Santarém receberá em junho de 2016 o revezamento da tocha olímpica
O Comitê Organizador do Revezamento da Tocha Olímpica esteve em Santarém na manhã de terça-feira (25) e anunciou a data provável da passagem da tocha no Município: 17/06/2016. Esta é a data em que a Prefeitura passa a trabalhar para preparar a cidade, visando a celebração do espírito olímpico, através do revezamento da tocha. Da reunião participaram representantes dos órgãos e instituições que comporão a força-tarefa que atuará no revezamento em Santarém, como: Semjel, SMT, Seminfra, Semdetur, Semsa, SAMU, Comdec, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Marinha do Brasil, entre outros.
De acordo com Jennifer Oliveira, gerente regional do Revezamento, a tocha olímpica sairá de Brasília (DF) no dia 3 de junho de 2016. Da capital federal, a tocha passa por cidades do Nordeste e depois segue para a região Norte. O Comitê reiterou que as únicas cidades paraenses contempladas com o revezamento são: Belém e Santarém.
“Essa reunião mais fechada tem o objetivo de acertar detalhes do revezamento em Santarém e receber as orientações do Comitê Regional sobre as providências que precisamos tomar para que essa festa entre para a história da cidade. Santarém tem problemas como qualquer outra cidade do País, mas tem muitos pontos fortes que precisam ser trabalhados e mostrados para o mundo. Também queremos deixar um legado do revezamento da tocha olímpica para os santarenos”, explicou Ney Bendelack, coordenador local do revezamento.
A rota do revezamento já está definida, mas não será divulgada pela coordenação por questão de segurança da logística. Mas, é certo que começará por Alter do Chão, pela importância do ponto turístico para Santarém.
Na tarde de hoje, os membros do comitê regional do revezamento: Jennifer Oliveira, Amanda Cerqueira e Simon Wadley e o subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Helber Jordão, farão visita de lancha em alguns pontos da orla fluvial de Santarém, porque se trabalha com a ideia de que parte do revezamento seja feita no Rio Tapajós e no encontro das águas.
Em Alter do Chão, o revezamento deve percorrer de 7 a 8 km, e na zona urbana de Santarém, em média 20 km, o que demandará a participação de 80 a 100 condutores da tocha olímpica.
Candidatos
As pessoas que têm o desejo de carregar a tocha olímpica na passagem por Santarém, devem se inscrever nos sites dos patrocinadores oficiais do evento (Bradesco, Coca-Cola e Nissan). As inscrições prosseguem até outubro e nos meses de novembro e dezembro acontece a seleção das pessoas que terão o privilégio que conduzir a chama olímpica.
É possível que pessoas de outras cidades brasileiras e até de outros países participem do revezamento em Santarém. Mas, a expectativa da coordenação é que a maioria dos condutores seja da cidade e da região Oeste do Pará, daí a importância das pessoas daqui se inscreverem nos sites dos patrocinadores. O Município de Santarém também poderá indicar pessoas a conduzirem a tocha, sejam elas atletas ou não.
Vale ressaltar que cada candidato pode se inscrever nos três sites: Bradesco – www.bradesco.com.br/tocha; Coca-Cola –www.cocacola.com.br; Nissan – www.quemseatrave.com.br.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS