UM SANTO, NO DIA DE TODOS OS SANTOS!
No último Dia de Todos os Santos a igreja católica paraense ganhou mais um templo religioso, trata-se da Igreja de São João Paulo II, localizada na Trav. Mauriti, próximo à Marquês de Herval, no bairro da Pedreira, em Belém do Pará. Uma maravilhosa obra arquitetônica, moderna.
Assisti a cerimônia da inauguração, através da TV. Nazaré, e tive a oportunidade em reviver uma pequena passagens da minha vida ligada à Comunidade da CAJU – CASA DA JUVENTUDE, localizada na Av. Almirante Barroso, hoje, com sua obra expandida para outras partes do Brasil. A Comunidade Católica CAJU .
Quando cheguei à Belém, no final dos anos 60 e início dos anos 70, o meu primeiro Natal, foi na CAJU. Fui à missa da Meia Noite, a Missa do Galo, levado pelas mãos da minha, hoje, comadre Iacira Sidrim, que trabalhava com jovens da zona Rural, e fomos, eu, Gumercindo Rebelo, João Otaviano Matos Neto, com seu violão e outros santarenos que se preparavam para o vestibular, naquela época único, porque só havia um por ano. Se não fosse aprovado. Só no ano seguinte. Daí a luta dos estudantes da nossa geração. E ali encontrei mais santarenos, dentre eles o saudoso João Luiz Sarmento e o hoje, Desembargador Vicente Malheiros da Fonseca.
Ali em Belém, a CAJU dava o apoio a estudantes de fora. E principalmente, no caso da região do Baixo Amazonas, hoje, mais conhecida como Oeste do Pará, porque o seu líder, que com as bênçãos do Nosso Pai Maior, o Padre Raul, natural de Alenquer, por sinal, amigo do meu saudoso Pai Élvio Fonseca, que era líder dos Marianos da Igreja de São Raimundo Nonato, na Aldeia, nesta Cidade, junto com o professor Nicolino Campos.. Hoje Pe. Raul que no seu oitavo decanato, dá exemplo de vitalidade, dinamismo e persistência. Exemplo para os que cercam que passam a segui-lo e “arregaçam” as mangas e mão as obras. O exemplo mais recente e maior é construção da bonita Igreja São João Paulo II.
Tenho a felicidade de ter duas de minhas filhas fazendo parte do trabalho social voluntário da Comunidade da Caju. Uma por motivos profissionais não pode estar presente na Missa/Festa de Inauguração da grande obra do Padre Raul. Mas a outra participou, ativamente, como toda a comunidade, para realização e o brilho da festa ecumênica, que foi dirigida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, numa cerimônia, que eu nunca tinha visto a bênção da Capela e entronização da imagem do SJ Paulo II.
E uma das alegrias, neste dia de tantas felicidades, foi presenciar o nosso amigo Dr. Raimundo Braga, um dos mais antigos componentes da CAJU, mesmo com um pouco de deficiência física, reuniu forças, apoiado pela sua esposa e as suas duas filhas, para entregar, ao bispo o quadro da Imagem do São João Paulo II que ficará na capela. Foi um momento muito emocionante.
Escrevo essas linhas para alguns santarenos e outros da região que conheceram o trabalho do Pe. Raul, – de tantas gerações -para que lembrem que o Pe. Raul está na ativa, com a mesma garra, sonhando e realizando sonhos junto com toda a Comunidade da CAJU. Parabéns Pe. Raul e todos os que o cercam e lhe acompanham. Que Deus te Protejae te conserve no meio de todos nós e de toda a comunidade que era sua, hoje é do mundo e que a CAJU, que seja igual a cidade de Roma. Eterna!.
========================
A Prefeitura Municipal de Santarém, com o intuito de reduzir as despesas, reduziu, mas foi o plantão dos enfermeiros das diversas unidades de saúde, inclusive, com o valor dos plantões, deixando muitos profissionais na saudade. Mesmo assim, mantém a propaganda institucional enganosa que a saúde é prioridade desse governo. Com a palavra o sindicato dos profissionais da saúde, porque esse governo é quando se quer amolecer mocotó. Só na pressão!
========================
Talvez por isso colocaram novamente os maquinários na Turiano Meira, na parte da Cohab, onde, me disse um funcionário da empresa de engenharia que, vão concluir, que até sábado, jogarão a primeira camada de pixe. Estamos aguardando do para confirmar, já que muito mais longe já estivemos.