Juruti entra no ritmo do Festribal
Julho é sinônimo de Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti para a maioria da população desse Município de cerca de 50 mil habitantes.
É que no último final de semana deste mês de férias acontece um dos mais tradicionais eventos culturais da região Oeste do Pará, conhecido como Festribal, um evento que reúne dois grupos folclóricos que disputam o título no local chamado Tribódromo.
O festival é disputado pelas tribos Munduruku, atual campeã, e Muirapinima, que este ano busca retomar o título. Nesse período duas cores tomam conta da cidade: o amarelo da tribo Munduruku e o azul da tribo Muirapinima, sendo que o vermelho é a cor comum das duas agremiações folclóricas.
As pessoas, geralmente torcedores, enfeitam suas casas com as cores de sua tribo e colocam bandeiras de todos os tamanhos em frente de suas residências.
O Festival começou há vinte anos e nesse período veio ganhando notoriedade, sendo transformado em Patrimônio Cultural do Estado do Pará. A Prefeitura de Juruti é a principal patrocinadora do evento que tem um custo aproximado de 2 milhões de reais, desse total, uma parte vem do governo do Estado e outra parte da iniciativa privada, mas ainda é a Prefeitura que arca com a maior fatia da despesa, incluindo investimentos nas tribos e infraestrutura.
O Festribal resgata em forma de espetáculo cênico a cultura indígena nativa da cidade, por isso é considerado também uma das maiores manifestações culturais da Amazônia.
No tribódromo as tribos Muirapinima (azul e vermelho) e Munduruku (amarelo e vermelho) se enfrentam pela conquista de mais um título. A festa retrata a cultura indígena em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças. O modo de vida do caboclo,
Os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações do festival, que tem também muito luxo nas suas fantasias e alegorias levadas ao Tribódromo pelos itens, dentre os quais: a Porta Estandarte, a Guardiã Tribal, a Índia Guerreira, o Tuxaua, o Pajé, o apresentador, o levantador de cantos tribais, a tribo coreografada, entre outros. A galera também é um item avaliado pelos jurados e a mais animada conta pontos para sua tribo.
Este ano o evento será realizado nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, sendo que uma das tradições introduzidas nos últimos dez anos foi a presença de uma atração nacional para a chamada Festa dos Visitantes que será a Banda Detonautas que fará o show no dia 30 de julho.
A cidade de Juruti costuma receber em torno de 30 mil visitantes nesse último final de semana para o Festival das Tribos Indígenas, onde os visitantes, além de assistir ao grande espetáculo cênico, desfrutam de atrativos naturais, como igarapés, rios e lagos, comidas regionais e a hospitalidade de seu povo.
Devido a importância do evento, vários meios de comunicação demonstraram interesse em transmitir o Festribal, sendo que uma rede de televisão do Estado vai mostrar para todo o Pará, ao vivo, a edição deste ano, além de várias emissoras de rádio que farão também a transmissão ao vivo.
RIBEIRINHOS RECEBEM MADEIRA DOADA PELA PREFEITURA
O prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto acompanhou pessoalmente a equipe da Defesa Civil Municipal no último sábado, 11, que seguiu para a região de várzea para entregar madeira aos ribeirinhos atingidos pela cheia da região.
Segundo o prefeito, a entrega de madeira faz parte do planejamento da Prefeitura de auxiliar essas pessoas que enfrentam extremas dificuldades por ocasião do inverno nos rios da região. Com a madeira, os ribeirinhos poderão construir seus assoalhos e pontes e facilitar seu acesso durante o inverno.
As comunidades que receberam madeira são das regiões do Paraná de Dona Rosa e Santa Rita: Santa Cruz (16 famílias), Recreio (22 famílias), Vera Cruz (11 famílias), Sauassu (7 famílias), Conceição (17 famílias), Firmino Guimarães (17 famílias), Barra (10 famílias), Canuto (12 famílias), totalizando 113 famílias que receberam 226 dúzias de madeira nessas duas regiões.
PREFEITURA DE JURUTI PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ENFERMEIROS
A Prefeitura de Juruti, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), iniciou nesta segunda-feira, 13, um curso de capacitação para 30 enfermeiros no atendimento às crianças de 0 a 5 anos. O curso vai ate dia 15 de julho, no auditório da SEMSA.
Este curso irá mencionar crianças com IRA, DDA, tosse, febre, sugestivo de infecções de pele, ouvido, garganta, problemas de peso e anemia.
Segundo a coordenadora Municipal da Saúde da Criança, Ana Carolina Bentes Amazonas, promover cursos de capacitação é uma forma que o governo tem de fortalecer a educação continuada. Outros cursos já foram ofertados como suporte básico da vida, atendimento profilático da raiva humana, leishmaniose, dengue, malária, chikungunya. “Vamos continuar ofertando outros cursos conforme parceria com a SESPA”, disse Ana Carolina.
SELEÇÃO DE JURUTI FAZ BONITO NA COPA OESTE DE SELEÇÕES
Jogando ontem no estádio Ary Ferreira (Arizão) na cidade de Óbidos, a Seleção de Juruti venceu mais uma partida pela Copa Oeste de Seleções pelo placar de 1 a 0 sobre a Seleção de Curuá. O gol foi marcado pelo atacante Belo cobrando pênalti aos 3 minutos do primeiro tempo. Com a vitória, Juruti confirma 100% de aproveitamento e lidera a chave C com seis pontos.
No próximo sábado, 18, o torcedor jurutiense poderá ver sua seleção jogando em casa, será diante da Seleção de Óbidos no Estádio Pimpão. Basta apenas um empate para que a Seleção de Juruti confirme o primeiro lugar de sua chave e passe à segunda etapa da competição.
A Seleção de Juruti tem total apoio da Prefeitura Municipal. Nessa partida contra Curuá se apresentou assim: Deleon, Tiningu, Aleff, Bita e Balaco; Thibá, Marley, Jadson e Rosaldo; Belo e Bimbalzinho. Entraram ainda: Bagana, Binhote e Almero. Técnico: Galuber Andrade. Auxiliares: Sandro Andrade e Nildo. Massagista: Gerlana. Presidente da Liga: Ailton Lima. Vice-Presidente: Raimundo Canto.
ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA REUNIÕES EM PREPARAÇÃO À CONFERÊNCIA MUNICIPAL
O Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência social, em preparação da VIII conferência, estará realizando reuniões temáticas nas comunidades pólos de Juruti, assim programadas:
13/07/2015 segunda- feira : Vila Muirapinima, das 09 horas às 11 horas
15/07/2015 quarta- feira: Juruti, no CRAS, das 09 horas às 11 horas
16/07/2015 quinta-feira: Tabatinga, das 09 horas às 11 horas
16/07/2015 quinta-feira: Castanhal das 14 horas às 16 horas
A conferência vai debater o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026.”
O objetivo das reuniões temáticas é mobilizar a sociedade civil para a importância da participação na VIII conferência de assistência social, onde serão esclarecidos os eixos temáticos a serem debatidos, propostas a serem demandadas para a construção de novas diretrizes para mais 10 anos.
Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri