Santarém vai receber a chama olímpica em 2016

Maria José Maia, vice-prefeita de Santarém
Maria José Maia, vice-prefeita de Santarém

Santarém está confirmada no revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O Comitê Organizador dos Jogos anunciou em Brasília na sexta-feira, 03/07, a lista das primeiras 82 cidades que integrarão a jornada da chama olímpica pelo País. A data e o percurso detalhado da passagem da tocha ainda serão confirmados.
As 82 cidades anunciadas indicam os destinos finais da chama olímpica para cada dia do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, com exceção dos dias em que houver paradas técnicas ou momentos especiais de imagem. Também foi confirmado que a jornada da Chama Olímpica no Brasil começará em data ainda a ser decidida, entre abril e maio de 2016.
“Receber a chama olímpica em Santarém é como receber um pedaço dos Jogos Olímpicos. Nossa cidade encherá as ruas para celebrar esse símbolo tão tradicional e festejar as histórias exemplares dos nossos cidadãos que conduzirão a tocha. Com isso, mostraremos mais uma parte do Brasil para o mundo e abasteceremos a chama com o calor do nosso povo”, declarou a vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Maria José Maia, que representou Santarém na cerimônia.
O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai durar entre 90 e 100 dias, após a tradicional cerimônia, onde será acesa a chama na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da antiguidade. Serão em torno de 12.000 condutores da tocha e a chama percorrerá aproximadamente 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e 10.000 milhas aéreas.
O revezamento da Tocha Olímpica se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no estádio do Maracanã. Os destinos finais para cada dia foram escolhidos para que a rota pudesse atingir o maior número possível de brasileiros, dentro da duração estimada do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.
A lista completa das cidades que receberão o revezamento da tocha será revelada no início do ano que vem. Esse encontro da tradicional chama olímpica com o calor humano do povo brasileiro vai alcançar em torno de 90% da população do País em aproximadamente 300 cidades de todos os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal.
Ao longo dos próximos dois meses, o Comitê Organizador dos Jogos e os patrocinadores oficiais do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 (Coca-Cola, Nissan e Bradesco), anunciarão suas campanhas públicas para selecionar em todo o Brasil aqueles que terão o privilégio de conduzir a chama olímpica.

SANTARÉM E A AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL DOS EUA DISCUTEM PARCERIA NA ÁREA GEOESPACIAL
O prefeito Alexandre Von e o secretário municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto, receberam na manhã de sexta-feira (03/07), técnicos da Agência de Desenvolvimento dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que tem parceria com a NASA (Agência Aeroespacial Norte Americana), cujo interesse é realizar futuras parcerias com o Município de Santarém, na área geoespacial.
O chefe da equipe, João Queiroz, justificou o interesse da parceria com Santarém, pelo fato de o Município estar passando por mudanças. A USAID quer saber quais as potencialidades, dificuldades e interesses do Governo Municipal na utilização de dados geoespaciais, para a gestão ambiental.
“Realmente estamos impressionados pelo interesse que existe por parte do prefeito, secretário e técnicos, em melhorar a gestão ambiental. Queremos sugerir que pela forma transparente como fomos recebidos, há chances da construção de parceria, mas neste momento não podemos adiantar se isso vai ser possível”, pontou João Queiroz.
As ações são desenvolvidas através do Programa SERVIR, que já atua há 10 anos na América Central, Ásia e África, e que agora tem interesses de atuação na América do Sul, mais precisamente na Colômbia, Peru e Brasil.
O titular da SEMMA, Podalyro Neto, avaliou que o interesse maior da USAID é reflexo de uma técnica do CIAM, que esteve recentemente nos Estados Unidos, para um processo de capacitação, e fez, na ocasião, demonstração do trabalho que está sendo desenvolvido no órgão.
“Considerando os recursos que nós temos hoje para o controle do desmatamento ilegal, a construção dessa parceria vai permitir que possamos prever uma segurança maior, num intervalo de tempo bem menor de controle, quase em tempo real”, avaliou.
Adaptações sobre a mitigação do clima, arborização urbana, planejamento de uma bacia hidrográfica, monitoramento da qualidade da água, planejamento e mobilidade, são apenas algumas vantagens, a partir de dados mais precisos a serem disponibilizados pela NASA e USAID.
Segundo Podalyro, a adesão de Santarém ao Programa Estadual Municípios Verdes e o Convênio 50 parcerias Municipais para o Clima com o governo Alemão, por meio do distrito de Reno-Sieg, devem ter um peso importante na análise dos técnicos do Programa SERVIR e poderão dar celeridade nas ações do Município, em pontos importantes da gestão ambiental.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Um comentário em “Santarém vai receber a chama olímpica em 2016

  • 6 de julho de 2015 em 15:40
    Permalink

    a lista de quem vai carregar a tocha olímpica:
    1 Alexandre von
    2 primeira dama
    3 vice- prefeita
    4 os secretários
    5 os puxas sacos
    resumindo o povo na real vai para lateral das ruas ver essa palhaçada.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *