Thompson Mota

t1ANABOLIZANTES

Tayná Barbosa tinha apenas 24 anos, era estudante universitária de Direito e morreu no último dia 15 de março, após sofrer duas paradas cardíacas e entrar em coma. A perícia médica concluiu que ela fez uso de anabolizantes, que teriam causado sua morte. A família da jovem encontrou as substâncias escondidas em seu quarto, mas já era tarde. Quando a família da universitária descobriu que ela fazia uso desse tipo de substâncias, ficou surpresa. A mãe de Tayná, Izabel Cristina, desabafou: “Às mães, olhem os seus filhos, se engordaram, se estão cheios demais, desconfiem. Não permita que aconteça o mesmo que aconteceu com a minha filha, que nos deixou”, alerta.

ANABOLIZANTES II

O uso de substâncias químicas perigosas, que matou Tayná, continua tirando a vida de muitos jovens pelo mundo ludibriados pela indústria da beleza, que os encanta com a promessa de uma vida feliz em troca de um corpo bonito, eles se tornam dispostos a qualquer coisa para atingir o objetivo. O resultado, muitas vezes, pode ser fatal ou causar danos permanentes em seus corpos. Existem formas saudáveis e seguras para conseguir ter um corpo em forma e não existe nada de errado em querer isso. A prática regular de atividades físicas é uma delas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 30 minutos de caminhada diária para ter uma rotina saudável. O ideal é que tudo seja acompanhado de perto por um médico, para avaliar as condições físicas que diferem de pessoa para pessoa.

t2COCO

Nos últimos anos a produção de coco aumentou muito no Brasil. Somente no Ceará são cultivados mais de 47 mil hectares de coqueirais, boa parte irrigada e destinada à produção da água. As exportações para os Estados Unidos, por exemplo, chegam a 28 milhões de litros. Mas, se a perspectiva para o mercado externo é boa, a demanda também é grande dentro do nosso país e situa-se em cerca de 350 milhões de litros por ano. Muito disso, se deve ao fato de que as pessoas estão consumindo mais a água de coco.

COCO II

Além de matar a sede, a bebida é famosa por suas propriedades diurética e isotônica. Com alto índice de potássio, ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes e enzimas que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Para se ter uma idéia, só em 2013 foram consumidos cerca de 116,4 milhões de litros, o que corresponde a um crescimento anual de aproximadamente 15%. O Sindicato Nacional dos Produtores de Coco (Sindicoco) estima que, anualmente, o crescimento do consumo pode chegar até 20%. Diante disso, é possível perceber que a venda de coco pode ser uma área rentável, mas para quem souber investir. Pense nisso!

t3FEMINICÍDIO

Qual é a explicação para o assassinato de 15 mulheres por dia no Brasil? A resposta é trágica: elas são mortas pelo fato de serem mulheres. A informação é da pesquisa “Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil”, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Nosso país é a sétima nação que mais mata mulheres em todo o mundo, segundo o estudo “Mapa da Violência 2012: Homicídio de Mulheres no Brasil”. De cada 10 assassinatos, sete foram praticados por maridos, namorados, noivos, ex-namorados ou ex-maridos das vítimas. A Lei do Feminicídio foi criada para punir de forma mais severa os assassinatos decorrentes de violência doméstica ou discriminação contra a mulher.

FEMINICÍDIO II

Sancionada no dia 9 de março, a lei 13.104/2015 torna o feminicídio crime hediondo e o inclui no rol de homicídios qualificados. A pena é de 12 a 30 anos de prisão e a punição pode ser aumentada em 1/3 se o crime for contra gestantes, menores de 14 anos, maiores de 60 ou pessoas com deficiência. Também é considerado agravante se o assassinato for cometido na presença de familiar da vítima. A nova lei impede que os acusados sejam libertados após pagamento de fiança. “O Brasil não deve aceitar jamais ser a terra da intolerância e do preconceito”, afirmou a presidente Dilma Rousseff durante a sanção da lei. A ONU Mulheres Brasil, órgão das Nações Unidas que promove os direitos da mulher, parabenizou as brasileiras pela lei. A nota informou que nosso país tem potencial para servir de referência a outras nações no combate à violência contra a mulher.

t4TABAGISMO

O cigarro mata mais mulheres. Essa é a conclusão de diversos estudos sobre as diferentes formas que o tabagismo tem de atacar homens e mulheres. Apesar de, ainda hoje, os homens representarem a maioria, são as fumantes que formam o maior grupo de risco de desenvolver doenças graves. Pesquisas envolvendo 2,4 milhões de pessoas foram realizadas pela Universidade de Minnesota e pela Universidade Johns Hopkins, por exemplo. O resultado foi claro: mulheres que fumam têm 10% mais chances de desenvolver câncer de intestino do que os homens na mesma situação. De acordo com os pesquisadores norte-americanos, o tabagismo afeta de forma mais grave as mulheres, provavelmente, por suas diferenças fisiológicas em relação aos homens.

TABAGISMO II

Menor massa corporal e vasos sanguíneos menores são fatores-chave nesse caso. “As mulheres podem extrair uma maior quantidade de substâncias cancerígenas e outros agentes tóxicos com o mesmo número de cigarros que os homens”, afirmam. “Esta ocorrência poderia explicar por que mulheres que fumam têm o dobro do risco de câncer de pulmão em comparação com o sexo masculino.” Hoje, o cigarro é a causa de 40% das mortes entre mulheres brasileiras com menos de 65 anos de idade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E, o pior, o número de viciadas ainda é grande. Os homens ainda fumam mais que as mulheres. Entretanto, nos últimos dez anos, a incidência ao tabagismo é proporcionalmente maior entre as mulheres.

MOTINHAS

A Griffo fez, 7 abril, 34 anos. Uma bela história construída com muita dedicação e trabalho.

Não chegaríamos aonde chegamos sem a participação dos nossos colaboradores. E sem o apoio e a parceria de nossos clientes e fornecedores. Obrigado a todos. Temos muito o que comemorar. Ontem, hoje e sempre. Vida longa! (Publicitário Orly Bezerra) XX Disponível em cerca de 91 espaços públicos (praças e parques) e em mais de 65 municípios do interior paraense, a rede de Internet Wi-Fi livre e gratuita do Navegapará – programa de inclusão social e digital do governo do Estado, implantado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) – começa a ser modernizada. XX Os novos equipamentos vão permitir que a Prodepa crie um sistema para gerar login e senha aos usuários – o acesso continuará gratuito, mas os usuários terão de se cadastrar para usar a rede sem fio. No sistema de identificação e controle, nós temos um cadastro único para toda a rede de acesso livre do Estado. A pessoa se cadastra com e-mail, celular e, a partir dessa identificação, não precisa mais se cadastrar, apenas se autenticar. XX Após fechar 2014 com excelentes resultados, o Instituto Alcoa se mobiliza para renovar suas parcerias com entidades do poder público para realização do Programa ECOA 2015. XX A Alcoa têm se reunido com as Secretarias de Educação de várias cidades dentre elas Juruti (PA) para alinhar os objetivos do Programa ECOA em 2015. A meta é fortalecer a cultura de sustentabilidade escolar, com alunos e professores que incentivem a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, e estimulem formas alternativas de educação socioambiental. XX Mais de duzentos quilos de droga foram apreendidos na Alça Viária, em Marituba, na região metropolitana de Belém. A droga estava escondida dentro da caixa de som de uma caminhonete Saveiro branca. Foi a maior apreensão de drogas do ano de 2015 no Pará. Ao todo, foram 234 quilos de entorpecentes. Parabéns a Polícia Civil. XX O lançamento do edital de licitação para as concessões ou permissões do serviço de transporte coletivo em Santarém, oeste do Pará, está previsto para maio, de acordo com o procurador jurídico do município, André Lisboa. Os usuários de transporte público, em Santarém, reclamam das condições dos veículos e da demora dos ônibus. Ou seja, o serviço é uma merda. XX O técnico da Seleção Brasileira, Doriva Bueno, convocou a paraense, Lorena Castro (ESMAC), para a etapa de treinamento da seleção Sub 20. A preparação visa às competições oficiais de 2016: Sul-Americano e Copa do Mundo. XX Leia na página 24 a nossa coluna Auto Direção. Tudo sobre veículos. XX Amanhã sábado tem Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado. Vamos lá com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *