, serão distribuídos, diz, Silvania melo, Coordenadora do Órgão, que ainda complementa, ‘muito embora, o CDC, complete vinte e cinco anos de sua publicação, neste ano de 2015, algumas práticas que violam os direitos dos consumidores ainda são comuns no mercado, razão pela qual se faz necessária a permanente difusão desses direitos, a fim de munir o cidadão de informações que o tornem crítico, autônomo e responsável em suas relações de consumo’.
O posto do Procon no Rio Tapajós shopping vai funcionar das 15hs às 19hs, de quarta, dia 11, até sexta-feira, dia 13 de março.
Fonte: RG 15/O Impacto e Procon
Esperamos que seja cumprida essa promssa, pois a várias inrregularidades, que a propria população nao tem coragem de cobrar, exemplo e o BOBS, na venda de refrigerante em lata no custo de R$ 6,00, sendo que se trata de uma franquia e os preços são tabelado, nao pode divergir das demais filiais. não querem vender o refrigerante de maquina por perceber que e mais vantajoso o refrigerante em lata (lucro) e população sendo enganada, assim pergunto, cade o orgão de defesa ao consumidor????