É CÍRIO OUTRA VEZ!

Nesta ante véspera do Círio da mãe de todos os santarenos, quando no preparamos para a caminhada de fé, no próximo domingo, dia 22, oportunidade em que ocorrerão as grandes demonstrações de agradecimento por milagres e graças recebidos, nas mais diversas formas. Mesmo, já com as tradições, aos poucos sendo deixadas de lado. As casas de madeira, a pedra, a melancia na cabeça, acompanhar descalço, mas uma continua firme, o oferecimento de água aos romeiros.

Neste momento em que a humanidade está estarrecida com o grande ataque terrorista, na “Cidade das Luzes”, a Paris, centro da cultura ocidental, a criadora dos princípios da IGUALITÉ, FRATERNITÉ E LIBERTÉ, pregados na Revolução Francesa, quando da tomada da Bastilha em 07.07 de 1789.

Comprovado está que o um misto de fanatismo religioso e político faz com que o grupo, que já está denominando “estado islâmico”, pois possui dinheiro e convence os fanáticos, pagando salários, ou seja, os mercenários modernos. Ceifando vida de inocentes.

Mas cá pra nós, na revista Super Interessante, nº 351, de setembro de 2015, em matéria intitulada“O extremismo religioso”. Bem! onde? Aqui mesmo no Brasil, onde já presenciamos agressões, a templos, a imagens e a cultos. Inclusive com milícias, atacando culto de outras religiões, e vão mais além, quando dizem: ”entenda como alguns radicais ameaçam incendiar o Brasil com o ódio religioso” e já presenciamos, até agressão em imagem da Igreja católica, dentro do templo, até mesmo, agressão na via pública a uma adepta a Umbanda, porque estava trajando as indumentárias do culto afro. Alguns das ditas igrejas dos evangélicos (todos nó somos evangélicos, porque lemos, procuramos vivenciá-lo e, pregamos na Igreja, na família, no bairro etc..) então, ser evangélico não é como se fosse a identidade do cidadão.

Mas alguns não querem que a procissão,no caso da manifestação católica, passem na porta da sua igreja, como já ocorreu em Santarém. Esse pessoal precisava se “mirar” na Igreja Batista de Belém, localizada na Trav. Dr. Moraes com a Av. Nazaré, roteiro, obrigatório do Círio de Belém do Pará, que no último Círio, ofereceu seis mil cafés com pão e manteiga e dez mil copos com água para os romeiros. (inclusive o meu amigo Bob Nelson, da Rádio Clube Tapajós, fez uma “boquinha”, lá), para aguentar o resto da procissão.

Então, vamos professar a nossa fé, na nossa Padroeira, porque queiram ou não, ainda é a maior religião do Brasil, e que a Nossa senhora da Conceição abençoe a todos os lares e defenda Santarém, dessa “corja” que não quer o bem de Santarém, por isso e pela senhora, Mãe Imaculada, a “cidade outra vez se embandeira”

/////////////////////////////////////////////////////////

Interessante! Mais uma vez a diretoria da COSANPA vem a Santarém, com o mesmo discurso velho, cansado, desbotado, “desquarado” de que estão trabalhando. A empresa abandonou a obra “de expansão” da rede de água e que estão trabalhando em breve estará concluída. Escuto isso há mais de trinta anos. E recentemente, aqui na Trav. Turiano Meira, na COHAB, que após quase quatro anos sendo enganado pelo Prefeito, e pelo secretário “ESTÁ NO PROJETO”, da SEMINFRA, começaram a obra para asfaltamento, mas quando nivelaram tudo e que estava prestes para receber a primeira camada de PIXE, estouraram os canos velhos de amianto. A empresa volta, cava tudo porque segundo me informaram a COSANPA não tinha máquinas para fazê-lo. “Remenda” a rede. Começam a nivelar a rua três dias direto. Concluíram. Retiram as máquinas. Quando estas dobraram a esquina, estourou o cano de novo. Passadas três semanas, voltam a cavar uma parte da rua. Cavaram emendaram os canos, dizem, mas não fecharam o “buracão” que deixaram aqui na Turiano Meira, na Cohab, inclusive, parece” feitiço” em frente a minha Casa para cá até a Muiraquitã. Não podemos entrar tranquilamente nas nossas casas, o carro não entra na garagem, fica na rua, sendo coberto pela poeira. E ainda não se tem esperança de quando vem concluir o trabalho. Alguns moradores já foram até ao escritório local da empresa, por isso voltaram ao trabalho, mas está parada novamente. Mas como trouxemos até a “Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição”, que pernoitou, na casa do meu vizinho, Lauro Rocha, e abençoou a nossa Travessa, razão porque eu creio que, pelo andar da Carruagem, antes do Reveillon, concluirão a obra.

==========================

Durante a semana o secretário de abastecimento de Santarém, responsável pelas feiras, anunciou a retirada do “tablado’ em frente ao Mercadão 2000, para os vendedores irem para, o pouco que resta de espaço, ali naquele logradouro municipal, mal organizado que quase não se dá para andar ali. Mesmo assim, os produtores de Produtos Orgânicos, legalmente organizados, até hoje, ainda não conseguiram um local ali, onde, se cata camarão, diariamente, fede, e recebem como resposta que a Administração Municipal não tem como acomodá-los, ali nos dias de feira, ou seja, no sábado, apenas. Por que não, seu secretário? .Os Produtos Orgânicos ganham espaço em todo o País, pelo benefícios que fazem à saúde da população. E como o senhor é profissional da área, sabe mito bem as vantagens que esses produtos trazem para nós. Então, vamos oferecer melhores alternativas à população.

==========================

Hoje, a partir das 23 horas, a Associação dos Filhos e Amigos do Curuai estará fazendo uma festa de confraternização para as obras sociais da Paróquia daquela comunidade, na Sede do fluminense, a partir das 23 horas, com a “Banda Stillus”.

==========================

As minhas condolências e minhas solidariedades ao meu irmão e amigo Raimundo Aquino da Silva, pelo falecimento do seu estimado irmão Osvaldo, ocorrido no dia de ontem. Descanse em Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *