Católicos celebram quarta-feira de cinzas
A missa de quarta-feira de Cinzas é uma tradição milenar celebrada pela Igreja Católica. Este é o momento de reflexão e arrependimento. Durante a celebração, os fiéis são marcados na testa com cinzas.
“No Antigo Testamento o povo tinha esse sinal de que quando se arrependia de alguma coisa, eles jogavam cinzas sobre a cabeça, em sinal de humildade, de estar humilhando-se diante de Deus, arrependidos dos seus pecados”. Explica o Pároco de São Francisco de Assis, Padre Armstrong Feitosa.
O dia marca o início da Quaresma, ou seja, os quarenta dias que antecedem a maior festa do Cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa.
Frei Manoel Lima ressalta que o momento é de reflexão. “Quarta-feira de cinza ela abre um tempo agora de que vamos fazer uma pausa. Nós estamos sendo convidados agora a repensar tudo, repensar todo o nosso ser, para fazer uma caminhada Quaresmal, quarenta dias, um tempo bom, necessário, para nos tornarmos homens novos, mulheres novas”.
Os fiéis presentes participam da celebração e fazem questão de manter viva a tradição católica. Como é o caso da aposentada Maria Carmem. “É um momento de humilhar, pedir perdão a Deus das coisas que nós cometemos”.
Fonte: Notapajós.com