MINHA SANTARÉM
MINHA SANTARÉM
Um passeio por nossa Santarém, com o conceituado bloguista, radialista, bancário aposentado e que protagonizou um dos mais bacanas programas de auditório em Santarém, nos anos 60, o E29 Show, Ércio Bemerguy
Jorge Serique: Um lugar em Santarém?
Ércio Bemerguy: Me permita citar mais de um: Garapeira Ypiranga, Bar Mascote e as praias de Alter do Chão e Ponta de Pedras.
JS: Um bairro?
EB:Da Prainha, onde morei na Rua Imperador e trabalhei na agência do BASA, na Praça São Sebastião.
JS: Uma praça?
EB:Mirante do Tapajós, que insistentemente pedi à administração municipal pela sua restauração, isto através da coluna que eu escrevia no jornal O Estado do Tapajós. Felizmente, a prefeita Maria do Carmo atendeu aos meus pedidos e da população santarena e transformou o referido logradouro em um belíssimo ponto turístico, de onde se vê o magnífico espetáculo do encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas.
JS: Qual a melhor e pior lembrança do E29 Show?
EB: A melhor: o prazer que sinto ao relembrar que eu e o Edinaldo Mota contribuímos para que muitos valores artísticos da nossa Santarém fossem revelados, muitos deles fazendo sucesso até hoje como cantores, instrumentistas e grupos musicais.
A pior: é ver a Casa Cristo Rei totalmente descaracterizada e abandonada. E mais: constatar que ninguém deu seguimento ao nosso trabalho.
JS: A gastronomia santarena?
EB: Não há igual! Tucunaré e tambaqui assados na brasa ou em caldeirada, bolinho de piracuí, jaraqui e charutinho fritos, pirarucu fresco ou salgado, aviu, enfim, tudo é gostoso.
JS: O melhor e o pior de Santarém?
EB: O melhor: A hospitalidade e a cultura do seu povo. Santareno burro nasce morto.
O pior: a falta de providências e de ações para preservar/restaurar o valioso patrimônio histórico cultural e arquitetônico da cidade.
JS: Qual seu novo olhar sobre Santarém?
EB A Pérola do Tapajós continua bela, mas há necessidade de ser melhor tratada pelo poder público, notadamente o sistema viário, infra-estrutura nos bairros periféricos, segurança, educação, saúde, enfim, oferecer melhores condições para todas as camadas sociais viverem com dignidade.
JS: Quem é a cara de Santarém?
EB: O meu amigão Carlos Meschede, com certeza.
By: Jorge Serique
neste bar mascote não se pode pedir guarana garoto porque o garçom demora tanto atender que já chega adulto
Jorge,
Ao citar o Carlos Meschede como a Cara de Santarém, eu deveria, talvez, esclarecer (e o faço agora) que a minha escolha foi porque o Meschede é ser humano dos melhores, é mocorongo da gema, e sobretudo ama a nossa cidade, sempre enaltecendo os seus valores, suas belezas, suas tradições, nos bons papos com os frequentadores do seu tradicional Bar Mascote.
Gente! pelo comentário do cururu,e de outros internautas, esse sr. que o intrevistado diz ser a cara de Santarém, deveria fazer o papel do Nelson Rubens da rede TV, que tal uma coluna de fofoca no jornal? não a conheço mas pelos comentários parece que é persona no grata.ah! nosso universo de beleza é tão grande para ser a cara de STM, vamos combinar!
quando Elcio falou do E29 Show, tive lembranças
agradáveis, apesar de na época ter pouca idade minha mãe me levava para assistir.
MAS UMA VEZ O CARLOS MOSTROU QUE E A CARA DE STM.O TRANSITO TEVE QUE SER IMPEDIDO NA TAPAJOS,AS LOJAS AS PROSIMIDADES FECHADAS A POLUIÇÃO COM GAS DE ARMONIA SUFOCANDO AS PESSOAS,E A FABRIGA DE GELO NO CENTRO DA CIDADE CAUSANDO PROPLEMAS PELA VIGESSIMA VEZ (CADE O MINISTERIO PUBLICO DO MEIO AMBIENTE A SEMA)E ELE SEMPRE DIZENDO QUE COM ELE NÃO PEGA NADA TEM PADRINHOS FORTES……..E AI.
o carlos a cara de stm,não faça isto com a nossa cidade é ofensa.
O carlos e a cara de santarem ele foi o melhor secretario de cultura da cidade.me enganha que eu gosto.
QUAL SERA O SENADO MAIS LINGUARUDO E FOFOQUEIRO DE SANTAREM O DO MASCOTE,DA GARAPEIRA OU DO TREVO DA CALCINHA.COISAS COM A CARA DE STM.FUI
Meu caro amigão Jorge.
Muito obrigado pela oportunidade que você, nesse conceituado O Impacto, me proporcionou para falar sobre a nossa querida Pérola do Tapajós. Tenho recebido vários e-mails de amigos elogiando a entrevista.
Respondo a pergunta do brilhante jornalista Miltinho – pequeno grande homem: infelizmente, não depende de mim a conclusão das obras que estão em andamento e que por certo solucionarão a ineficiência do sistema de absstecimento de água em Santarém. Entretanto, asseguro que providências estão sendo adotadas pelo novo governo do Estado para que, no mais curto espaço de tempo a população santarena seja melhor assistida pela Cosanpa.
Um forte abraço aos leitores e comentaristas da sua excelente coluna, Jorge. ERCIO BEMERGUY
Amigo Ércio,
Eu que agradeço pela grandiosidade e repercussão que teve a entrevista. Merci!. Gde abraço.
achar que este senhor tem a cara de santarem sera que ela e fofoqueira e tão linguaruda vc parece que não gosta de stm
O Ércio é uma pessoa por quem tenho grande admiração. Mas faltou uma pergunta para o nobre amigo. Quando vai ser solucionada a falta d’água em Santarém? O nobre Ércio, até onde eu sei é assessor da Cosanpa.
No mais, foi ótimo você abordar o homem que fez história no Rádio santareno.
Gostei muito dessa entrevista em divulgar a nossa bela Santarém. Só não gostei da CARA de Santarém, pq acho q há pessoas mais interessantes para serem homenageadas.
Boa entrevista. O que o Ércio fala é lamentável ver o Cristo REi entregue às baratas.
Vamos reativar os programas de auditório! vamos dar ao povo divertimento!
Ei, Jorge reativa os programas!