Portos no Maicá – Nélio debate com movimentos sociais
O Secretário Municipal de Planejamento de Santarém (Semplan), Nélio Aguiar participou no último dia 31de agosto, de uma audiência pública no município de Mojuí dos Campos, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para discutir com os movimentos sociais os projetos de implantação de portos no Maicá.
Os moradores das margens do Lago do Maicá manifestarem preocupação com os possíveis danos que podem ser causados à área com a construção dos portos. “Manifestei às lideranças que as empresas deram entrada nos projetos na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e que está prevista a construção de portos, para exportação de grãos, importação de fertilizantes e a industrialização de alimentos, verticalização da economia com agregação de valor. A preocupação relacionada aos impactos ambientais é pertinente, pois sabemos que nos grandes empreendimentos há também impactos negativos, que precisam ser medidos e mitigados. Somos a favor de empreendimentos que tragam desenvolvimento para o nosso município, desde que seja de forma sustentável, onde se possa preservar produzindo e produzir preservando. Portanto, defendo que esse tema seja amplamente debatido com a sociedade e que todos os envolvidos possam tomar conhecimento do detalhes do projeto, de forma clara, transparente e dentro da legalidade”, defendeu Nélio Aguiar.
Santarém possui localização estratégica, tendo menor rota do Brasil até portos dos grandes centros consumidores mundiais como Estados Unidos, Europa e Ásia, a implantação de novos portos no Município vem sendo considerada uma das alternativas para a logística no escoamento da produção nacional de grãos como forma de desafogar portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), que chegam a exportar 85% da produção nacional de grãos.
Fonte: RG 15/O Impacto e Katia Aguiar