Matador de empresário vai a Júri Popular

Hamilton Uericson e Céser Busnelo
Hamilton Uericson e Céser Busnelo

Um forte esquema de segurança foi montado no Fórum de Santarém, para o julgamento do réu Hamilton Uericson de Freitas Peixoto da Silva, 26 anos, conhecido por “Eric”, 26 anos. Ele vai a júri popular nesta quinta-feira, 30, acusado de matar o empresário Céser Busnello, de 51 anos.
O crime aconteceu em frente da residência de Busnello, na rua Angélica, 75, bairro Jardim Santarém, no dia 11 de outubro de 2012. O empresário foi atingido pelas costas quando saía de sua casa. Foram dados 10 disparos, a maioria atingindo o empresário, que tinha negócio com madeira na região de Curuatinga.
A suspeita é de que o crime tenha sido encomendado. O promotor do caso será Dr. José Sarmento, com apoio do também promotor Diego Belchior. A defesa do réu será do defensor público Francelino Eleutério. O júri será presidido pelo juiz Gerson Marra Gomes.
PRISÃO: A Polícia Civil prendeu em flagrante no início da madrugada do dia 01 de janeiro de 2013, em Altamira, sudoeste do Pará, Hamilton Uéricson e Daniel Silva de Souza. Eles são acusados pela autoria do assassinato de um homem identificado por “Testa”, no bairro da Brasília, periferia daquela cidade. Na sede da PC, a equipe policial tomou conhecimento de que os dois eram fugitivos da Penitenciária Estadual Agrícola “Sílvio Hall de Moura”, mais conhecida como “Cucurunã”, situada em Santarém, oeste do Pará. Na época, Hamilton da Silva estava com mandado de prisão decretado após ser indiciado como o autor da morte do empresário Céser Busnello.
Segundo o delegado Cristiano Nascimento, titular da Superintendência da Polícia Civil em Altamira, Hamilton e Daniel mataram com cerca de 20 facadas o desafeto “Testa” poucos minutos depois da virada de ano. O crime teria sido passional, pois, conforme relatos testemunhais, a vítima teria xavecado a namorada de um dos acusados em uma festa de réveillon, em Altamira.
Os autores do crime foram presos momentos depois do homicídio. Enquanto eram autuados pelo crime, pelo delegado Rodrigo Spessatto, de plantão na Superintendência, o delegado do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI), de Santarém, Silvio Birro, entrou em contato para informar que Hamilton era apontado como autor da morte do empresário. Segundo Birro, Hamilton e Daniel, junto com um terceiro criminoso, fugiram da Penitenciária em Santarém, onde respondiam por crimes distintos. Hamilton ficou recolhido provisoriamente em Altamira à disposição da Justiça.
A morte do empresário teve ampla repercussão em Santarém. As suspeitas são de que Busnello tenha sido morto por crime de encomenda. A vítima estava sofrendo ameaças há aproximadamente 15 dias antes do crime e as primeiras informações coletadas na época apontaram que havia um contrato entre o empresário e um sócio, para a exploração de um plano de manejo florestal.
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *