Thompson Mota
O Projeto de Lei (PL) 4.330, aprovado no início deste mês em Sessão Extraordinária da Câmara dos Deputados, tem causado revolta e indignação nos trabalhadores brasileiros. Insatisfeitos com a medida que pretende ampliar a terceirização e a subcontratação nas empresas, milhares de pessoas foram às ruas, no último dia 15, para protestar contra a medida. As manifestações aconteceram em mais de 18 cidades e contribuíram para adiar o término da votação que transforma o projeto em Lei da Terceirização. O assunto ganhou repercussão na imprensa e, nos últimos dias, é tema recorrente nos noticiários nacionais. E eu te pergunto: o que tudo isso tem a ver com você? Atualmente, os empregadores só podem contratar funcionários terceirizados para atividades que não têm relação direta com o objetivo da empresa, mas que são essenciais, como equipes de limpeza e segurança, por exemplo.
TERCEIRIZAÇÃO II
O texto que está em análise na Câmara permite que qualquer trabalhador, independentemente da função, torne-se um prestador de serviços. Para você entender melhor: o empregador contrata um funcionário para que ele preste serviço a uma segunda empresa, que usa a mão de obra, mas não estabelece vínculo de contrato direto com esse colaborador. A terceirização é vista como uma possibilidade de reduzir os custos de produção para as empresas. Por outro lado, prejudica o trabalhador e torna as relações trabalhistas mais precárias. Quem critica o PL explica que ele coloca em risco os direitos conquistados ao longo dos anos. Terceirizados têm remuneração aproximadamente 25% menor, trabalham 3 horas a mais por semana e estão mais expostos à rotatividade.
TERCEIRIZAÇÃO III
Além disso, são comumente afetados pelos calotes ao final de contratos de prestação de serviços e estão mais expostos a acidentes e mortes no trabalho, escreveu Jacy Afonso de Melo, secretário nacional de Organização da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no artigo intitulado PL 4.330, uma tragédia para os trabalhadores. Se o funcionário trabalha mais, ele faz o trabalho dele e o de outras pessoas. Isso pode gerar uma queda no número de vagas em diversos setores. Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostram que, caso os terceirizados trabalhem com a mesma carga horária dos profissionais contratados pelo regime CLT, mais de 800 mil novas vagas seriam criadas. Tire suas conclusões!
Em breve, o Brasil pode ter uma geração de jovens dependentes de bebidas alcoólicas. O alerta é da presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), Ana Cecília Marques. A médica explica que o contato cada vez mais precoce com o álcool e o consumo excessivo estão mudando a realidade da juventude brasileira. Hoje temos jovens que já buscam tratamento contra a dependência de álcool aos 18 anos. Antes, isso só acontecia aos 40 anos. Mudou tudo no entorno do jovem: ele tem a pressão dos amigos para beber, o preço barato do produto, a publicidade, o acesso fácil, a lei que não é cumprida, a influência de familiares e a falta de orientação. Dados do Ministério da Saúde mostram que 242 pessoas entre 20 e 29 anos morreram em 2012 vítimas de “transtornos por causa do uso de álcool.
JOVENS DEPENDENTES II
O álcool pode causar falta de coordenação motora, diminuição dos reflexos, confusão, aumento da confiança, lapsos de memória, vômito, instabilidade emocional e dificuldade para entender o que se passa ao redor. Por isso, muitos usuários se envolvem em situações perigosas, como dirigir alcoolizado, participar de brigas ou ser induzido a fazer sexo. Alguns entram em coma e morrem. O consumo frequente aumenta a tolerância, o que leva os usuários a beber cada vez mais. A presença do álcool em confraternizações, propagandas e dentro dos lares leva muitas pessoas a acreditar que as bebidas não representam perigo à saúde. Por isso, um dos caminhos para evitar problemas está na informação. Os pais devem ir atrás de novos conhecimentos para orientar seus filhos e falar sobre limites. Pense nisso!
Quantas vezes, na feira de rua ou no supermercado, você procurou saber se o produto que estava comprando era orgânico? A maioria das pessoas ainda não se importa em pesquisar a origem dos alimentos que consome. Entretanto, essa falta de cuidado pode acarretar sérios danos à saúde. O Brasil é responsável pelo consumo de 20% de todos os agrotóxicos produzidos no planeta. Isso corresponde a 1 milhão de toneladas por ano, ou seja, uma média de 5,2 quilos de veneno por habitante. Somos os maiores consumidores do mundo de um produto que pode matar. Em março, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc) publicou relatório classificando os agrotóxicos como “provavelmente” ou “possivelmente” cancerígenos.
AGROTÓXICO II
Três deles são permitidos no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que informou que analisará novamente esses casos. Atualmente, existem dez substâncias proibidas nos Estados Unidos e na União Européia que são livremente comercializadas em nosso país. Todo esse consumo de veneno gera em quem tem contato direto com o agrotóxico diarréia, irritações cutâneas e nos olhos, vômito, espasmos, convulsões e até a morte. Já quem consome o agrotóxico ou tem contato prolongado está sujeito à impotência, infertilidade, ao aborto e câncer.
AGROTÓXICO III
Visando combater o consumo desregrado de veneno, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) lançou no início deste mês um documento com dados, estudos e pesquisas sobre os riscos que essas substâncias trazem à saúde, tanto ao agricultor quanto ao consumidor. O Inca busca pressionar o governo e as entidades responsáveis a aumentar a regulação e o controle e a incentivar alternativas menos agressivas. Outra opção é deixar os alimentos de molho por 15 minutos em uma solução composta por um litro de água e uma colher de sopa de água sanitária (simples, sem perfume). Depois enxaguá-los em água corrente. O procedimento não livra os alimentos dos agrotóxicos, mas ajuda a diminuir a presença deles.
O estresse gerado pela correria das grandes cidades compromete o humor, a saúde e até mesmo o desempenho profissional. Os horários estão sempre apertados e os compromissos quase sempre são adiados. Toda paciência é perdida no trânsito caótico, no caminho percorrido de casa para o trabalho e vice-versa. Você já passou ou passa por uma situação assim?Em busca de uma vida menos estressante, muitos brasileiros escolheram abandonar o ambiente corporativo, mas não deixaram de lado a realização profissional. Como isso é possível? Trabalhando em casa! As horas gastas no deslocamento podem se transformar em tempo extra para outras atividades e, de quebra, proporcionar qualidade de vida e bem-estar.
MOTINHAS
Neste final de semana acontecem as Convenções do PSBD. Neste Sábado será aqui em Santarém, estarão presentes Prefeito Alexandre Von, Vereadores Ney Santana o mais votado em nosso município com 4009 votos e Chiquinho da Umes, Secretário da Casa Civil José Megale, além de políticos e simpatizantes. Sede Av. Borges Leal 3414. XX O mesmo evento acontece no domingo no Município de Belterra, com as presenças dos acima citados, e possivelmente do deputado federal Nilson Pinto. A Convenção Tucana em Belterra será comandada pelo presidente da Executiva Municipal. Procurador Jurídico do Detran Válber Xavier marcará presença nos dois eventos. Recebi convite do amigo Davirley Sampaio, obrigado. XX O Banco do Estado do Pará (Banpará) inaugurou a segunda agência bancária no município de Itaituba. A abertura da nova unidade atende à política do governo do Estado de inclusão e interiorização dos serviços públicos. Em 2014 foram 22 agências inauguradas e em 2015 serão mais 36. XX O presidente do STF e do CNJ, ministro Ricardo Lewandowski, teve uma recepção e permanência essencialmente institucionais em Belém. Foi recebido no aeroporto pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Constantino Guerreiro, acompanhado da desembargadora Luzia Nadja do Nascimento, ex-presidente da Corte. A partir dali e durante toda a estada, recebeu o apoio da segurança do TJE, Em seguida, retornou a Brasília. XX Aniversariou no inicio da semana, o competente Tributarista e Empresário Admilton Almeida. Pessoa de uma generosidade extrema, recebeu abraços e felicitações de familiares, funcionários e uma legião de amigos. Parabéns com saúde, paz, felicidade e sucesso permanente na vida pessoal e profissional. Feliz Aniversário Patrão e amigo! XX O Instituto Alcoa está presente em todas as localidades em que a Alcoa atua. A organização acaba de completar 25 anos e os números mostram que há muito para comemorar. O histórico traz números relevantes e altamente positivos da atuação do Instituto Alcoa e Alcoa Foundation. Foram mais de 2.100 projetos atendidos e R$ 105 milhões em investimentos beneficiando 39 cidades brasileiras. Os funcionários da companhia dedicaram mais de 1,4 milhão de horas de trabalho voluntário. Parabéns! XX Lamentável e prematura a morte do amigo Michael em acidente automobilístico. Apresento a minha solidariedade a toda família. Que Deus o tenha em bom lugar. Descanse em paz. XX Amanhã, sábado, tem Garaperira Ypiranga do amigo Cacheado, vamos lá com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui