Avenida Tapajós passará por ordenamento para aumentar o número de vagas

Mudança no trânsito na Avenida Tapajós
Mudança no trânsito na Avenida Tapajós

A secretária Municipal de Mobilidade e Trânsito, Heloísa Almeida, apresentou nesta quarta-feira (08.04), aos representantes do SINDLOJAS, ACES e Conselho da Mulher Empresária a minuta da proposta de reordenamento da Avenida Tapajós.
Pela proposta, o perfil do ordenamento seguirá os moldes do que é praticado durante a segunda quinzena de dezembro, quando há registro do aumento do fluxo de veículos, e por conta a forma de estacionamento é modificada.
A medida, cuja experiência é exitosa, deverá obedecer ao critério de estacionamento em forma diagonal (45 gaus) do trecho que vai da Praça da Matriz até a frente da Praça do Pescador. A exceção será em repartições públicas, espaço de carga e descarga, e no trecho entre a travessa 15 de Novembro e a Praça do Pescador, onde há uma redução da largura da via.
O estacionamento de motos será concentrado no espaço onde é erguida a Barraca da Festa de Nossa Senhora da Conceição. Essas medidas visam aumentar o número de vagas na área central da cidade.
Na próxima semana, a divisão de Engenharia da SMT vai dimensionar os espaços. O processo de sinalização deve começar a ser executado ainda em abril.

VIDATIVA ABRE TURMA DE NATAÇÃO EM HORÁRIO ESPECIAL
Para atender ao público que trabalha o dia inteiro e só tem tempo para praticar atividade física à noite, a partir desta quarta-feira (08.04), o programa VidAtiva terá uma turma de natação de 20h às 21h, no campus da UEPA (Universidade Estadual do Pará), localizado na Av. Plácido de Castro, bairro Aparecida.
A turma será para adultos e os interessados poderão se dirigir ao local das aulas para fazer inscrição e começar a praticar a atividade. Quem for pronto para a primeira aula deve vestir roupa adequada (sunga para os homens e maiô para as mulheres), touca de banho e óculos de natação.
Na inscrição será cobrada a taxa de R$ 10,00. Cada participante pagará a taxa de contribuição mensal também no valor de R$ 10,00, como ocorre com as turmas de hidroginástica do programa que funcionam na UEPA.
Contribuição
A coordenação do programa VidAtiva esclarece que a taxa de contribuição das turmas de natação e hidroginástica é cobrada há oito anos e se destina aos custos de manutenção da piscina e produtos para tratamento da água.
A gestão da piscina é compartilhada entre a UEPA e prefeitura de Santarém, através da SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer).
A partir deste ano, a SEMJEL terá de entregar relatório mensal de entradas e saídas na piscina da universidade, ao setor jurídico da universidade. Também será adotada uma planilha única de recebimento das contribuições que ficará na Secretaria da UEPA.
Em reunião realizada na semana passada entre coordenação do VidAtiva e coordenação da universidade, ficou acordado que referente aos primeiros quatro meses deste ano, só serão cobradas as contribuições dos meses de janeiro e abril. Portanto, para quem já havia efetuado o pagamento dos meses de janeiro e fevereiro, a contribuição de fevereiro será creditada para o mês de abril.
Horário de aulas
As aulas de hidroginástica acontecem as segundas, quartas e sextas nos seguintes horários: Manhã – 06h30 as 07h30 e 07h30 as 08h30; Tarde/Noite – 17h00 as 18h00, 18h00 as 19h00 e 19h00 as 20h00.
As aulas de natação também acontecem nas segundas, quartas e sextas, mas em horários diferentes. Manhã – 08h30 as 09h30 e 10h30 as 11h30; Tarde/Noite – 16h00 as 17h00 e de 20h as 21h00.

1º FÓRUM SETORIAL DO FOLCLORE ESCOLHE REPRESENTAÇÃO
Na noite da última terça-feira (07.04) foi realizado o 1º Fórum Setorial do Folclore, no auditório da Casa da Cultura, com a participação de 115 pessoas envolvidas em movimentos cultural e folclórico do município de Santarém. O evento foi uma parceria entre a Associação Santarena de Grupos Folclóricos (Asgruf); Associação Liga Independente de Grupos Folclóricos (Alisgruf); Associação Folclórica Arte Cultura Tapajônica (Asfacult), Associação dos Grupos de Carimbó de Santarém (Agrucsan), em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Pará (Fequaju-PA) e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC).
Durante a abertura, o secretário de Cultura, Nato Aguiar reforçou o papel de atuação do governo municipal em constituir maior profissionalização junto aos segmentos culturais. A plenária participou da palestra “Atribuições do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e Sistema Municipal de Cultura (SMC)”. Destaque para as discussões de quatro eixos temáticos, os quais definem o Regimento Interno do Folclore santareno: 1- Comissão de Folclore Santareno; 2 – Festival Folclórico Santareno; 3 – Festas juninas e 4 – Documentação e regularização.
No encerramento do Fórum, a plenária decidiu pela escolha dos representantes do segmento folclórico para somar à formação futura do Conselho Municipal de Cultura. Obedecendo as normas estabelecidas pelo Ministério da Cultura. Foram escolhidos por votação em plenária: titular, Nielson Lopes dos Santos e o suplente, Jackson Douglas Santana Ferreira.

PROFESSORES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE PROVA BRASIL
Os professores que atuam na rede municipal de ensino, com alunos de 9º ano, participaram, na manhã desta quarta-feira (08.04), de uma capacitação. O evento, que ocorreu em dois espaços, teve como tema central a Prova Brasil, que será aplicada nos meses de outubro e novembro em todo o país.
A formação inicial foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através da Coordenação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e contou com a participação de 100 professores.
No auditório central da SEMED a formação foi direcionada a professores de Língua Portuguesa, enquanto na escola de Artes Emir Bemerguy a capacitação teve como público alvo professores de Matemática. De acordo com Professora Izivana Costa, que faz parte da coordenação, a finalidade é melhorar os índices de desempenho dos estudantes de 9º ano.
“O nosso objetivo é aumentar o nosso índice de desenvolvimento da educação Básica – IDEB, mas com uma educação de qualidade, considerando o que o aluno já conhece e também trazendo os descritores, sugestões de atividades, instigando os professores a buscarem essas atividades para também trabalhar com o aluno de 9º ano”, enfatiza Izivana.
Criada em 2005 com base nas propostas curriculares de alguns estados e municípios e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a prova mede os conhecimentos dos alunos nas disciplinas de português e matemática.
A prova Brasil este ano será aplicada nos meses de outubro e novembro em escolas da rede básica de educação em todo o Brasil. A formação serviu para compartilhar informações. “O estímulo a esses professores também é importante. Na verdade é uma troca de experiências entre os professores que atuam no 9º ano, seja de matemática quanto língua portuguesa”, afirma Izivana.
O resultado da Prova Brasil permite que Professores, equipe pedagógica e diretores reflitam a respeito do desempenho resultante dessa avaliação, podendo por meio de ações elevar a qualidade de ensino da educação básica. “Sempre há preocupação, por que nós precisamos aumentar o IDEB principalmente do 9º ano, é uma preocupação tanto do município quanto do estado, por que aqui em Santarém existem escolas da rede estadual que também ofertam ensino fundamental, e por enquanto nós equiparamos o nosso índice do IDEB em 3.9, e a meta para 2015 é superá-la”, esclarece Izivana.
Além das questões curriculares, os alunos, que são selecionados por amostragem, terão que responder um questionário socioeconômico, onde devem fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho escolar.
Em Santarém as provas serão aplicadas pelos profissionais da SEMED e da 5ª URE.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO PROMOVE CULMINÂNCIA DE ATIVIDADES NA REGIÃO DE VÁRZEA
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio do Programa Mais Educação, estará realizando no período de 9 a 11 de abril a culminância das atividades na região de Várzea.
Na quinta feira, 9 de abril, será realizada na Escola Santa Cruz, comunidade Piracaoera de cima. Na sexta feira, 10 de abril, na Escola Nossa Senhora do Livramento, comunidade Saracura. O fechamento será no sábado, dia 11 de Abril, Escola Nossa senhora das Graças – comunidade Tapará. Na culminância serão apresentados os trabalhos feitos pelos alunos durante as oficinas.
O programa oferece educação em tempo integral em escolas da rede pública disponibilizando métodos de estudos, atividades pedagógicas, esporte, lazer, cultura, artes, inclusão digital, promoção da saúde, prevenção, educação científica e educação econômica.
A culminância das atividades do Programa Mais Educação na região de várzea foi planejada de acordo com o calendário letivo da SEMED diferenciado, onde as aulas encerram no mês de Abril em virtude da cheia dos rios da região.

ADIADA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) comunica que a formação do Programa Escola da Terra, prevista para ocorrer no período de 22 a 24 de abril, foi adiada para uma data ainda a ser definida. O adiamento se deu por uma orientação da coordenação estadual do programa.
O Programa Escola da Terra tem como objetivo promover melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades, por meio do apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades, e em escolas de comunidades quilombolas, fortalecendo a escola como espaço de vivência social e cultural.
Atualmente participam do programa 189 professores da rede municipal de ensino que estão lotados nas classes multiseriadas.

II CICLO DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO
Está sendo realizado nos dias 08 e 09 de abril o II Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF município Aprovado. O evento ocorre na Escola do Parque, das 8h às 18h.
A Capacitação reúne 17 Municípios do Pará, incluindo Santarém e contará com a participação dos presidentes dos Conselhos de Direitos da Criança- COMDCA e do Adolescente e dos Articuladores Municipais.
O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.
A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.
A SEMED faz parte da rede que desenvolve ações em prol da garantia dos direitos da Criança e dos Adolescentes.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Um comentário em “Avenida Tapajós passará por ordenamento para aumentar o número de vagas

  • 8 de abril de 2015 em 18:53
    Permalink

    Gostaria de aproveitar a oportunidade para sugerir que também seja feito essa forma de estacionamento na Barão do Rio Branco.( São Sebastião até a Rui Barbosa).

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *