Prefeitura, Bombeiros e Alcoa definem ações para as áreas de risco
Na manhã de segunda-feira, 16, uma equipe formada por membros da Prefeitura de Juruti, Corpo de Bombeiros e Alcoa, percorreu as três áreas consideradas de risco de Juruti, a fim de definir medidas emergenciais para conter os deslizamentos de terras e o afundamento de parte do cais de arrimo.
De acordo com o tenente coronel, Luis Cláudio Rego, comandante do Corpo de Bombeiros de Santarém, o trecho do cais afetado pelas rachaduras deve ser interditado imediatamente. Ele recomendou ainda a saída dos comerciantes e moradores da avenida Marques Diniz, do trecho entre a rua Lauro Sodré e a Barão do Rio Branco por questões de segurança.
Com relação às áreas do Bom Pastor e Mário das Neves (Palmeiras), o comandante do CB disse que as famílias devem abandonar as residências das proximidades o mais rápido possível, o que já está sendo providenciado com apoio da Prefeitura.
Em reunião no Gabinete da Prefeitura, foram definidas algumas ações imediatas que já estão sendo tomadas para conter o avanço dos desmoronamentos de terras bem como o aumento das rachaduras no cais de arrimo.
As ações serão executadas pela Prefeitura e outras empresas. O diretor da Alcoa em Juruti, Afonso Bizon, que acompanhou a visita, garantiu apoio da empresa para as ações emergenciais.
O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, recebe na manhã desta terça-feira (17) o relatório do Corpo de Bombeiros, que o respaldará para decretar situação de emergência no município e, dessa forma, buscar recursos junto aos governos estadual e federal para a solução desses problemas.
Vale ressaltar que a Prefeitura de Juruti já está providenciando um projeto do novo cais de arrimo que será encaminhado ao Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, resultado de uma reunião entre o prefeito Marco Aurélio e o referido ministro no mês passado em Santarém.
PREFEITO VISITA COMUNIDADE NOVA VITÓRIA
O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, cumpriu agenda de visitas do Executivo na última sexta-feira, 13, na comunidade Nova Vitória, região do Batata. Ele esteve acompanhado do Secretário Municipal de planejamento Otávio Barbosa, e do Chefe de Gabinete, Juscelino Bruce. Durante a reunião o prefeito ouviu as demandas da comunidade sendo que a principal delas é a construção de uma ponte com 100 metros de extensão.
Considerando a necessidade urgente desse benefício, o preceito Marco Aurélio autorizou a construção da referida ponte. No decorrer da reunião, os comunitários agradeceram a visita do prefeito ressaltando que foi o primeiro gestor a visitar essa comunidade devido a dificuldade do acesso até a mesma.
A visita às comunidades rurais é uma estratégia administrativa do prefeito Marco Aurélio para ver de perto a situação das mesmas e receber diretamente as demandas dos comunitários.
Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri