Thompson Mota
Quase todo mundo já ouviu falar em racismo no futebol. Dezenas de ofensas contra jogadores foram noticiadas nos últimos anos em todo o mundo. Foi assim no caso do jogador Daniel Alves, ofendido na Espanha, e no do goleiro Aranha, do Santos, que foi chamado de “macaco” por uma torcedora do Grêmio. Apesar do absurdo desse tipo de situação, a maioria das injúrias é esquecida em pouco tempo e novos episódios continuam a ocorrer. Ofensas racistas costumam ser camufladas pela crença de que em nosso país não existe discriminação e que todos convivem em harmonia. É com essa desculpa que muitos negros ainda recebem tratamento desigual e sofrem humilhações, xingamentos, exclusão e agressões físicas. Não é possível determinar o número de ofensas racistas que ocorrem por ano.
RACISMO II
Entretanto, pesquisas comprovam que a população negra ainda sofre tratamento desigual no País e tem menos oportunidades do que a população branca. Os dados de mortes violentas entre jovens brancos e negros revelam que existem diferenças absurdas. O número de negros mortos é muito maior. Essa diferença é baseada em injustiças. Independentemente da questão social ou do poder econômico, o preto é morto por ser preto. Quem olha para o preto pode ter uma interpretação estereotipada de quem ele é com base na cor e fazer um julgamento sumário. Abaixo o racismo. A insuficiência de políticas de punição e prevenção ao problema acaba estimulando comportamentos racistas nas relações interpessoais. O racismo institucional gera vítimas indefesas e também algozes. A pessoa que comete o ato discriminatório sabe que ficará impune. Isso é lamentável!
Passar no teste para conseguir uma carteira de habilitação tipo A, necessária para conduzir uma moto, não é difícil. Mas para pilotar com segurança e responsabilidade é preciso ser um homem inteligente. Muitos garotos sonham em um dia estar sobre duas rodas e um motor. Uma moto pode mesmo ser fonte de prazer, é muito útil, geralmente mais econômica e mais barata que um automóvel. Mas também pode ser fonte de sofrimento para o piloto e seus entes queridos e de tormento para os motoristas, pedestres e outros motociclistas que estiverem por perto. Infelizmente, só no Brasil são mais de 12 mil mortes por ano causadas por acidentes que envolvem motocicletas. Para os usuários desse veículo há uma distinção interessante: motociclista é uma coisa, motoqueiro é outra.
MOTOCICLISTA OU MOTOQUEIRO? II
O primeiro é aquele que curte de verdade uma moto, obedece às regras de trânsito, usa os equipamentos de segurança, é curioso pela mecânica, por customização, frequenta grupos de apreciadores e faz amigos entre eles. O segundo é aquele que não está nem aí para os sinais vermelhos ou para a contramão, pilota sobre a calçada, para em cima de faixa de pedestres, acha que o resto do mundo é obrigado a lhe dar passagem e pensa que tem o direito de ser violento – principalmente quando em grupo, ocasião em que é muito fácil bancar o machão, não é? Se você tem uma moto, caro leitor, se encaixa em qual descrição? Você é um bom motociclista, mas tem um amigo ou parente que está mais para motoqueiro? Que tal, então, de um jeito interessante, ajudá-lo a pilotar com mais inteligência e mais sensatez? Faça-o perceber como isso lhe faz bem e terá um ótimo parceiro para curtir os prazeres reais do motociclismo, além disso ser útil para outros aspectos da vida dele. Pense nisso!
Depois de mais de dois anos em discussão, a lei que regulamenta o trabalho de funcionários domésticos finalmente foi aprovada e entra em vigor em quatro meses. Conhecida como PEC das Domésticas, a lei traz importantes mudanças nesse tipo de trabalho.
Preste atenção a elas:
- Serão considerados funcionários aqueles que trabalharem, de forma contínua, mais de dois dias da semana em uma mesma residência. Nesses casos, todos os trabalhadores deverão ser registrados em regime CLT. • O funcionário deve trabalhar, no máximo, oito horas por dia e 44 horas por semana. Entre um dia e outro de trabalho, é necessário o descanso de ao menos 11 horas. • As primeiras 40 horas extras devem ser pagas em dinheiro no fim do mês. A partir daí, poderá ser criado um banco de horas, que deverá ser resgatado em até um ano. • O trabalhador tem direito a férias anuais remuneradas com adicional de um terço do salário. As férias poderão ser divididas em até duas partes, sendo que uma delas deve ter, no mínimo, 14 dias.
DIREITOS DOMÉSTICOS II
- O funcionário tem direito a uma hora de almoço entre as oito de trabalho. Caso haja acordo, esse período pode ser de apenas 30 minutos. • Quem trabalhar entre 22h e 5h, terá direito a adicional noturno de 20%. A hora de trabalho nesse período terá duração de 52 minutos e 30 segundos. • Horas extras comuns terão adicional de 50% e horas trabalhadas aos domingos e feriados receberão adicional de 100%. • O empregador deve depositar 3,2% do salário de seu funcionário em um fundo destinado à indenização por demissão sem justa causa. Quando ela acontecer, o funcionário receberá o valor integral desse depósito. • Serão recolhidos como tributo: 8% para o FGTS, 8% de contribuição patronal para o INSS, entre 8% e 11% de INSS descontados do salário do trabalhador, 3,2% para a indenização por perda do trabalho e 0,8% para acidentes de trabalho. Fiquem de olho nas regras.
O que você faria se uma lei determinasse que tipo de educação sexual seu filho deve ter na sala de aula? A pergunta faz parte de uma polêmica que envolve a Prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, que está distribuindo cartilhas sobre homossexualidade para crianças de 7 a 11 anos que frequentam escolas da rede municipal. De acordo com a prefeitura, trata-se de um projeto para que crianças discutam desde cedo o termo “igualdade de gêneros”. A polêmica foi maior quando membros ativistas de grupos LGBT fizeram alguns protestos em uma sessão da Câmara Municipal. Essa sessão foi convocada pelos vereadores contrários à proposta da prefeitura, para impedir que ela passe a vigorar definitivamente nas escolas municipais.
EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS? II
Para a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo é educar as crianças contra o preconceito e a homofobia. Para pais de alunos, professores e vereadores contrários à ideia, esses livros influenciam nas escolhas futuras das crianças, possuem conteúdos obscenos e podem trazer consequências negativas, como abuso sexual, pedofilia, prostituição infantil, doenças sexualmente transmissíveis, bullying, gravidez indesejada, entre outros problemas. O tema já causou discussão no País quando, em 2011, o Ministério da Educação anunciou a distribuição do kit anti-homofobia nas escolas. Na época, ele foi vetado pela presidente Dilma Rousseff porque promovia um conteúdo indevido e tendencioso, com fotos obscenas que eram constrangedoras até para um adulto. Contra ou a favor? Emita sua opinião no e-mail motathompson@hotmail.com
MOTINHAS
Entre os meses de junho e julho, o programa CredCidadão – agora vinculado à Secretaria de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) – repassará R$ 2,3 milhões em microcréditos para pequenos empreendedores de diversos municípios do interior do Estado. XX Ontem quinta-feira, 25, em Santarém, foi realizada a primeira das três entregas previstas até o próximo mês, abrangendo todas as linhas de crédito (convencionais e especiais) do programa. Além de Santarém, os recursos beneficiarão microempreendedores de outros municípios do Baixo Amazonas, como Mojuí dos Campos e Belterra. XX A água mineral comercializada no Pará é ácida, segundo pesquisa da Universidade Federal do Pará (UFPA), divulgada este mês. Segundo a pesquisa, o resultado aponta que as sete empresas do setor no Estado comercializam água imprópria para o consumo XX Pois o pH – índice que aponta a acidez da água – estaria entre 3,75 e 4,5, abaixo do ideal considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, que determina que a água para consumo humano deve ter o valor do pH entre 6 e 9,5. XX Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar com Equidade”, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realizam, no período de 30 de junho a 3º de julho, a 13ª Conferência Municipal de Saúde. XX A programação, que ocorrerá no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)/ Campus Tapajós, reunirá 272 delegados eleitos durante as 40 pré-conferências, sendo 28 de usuários e 12 entre gestores e trabalhadores, realizadas nos meses de fevereiro a maio deste ano, contemplado tanto a zona urbana quanto rural do município. XX Reportagem publicada pela revista Época desta semana revela um dos maiores temores do partido da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Emilio Odebrecht acredita, sem evidências, que o governo do PT está por trás das investigações lideradas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e teria afirmado: XX “Se prenderem o Marcelo Odebrecht, (filho de Emilio e atual presidente da empresa), terão de arrumar mais três celas”, costuma repetir o patriarca, de acordo com esses relatos. “Uma para mim, outra para o Lula e outra ainda para a Dilma.” Os brasileiros estão aguardando com ansiedade as prisões de Lula e Dilma. XX Paysandu, representante do Pará no campeonato brasileiro continua firme e forte no G4. Parece que as secadas dos remistas não estão atingindo o Papão da Curuzú. Parabéns aos torcedores, jogadores, comissão técnica e diretores. XX Último final de semana do mês. Como ninguém é de ferro vamos neste sábado à Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui.