Golpe da lista telefônica assusta brasileiros em vários estados

Célebre” há alguns anos, o golpe da lista telefônica perdeu um pouco da “mídia” que tinha, mas continua a fazer vítimas no país. O G1 reuniu casos de vítimas do golpe no Rio de Janeiro,  em São Paulo e no Paraná, onde, inclusive, haverá na próxima sexta-feira (25) uma audiência na sede do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) para decidir sobre o caso de Elaine Costa, que recorreu após receber em sua conta telefônica a cobrança de 12 parcelas de R$ 290 pelo serviço de divulgação de sua empresa na lista telefônica que não havia solicitado.

Elaine conta que uma funcionária de sua empresa recebeu uma ligação em outubro de 2010 supostamente da NetLista oferecendo gratuitamente a divulgação no site da empresa. Os golpistas argumentaram que por se tratar de um serviço sem custo, a funcionária poderia autorizar.

Foi mandado via fax um suposto contrato que “não mencionava nenhum valor a pagar”, diz a empresária. Os golpistas disseram para a funcionária carimbar o documento com a assinatura da empresa e dar um visto. Em janeiro deste ano veio na conta de telefone a primeira dentre 12 parcelas de R$ 290 pelo serviço da NetLista.

Elaine recorreu ao Procon. “Eu não devo nada, porque não assinei”, relatou. Dias depois, a empresa enviou por email um contrato com o valor a ser pago. “Um contrato diferente do que mandaram via fax e que constava novos valores”, denuncia.

Só no Paraná, o Procon recebeu mais de 300 denúncias de fraudes relacionadas a lista telefônica no ano passado.

No Rio, gerente de loja paga R$ 10 mil a quadrilha

No Rio de Janeiro, a gerente de uma loja está há mais de dois meses em pânico. Segundo a advogada Maria Carmem Mello, que cuida do caso, a vítima já depositou R$ 10.375 para a quadrilha com medo de contar à empresa que trabalha que foi vítima da fraude e perder o emprego. Ele também atendeu a um telefonema supostamente da TeleListas pedindo confirmação de dados para divulgação gratuita de um anúncio da empresa.

“Ela estava pagando tudo do bolso dela, 13º salário, férias, gratificação, tudo com medo de envolverem o nome da empresa na Justiça. Fizeram um terror psicológico, ela não come, não dorme, está trêmula”, afirmou a advogada.

Maria Carmem diz que o fato da cliente ter assinado um documento sem ler permite que os suspeitos – de posse da assinatura e do CPF da vítima em nome da empresa onde trabalha – entrem na Justiça contra a loja. Não há como provar que eles se identificaram, na primeira ligação, como funcionários da TeleListas.

Atualização cadastral é armadilha

O empresário de telecomunicações Júlio Bernadinetti Júnior caiu em um golpe semelhante. A Ativa Publicações Ltda entrou em contato com sua empresa, em Curitiba, solicitando uma atualização cadastral e uma funcionária passou os dados solicitados. Dois meses depois, chegou um boleto para pagamento do serviço. “Do jeito que fizeram comigo, devem fazer com 10 a 20 pessoas por dia”, acusa Júlio.

úlio diz ter sido ameaçado ao entrar em contato com a Ativa para reclamar que não havia solicitado o serviço. “Eles falaram que iam protestar na Justiça”, relatou. A fraude para ele está no suposto formulário que seria para confirmar dados. “O que dá para entender é que a atualização é um contrato”, disse.

Outra vítima do mesmo golpe é o analista de sistemas Jonas Ernesto Poli, de 31 anos, de Araraquara, no interior de São Paulo. Ele também recebeu uma ligação para confirmar informações pedidas por outra empresa, a BrasilListas.  “Eu confirmei os dados. Depois, ofereceram um anúncio na lista telefônica, num total de R$ 180 já com todas as parcelas. Eu fiquei interessado, mas não aceitei”, relatou.

Dois dias depois, os golpistas voltaram a ligar. Desta vez, Poli aceitou o anúncio. “Eles eram bem convincentes. Aí, me mandaram um fax para assinar e colocar carimbo da minha empresa e devolver”, explica.

“Meses depois, apareceu na minha conta de telefone um valor de R$ 180. Eu não entendi. Achei que tivesse vindo errado e que já tivesse descontado o valor total (do anúncio)”, afirma. Após receber diversas as cobranças, Poli ligou para a anunciante. “Disseram que eu tinha aceito um contrato de 12 parcelas de R$ 180, o que daria quase R$ 2 mil pelo anúncio”, afirma.

Poli pediu à empresa de telefonia fixa o cancelamento da fatura, mas afirmaram que a cobrança era de terceiros. Ele reclamou também na internet, em um site de serviços. “Eles queriam que eu retirasse a reclamação, pois entenderam como ameaça, mas eu não retirei”.

Meses depois, um advogado da empresa procurou Poli, dizendo que ele seria ressarcido. O empresário levou quatro meses até conseguir cancelar o contrato totalmente.

Renovação de assinatura

Na Associação dos Amigos da Criança com Câncer de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, os estelionatários ofereceram espaço na lista telefônica em troca da renovação da assinatura. “Eu disse ‘se você quiser colocar nossa instituição no seu produto pode colocar desde que seja cortesia, pois somos uma casa de apoio a crianças com câncer e não temos condições de pagar nada”, diz o consultor financeiro da entidade, Manuel Soares Acuña. ,

Um mês depois chegou um boleto de cobrança de R$ 200. “Quando chegou o boleto eu rasguei, pois sabia que aquilo não tinha fundamento, não tinha nota nem contrato de prestação de serviço. Tem gente que pensa ‘vou pagar logo para me livrar do problema’, tem gente que tem medo de processo e por isso acaba sendo vítima”, afirma.

Ao menos 30 empresas identificadas

Com base em material recebido de clientes dizendo que foram abordados por empresas de listas telefônicas que tentaram enganá-los, a TeleListas identificou pelo menos 30 empresas com práticas suspeitas no país. Algumas das fraudadoras possuem o mesmo CNPJ da TeleListas, mas se apresentam com nomes e endereços diferentes. A maioria delas é de Campinas, em São Paulo, segundo a assessoria de imprensa da TeleListas.

O maior número de casos do golpe, segundo ranking de reclamações do Ministério da Justiça, concentra-se nas regiões Sudeste e Norte do país. A TeleListas recebe, em média, 20 notificações mensais de fraudes aplicados com o nome da empresa.

A delegada Catarina Decena, da delegacia que investiga fraudes e estelionatos do Departamento de Investigações contra o Crime Organizado (Deic), de São Paulo, diz que “as pessoas devem checar a procedência do serviço solicitado antes de assinar qualquer contrato”. “Os anunciantes sempre devem verificar se a empresa existe mesmo, entrar em contato novamente, confirmar os dados e os valores e a veracidade das informações”, diz.

“Empresas idôneas oferecem serviços se identificando, e não pedem dados bancários dos clientes. Também é possível procurar o Procon e a polícia para saber se não existem reclamações anteriores”, afirma a delegada.

Veja três modalidades de fraudes
1. As empresas procura os anunciantes da TeleLista se fazendo passar por um representante da empresa. Eles enviam por fax cópias dos anúncios de edições passadas de nossas listas e oferecem a renovação. Assinando ou não algum tipo de contrato, quatro ou cinco dias depois esses comerciantes recebem uma série de boletos de cobrança da empresa golpista. Eles são então pressionados a efetuarem os pagamentos, sob a ameaça de serem protestados junto às instituições de proteção ao crédito.
2. Algumas dessas empresas possuem fichas financeiras de clientes inadimplentes da TeleListas. Elas ligam para os clientes com o pretexto de renegociar as dívidas.
3. Outras empresas vendem para comerciantes anúncios que só serão publicados em “listas telefônicas nacionais” ou sites na internet, através de ligações ou por email.

Outras empresas citadas

A Brasillistas informou que seu contrato estabelece de maneira clara que seriam cobrados valores mensais em contraprestação ao serviço de publicidade e que cancelou o contrato da cliente assim que solicitado. A empresa diz que tem tido o seu nome usado inadequadamente por golpistas.

Procurada pela reportagem do G1 no Paraná, a Editora Veneza, que publica a NetLista, informou que oferece seus serviços a possíveis anunciantes e que, através de contrato formal, repassa os valores a serem pagos. A advogada da empresa, Erica de Souza Moraes, disse que a NetLista já foi vítima do “golpe do cartório”, em que clientes foram procurados por falsistas que se passavam por agentes que reclamavam o pagamento de débitos e que a polícia foi avisada.

Já a Ativa Publicações Virtuais diz não ter conhecimento de eventuais reclamações. Seus contratos são feitos, diz, após contato telefônicos com os interessados.

A Associação Brasileira de Listas Telefôncias recomenda que anuciantes não confirmem dados por telefone ou paguem pelo que não foi contratado.

Do G1

Um comentário em “Golpe da lista telefônica assusta brasileiros em vários estados

  • 7 de abril de 2011 em 12:08
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    Prezados leitores, muito cuidado com esses telefonemas, pois esses estelionatários atuam em todos os estados.
    Estamos situados no interior de São Paulo e já tivemos e continuamos tendo esse tipo de problema, pois os telefonemas continuam com frequencia e boletos continuam chegando.
    São muitas “empresas” diferentes que prefiro não divulgar (posso informar por email) que com um simples telefonema causam uma grande dor de cabeça para pessoas mais simples e sem informação a respeito.
    Portanto muito cuidado, pois só não entendo como eles conseguem incluir esses descontos na conta telefonica, e muita atenção,também na conta de energia.
    Portanto, quando receberem telefonemas desse tipo evitem falar, informar dados ou concordar com qualquer tipo de divulgação na qual no momento da conversa dizem ser “gratuitos” e que geralmente depois passam por fax ou email uma espécie de “autorização” para ser assinada ou confirmada, que muitas vezes passam despercebidas e que na verdade é um “contrato” autorizando o desconto.
    As fraudes acontecem também na telefonia móvel e oriento a tomarem muito cuidado com as mensagens recebidas nos celulares, e o alvo são empresas com planos corporativos, onde ao apertar uma simples tecla voce se enrola por muito tempo com esses malditos e fraudulentos canais de assinatura, pois já tive problema também, onde um funcionário ao receber a mensagem apertou a tecla ok sem saber do que se tratava.
    Resumindo, muita dor de cabeça, prejuizo para a empresa, onde levei um ano e meio para conseguir cancelar e não fui ressarcido de um centavo sequer, pois voces sabem a porcaria que é o atendimento 0800 das empresas de telefonia, sem excessões.
    Tem também outros tipos de fraudes na qual recebo boletos mas acho melhor não entrar em detalhes senão vou escrever um livro aqui.
    Portanto….CUIDADO!!!!
    Se receberem algum boleto ou cobrança fora do habitual procurem saber a origem e a veracidade do documento.

    Abraços

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